Nova Yamaha FJR1300: Montadora revelou modelo atualizado
A Yamaha mostrou o novo modelo Yamaha FJR1300 no Motorcycle Live, e apesar de não parecer tão diferente do lado de fora, a empresa garante que existem diversos upgrades interessantes debaixo da carenagem. Confira!
O primeiro destaque da nova Yamaha FJR1300 é a adição de uma sexta marcha para a caixa de cinco velocidades que, apesar de suave e funcional, era um pouco frustrante por sua limitação. Ao invés de encontrar uma maneira de encaixar o novo conjunto de engrenagens no modelo já existente, a Yamaha aparentemente refez todo o design da caixa de câmbio para adicionar o novo complemento.
A Yamaha mostrou o novo modelo Yamaha FJR1300 no Motorcycle Live, e apesar de não parecer tão diferente do lado de fora, a empresa garante que existem diversos upgrades interessantes debaixo da carenagem. Confira!
O primeiro destaque da nova Yamaha FJR1300 é a adição de uma sexta marcha para a caixa de cinco velocidades que, apesar de suave e funcional, era um pouco frustrante por sua limitação. Ao invés de encontrar uma maneira de encaixar o novo conjunto de engrenagens no modelo já existente, a Yamaha aparentemente refez todo o design da caixa de câmbio para adicionar o novo complemento.
Nova Yamaha FJR1300
Além de ser mais leve (cerca de 400 gramas mais leve que o modelo atual) o novo design da caixa de câmbio também é menor do que o modelo de cinco velocidades, permitindo que a Yamaha FJR1300 mantenha semelhanças em seu design externo, mas garantindo mais potência ao modelo atualizado, além de acabar com a frustrante busca pela sexta marcha que, até o lançamento, não estava ali. Também é possível citar a provável economia de combustível como fator relevante no novo modelo.
A Yamaha alega que a nova caixa de câmbio também aumentará a qualidade e a velocidade de resposta do motor à aceleração, além de permitir uma experiência em velocidade de cruzeiro mais tranquila e eficiente mesmo em alta velocidade.
ASSISTENTE DE MUDANÇA DE MARCHA DA YAMAHA FJR1300
Além da melhoria na caixa de câmbio, a Yamaha FJR1300 virá com o assistente de embreagem e mudança de marcha da montadora, tecnologia essa que tem se tornado cada vez mais presente no mercado de motocicletas. O sistema utiliza a força nas molas de embreagem, o que permite utilizar molas mais leves, permitindo que a pressão necessária na embreagem seja menor. Também é possível destacar que a alteração permitirá maior estabilidade do modelo.
MUDANÇAS ESTÉTICAS DA YAMAHA FRJ1300
A principal mudança visual do novo modelo da Yamaha FRJ1300 está em sua iluminação, em especial os faróis traseiros e dianteiros, trazendo uma nova estrutura de luz LED, que traz mais iluminação e potência com um gasto menor de energia. Três LEDs estão localizados em um compartimento acima dos faróis para indicadores de frenagem e aceleração.
O novo modelo da Yamaha FRJ1300 chegará às concessionárias da marca na Europa no começo de 2016, com previsão para início de vendas em janeiro. A empresa ainda não confirmou quando (e se) o modelo será comercializado no Brasil. Os valores de venda do novo modelo também não foram anunciados.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA YAMAHA FRJ1300
Motor
Tipo de motor | refrigeração líquida, 4 tempos, DOHC, 4 cilindros paralelos de inclinação frontal, 4 válvulas |
Cilindrada | 1.298cc |
Diâmetro x curso | 79,0 mm x 66,2 mm |
Taxa de compressão | 10,8 : 1 |
Potência máxima | 107,5 kW (146,2CV) @ 8.000 rpm |
Binário máximo | 138,0 Nm (14,1 kg-m) @ 7.000 rpm |
Sistema de lubrificação | Cárter húmido |
Tipo de embraiagem | Húmida, mola multidisco |
Alimentação | Injeção de combustível |
Sistema de ignição | TCI |
Sistema de arranque | Eléctrico |
Sistema de transmissão | Sincronizada, 6 velocidades |
Chassis
Quadro | Alumínio, Em forma de diamante |
Sistema de suspensão dianteira | Forquilha telescópica, Ø 48 mm |
Curso dianteiro | 135 mm |
Ângulo do avanço de roda | 26º |
Trilho | 109 mm |
Sistema de suspensão traseira | Braço oscilante, Tipo Link |
Curso traseiro | 125 mm |
Travão dianteiro | Disco duplo hidráulico, Ø 320 mm |
Travão traseiro | Monodisco hidráulico, Ø 282 mm |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR17M/C (58W) |
Pneu traseiro | 180/55 ZR17M/C (73W) |
Dimensões
Comprimento total | 2.230 mm |
Largura total | 750 mm |
Altura total | 1,325/1,455 mm |
Altura do assento | 805/825 mm |
Distância entre eixos | 1.545 mm |
Distância mínima ao solo | 130 mm |
Peso (incluindo óleo e gasolina) | 289 kg |
Capacidade Dep. Combustível | 25 Litros |
Capacidade Dep. Óleo | 4,9 Litros |