A tão aguardada nova Yamaha XT 660Z Ténéré
Hoje são abertas as portas do Salão Duas Rodas 2011 e neste mesmo salão será apresentada uma das motos mais aguardadas e cobiçadas pelo mercado brasileiro, a Yamaha XT 660Z Ténéré. Um novo modelo que tem um visual semelhante a Ténéré 250, porém, com a mecânica da já conhecida XT 660R.
Já podemos encontrar em nosso mercado as versões da Ténéré XT 250Z, que é fabricada no Brasil, e a importada XT 1200Z Super Ténéré, agora a família fica completa com a chegada da Ténéré XT 660Z se igualando ao mercado da América do Norte e Europa que também contam com os três modelos. Vendendo a proposta de uma moto mais “Touring” a Yamaha apresenta este novo modelo que conta com a mecânica da XT 660R, um motor monocilíndrico 4 tempos e 4 válvulas, com arrefecimento líquido, OHC, que desenvolve 48cv de potência e com aproximadamente 6kgf.m de torque, alimentada por injeção eletrônica e com tanque capaz de carregar até 23 litros, que na XT 660R é de apenas 15 litros. A fabricante garantiu mais estabilidade alterando bastante a sua ciclística, fazendo com que o modelo seja mais estável em terrenos acidentados e em altas velocidades. Mas tudo tem seu preço, por conta de seu maior peso e das alterações a Ténéré 660Z perde um pouco de sua agilidade.
Suas suspensões contam com garfo telescópico na dianteira e braço oscilante em alumínio na traseira. Seus freios são com disco duplo na dianteira e simples na traseira, nos mercados da Europa e Ásia a Yamaha oferece versões com freios com e sem ABS. Seu assento conta com dois níveis para dar mais conforto ao piloto e, junto com a sua carenagem dianteira garante a experiência de uma aventureira digna.
O valor da nova Yamaha XT 660Z Ténéré deve ficar entre os R$30mil e R$32mil, enquanto a XT 660R continuará sendo vendida a um preço próximo de R$28mil. Vamos aguardar pra ver o que mais a Yamaha vai apresentar no Salão Duas Rodas 2011. Abaixo a ficha técnica e em seguida as fotos do novo modelo:
Ficha Técnica
XT660Z Ténéré | |
Motor | |
Tipo de motor | Monocilíndrico, refrigeração líquida, 4 tempos, SOHC, 4 válvulas |
Cilindrada | 660cc |
Diâmetro x curso | 100,0 mm x 84,0 mm |
Taxa de compressão | 10,0 : 1 |
Potência máxima | 35,0 kW (48,0CV) @ 6.000 rpm |
Binário máximo | 58,0 Nm (5,92 kg-m) @ 5.500 rpm |
Sistema de lubrificação | Cárter seco |
Alimentação | Injecção de Combustível |
Tipo de embreagem | Húmida, mola multidisco |
Sistema de ignição | TCI |
Sistema de arranque | Eléctrico |
Sistema de transmissão | Por corrente, 5 velocidades |
Transmissão final | Corrente |
Chassis | |
Quadro | Tubo em aço em forma de diamante |
Sistema de suspensão dianteira | Telescopic forks |
Curso dianteiro | 210 mm |
Ângulo do avanço de roda | 28º |
Trilho | 113 mm |
Sistema de suspensão traseira | Braço oscilante, Braço oscilante (monocross) |
Curso traseiro | 200 mm |
Travão dianteiro | Monodisco, Ø 298 mm |
Travão traseiro | Monodisco, Ø 245 mm |
Pneu dianteiro | 90/90-21 M/C |
Pneu traseiro | 130/80-17 M/C |
Dimensões | |
Comprimento total | 2.246 mm |
Largura total | 865 mm |
Altura total | 1.477 mm |
Altura do assento | 895 mm |
Distância entre eixos | 1.500 mm |
Distância mínima ao solo | 260 mm |
Peso total (incluindo óleo e gasolina) | 206 kg |
Capacidade do depósito de combustível | 23,0 Litros |
Capacidade do depósito de óleo | 2,9 Litros |