Início » Motos » Yamaha » A tão aguardada nova Yamaha XT 660Z Ténéré
yamaha-tenere-660z-2012

Hoje são abertas as portas do Salão Duas Rodas 2011 e neste mesmo salão será apresentada uma das motos mais aguardadas e cobiçadas pelo mercado brasileiro, a Yamaha XT 660Z Ténéré. Um novo modelo que tem um visual semelhante a Ténéré 250, porém, com a mecânica da já conhecida XT 660R.

Já podemos encontrar em nosso mercado as versões da Ténéré XT 250Z, que é fabricada no Brasil, e a importada XT 1200Z Super Ténéré, agora a família fica completa com a chegada da Ténéré XT 660Z se igualando ao mercado da América do Norte e Europa que também contam com os três modelos. Vendendo a proposta de uma moto mais “Touring” a Yamaha apresenta este novo modelo que conta com a mecânica da XT 660R, um motor monocilíndrico 4 tempos e 4 válvulas, com arrefecimento líquido, OHC, que desenvolve 48cv de potência e com aproximadamente 6kgf.m de torque, alimentada por injeção eletrônica e com tanque capaz de carregar até 23 litros, que na XT 660R é de apenas 15 litros. A fabricante garantiu mais estabilidade alterando bastante a sua ciclística, fazendo com que o modelo seja mais estável em terrenos acidentados e em altas velocidades. Mas tudo tem seu preço, por conta de seu maior peso e das alterações a Ténéré 660Z perde um pouco de sua agilidade.

Suas suspensões contam com garfo telescópico na dianteira e braço oscilante em alumínio na traseira. Seus freios são com disco duplo na dianteira e simples na traseira, nos mercados da Europa e Ásia a Yamaha oferece versões com freios com e sem ABS. Seu assento conta com dois níveis para dar mais conforto ao piloto e, junto com a sua carenagem dianteira garante a experiência de uma aventureira digna.

O valor da nova Yamaha XT 660Z Ténéré deve ficar entre os R$30mil e R$32mil, enquanto a XT 660R continuará sendo vendida a um preço próximo de R$28mil. Vamos aguardar pra ver o que mais a Yamaha vai apresentar no Salão Duas Rodas 2011. Abaixo a ficha técnica e em seguida as fotos do novo modelo:

Ficha Técnica

XT660Z Ténéré 
Motor
Tipo de motorMonocilíndrico, refrigeração líquida, 4 tempos, SOHC, 4 válvulas
Cilindrada660cc
Diâmetro x curso100,0 mm x 84,0 mm
Taxa de compressão10,0 : 1
Potência máxima35,0 kW (48,0CV) @ 6.000 rpm
Binário máximo58,0 Nm (5,92 kg-m) @ 5.500 rpm
Sistema de lubrificaçãoCárter seco
AlimentaçãoInjecção de Combustível
Tipo de embreagemHúmida, mola multidisco
Sistema de igniçãoTCI
Sistema de arranqueEléctrico
Sistema de transmissãoPor corrente, 5 velocidades
Transmissão finalCorrente
 
Chassis
QuadroTubo em aço em forma de diamante
Sistema de suspensão dianteiraTelescopic forks
Curso dianteiro210 mm
Ângulo do avanço de roda28º
Trilho113 mm
Sistema de suspensão traseiraBraço oscilante, Braço oscilante (monocross)
Curso traseiro200 mm
Travão dianteiroMonodisco, Ø 298 mm
Travão traseiroMonodisco, Ø 245 mm
Pneu dianteiro90/90-21 M/C
Pneu traseiro130/80-17 M/C
 
Dimensões
Comprimento total2.246 mm
Largura total865 mm
Altura total1.477 mm
Altura do assento895 mm
Distância entre eixos1.500 mm
Distância mínima ao solo260 mm
Peso total (incluindo óleo e gasolina)206 kg
Capacidade do depósito de combustível23,0 Litros
Capacidade do depósito de óleo2,9 Litros

yamaha-tenere-660z-2012 yamaha-tenere-660z-2012 yamaha-tenere-660z-2012 yamaha-tenere-660z-2012 yamaha-tenere-660z-2012

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários