Conheça um pouco mais da nova Kawasaki Ninja ZX-6R 636
A nova geração da Ninja ZX-6R, atualizada em 2013, trouxe novidades expressivas para o modelo na categoria. Foram várias atualizações que visaram ampliar o pacote tecnológico da Ninja, aumentar o seu desempenho para as ruas e garantir a segurança para sua pilotagem em ambientes urbanos e vias expressas.
Suas atualizações foram tão expressivas que o modelo passou a ter um motor de 636cc contra as 599cc do antigo. Além disso, mudanças nas medidas de biela e curso do pistão garantiram um ganho de potência de 3cv (de 128cv para 132cv no total) que aliados com um novo sistema de indução de ar (RAM AIR) podem aumentar para 9cv, chegando a potência máxima de 137cv.
A nova geração da Ninja ZX-6R, atualizada em 2013, trouxe novidades expressivas para o modelo na categoria. Foram várias atualizações que visaram ampliar o pacote tecnológico da Ninja, aumentar o seu desempenho para as ruas e garantir a segurança para sua pilotagem em ambientes urbanos e vias expressas.
Suas atualizações foram tão expressivas que o modelo passou a ter um motor de 636cc contra as 599cc do antigo. Além disso, mudanças nas medidas de biela e curso do pistão garantiram um ganho de potência de 3cv (de 128cv para 132cv no total) que aliados com um novo sistema de indução de ar (RAM AIR) podem aumentar para 9cv, chegando a potência máxima de 137cv.
Características Kawasaki Ninja ZX-6R 636
Com seu preço em R$49.990 na versão Standard e R$52.990 na versão com ABS segue comunicado oficial da Kawasaki sobre toda essa revolução técnica da Ninja:
Em relação à versão anterior, a nova Ninja ZX-6R 636 apresenta inúmeras inovações tecnológicas, projetadas para não só preservar o excelente desempenho comprovado nas pistas de competição, mas também para facilitar o acesso e aumentar a segurança na pilotagem fora delas, nos ambientes mais frequentados pela grande maioria dos usuários de motocicletas superesportivas: em rodovias, em estradas sinuosas e até no uso diário em vias urbanas.
Redefinindo a classe
Ao motor de 599 cm³ foram adicionadas 37 cm³ de volume, com a adoção de novas medidas da biela e alteração no curso do pistão, agora com 67 x 45,1 mm, ante os 67 x 42,5 mm do modelo anterior, resultando em um ganho imediato no torque e potência. A potência máxima atinge 131 cv a 13.500 RPM, ante os 128 cv a 14.000 rpm do modelo anterior. Com o auxílio do Ram Air (sobrealimentação do sistema de indução direta de ar), a potência máxima chega até 137 cv.
Além do incremento na performance mecânica, os novos dispositivos eletrônicos de gerenciamento da performance, inéditos na categoria das superesportivas de média cilindrada, tornam a ZX-6R 636 única e claramente superior entre as suas concorrentes.
Com os 3 modos selecionáveis no sistema de controle de tração KTRC (Kawasaki Traction Control) e as 2 opções selecionáveis de modo de potência (Full com entrega total da potência do motor e Low Power com potência limitada a 80%), o comportamento da ZX-6R 636 pode ser ajustado entre 8 combinações possíveis, para os mais diversos tipos de uso, seja em competição ou a passeio, nível de pilotagem desde iniciantes até os mais experientes e de acordo com as condições de pavimento, de seco a escorregadio ou com chuva.
O sistema de freios KIBS (Kawasaki Intelligent Anti-Lock Brake System ou sistema de frenagem inteligente antitravamento Kawasaki) é o mesmo introduzido na superbike Ninja ZX-10R em 2011. Com novas pinças monobloco Nissin, montagem radial e discos de 310 mm, a grande precisão do KIBS se deve, além do monitoramento da rotação das rodas dianteira e traseira, ao acompanhamento de diversos outros parâmetros como a pressão hidráulica da pinça dianteira, a posição do acelerador, rotação do motor, atuação da embreagem e até a posição da marcha. Em conjunto com a embreagem deslizante, que proporciona acionamento mais leve da manete e controle de derrapagem, mesmo nas reduções de marcha mais bruscas, esses recursos combinados aumentam a estabilidade, o controle e a segurança para pilotos de todos os níveis de habilidade.
Estilo Ninja
O design herdado da Ninja ZX-10R ostenta traços mais vincados, que aumentam seu poder de penetração no ar, com linhas angulosas e marcantes. Grandes vãos nas laterais da carenagem aumentam o fluxo de ar e a dissipação do calor gerado pelo motor.
Na dianteira o farol duplo do tipo projetor realça o visual agressivo. A nova lanterna traseira em LED forma o “duplo Z”, característica comum em outros lançamentos recentes da Kawasaki.
O painel de instrumentos ocupa a maior parte do console, com seu conta-giros analógico que atinge 18 mil RPM e o display digital com velocímetro, odômetros, indicador de marcha, consumo de combustível médio e instantâneo, shift-light (luz indicadora de marcha) e indicador de modo econômico de pilotagem ECO.
Conforto
A suspensão dianteira combina de forma inédita duas modernas tecnologias. O garfo invertido Showa SFF-BP (Separate Function Fork – Big Piston) utiliza bengalas de 41 mm com funções de amortecimento separadas: a pré-carga é ajustada na bengala esquerda, e os ajustes de compressão e retorno são ajustados na bengala direita.
A suspensão traseira, o monoamortecedor a gás em balança Uni-Trak permite 134 mm de curso, com compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis.
Pensada para atender as exigências de uma ampla gama de pilotos, a Ninja ZX-6R 636 possui diversos recursos para se adequar aos diversos tipos de pilotagem. Toda essa tecnologia constitui um conjunto de alta performance, alto nível de segurança e conforto inigualável.
Especificações Técnicas Ninja ZX-6R 636
Motor | 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida |
Cilindrada | 636 cc |
Diâmetro x curso | 67,0 x 45,1 mm |
Taxa de compressão | 12,9:1 |
Sistema de válvulas | DOHC, 16 válvulas |
Potência máxima | 96,4 kW (131 CV) / 13.500 rpm |
Potência máxima com RAM AIR | 101 kW (137 CV) / 13.500 rpm |
Torque máximo | 71 N•m (7.2 kgf•m) / 11.500 rpm |
Sistema de combustível | Injeção eletrônica |
Sistema de ignição | Bateria e bobina (ignição transistorizada) |
Sistema de partida | Elétrica |
Sistema de lubrificação | Lubrificação forçada (cárter úmido com óleo refrigerado) |
Transmissão | 6 velocidades |
Sistema de acionamento | Corrente de transmissão |
Relação de redução primária | 1,900 (76/40) |
Relação da 1ª marcha | 2,846 (37/13) |
Relação da 2ª marcha | 2,200 (33/15) |
Relação da 3ª marcha | 1,850 (37/20) |
Relação da 4ª marcha | 1,600 (32/20) |
Relação da 5ª marcha | 1,421 (27/19) |
Relação da 6ª marcha | 1,300 (26/20) |
Relação de redução final | 2,688 (43/16) |
Sistema de embreagem | Multidisco, em banho de óleo |
Tipo de quadro | Perimetral em alumínio prensado |
Inclinação / Trail | 23º / 101 mm |
Suspensão dianteira | Garfo invertido de 41 mm com compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis |
Suspensão traseira | Uni-Trak com amortecedor a gás, compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis |
Curso da suspensão dianteira | 120 mm |
Curso da suspensão traseira | 134 mm |
Pneu dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) |
Pneu traseiro | 180/55ZR17M/C (73W) |
Freio dianteiro | Disco duplo de 310 mm em formato margarida, pinça dupla de fixação radial com 4 pistões opostos de alumínio |
Freio traseiro | Disco simples de 220 mm em formato margarida, pinça com pistão simples de alumínio |
Ângulo de direção (esq. / dir.) | 27º / 27º |
Dimensões C x L x A | 2.085 mm x 705 mm x 1.115 mm |
Distância entre eixos | 1.395 mm |
Distância do solo | 130 mm |
Altura do assento | 830 mm |
Capacidade do tanque | 17 litros |
Peso em ordem de marcha | 192 kg / 194 kg (ABS) |
Cores: | Lime Green, Pearl White |