Nova Honda Africa Twin 850 2020
Rumores que circulavam desde meados de 2017 parecem estar se confirmando e tudo indica que teremos uma nova Africa Twin 850 sendo apresentada ao mundo durante o Salão de Milão de 2019.
Rumores que circulavam desde meados de 2017 parecem estar se confirmando e tudo indica que teremos uma nova Africa Twin 850 sendo apresentada ao mundo durante o Salão de Milão de 2019.
A Honda oferece pouquíssimos modelos voltados “totalmente à aventura” e por isso a ideia é ter uma versão intermediária para atrair o público mais jovem e mais acessível. Essas são palavras que Kenji Morita, diretor de projetos da empresa, informou durante entrevista.
Vale lembrar que a nova geração da big-trail Africa Twin passará por uma grande renovação tanto em motor, como em design e até novas tecnologias. Segundo informações, ela passará a se chamar CRF 1100L Africa Twin, graças ao novo motor de 1100 cilindradas.
Nova Honda Africa Twin 850
Fazendo dessa imagem sua capa da edição impressa, a revista japonesa Young Machine, especialista na divulgação em primeira mão de futuros lançamentos da Honda, traz os planos até então secretos da marca japonesa para o mercado mundial.
Baseada nas informações obtidas de fontes ligadas ao projeto Africa Twin 850, a equipe da revista desenvolveu o primeiro conceito de como seria a nova aventureira trail de média cilindrada da fabricante.
De acordo com a publicação japonesa, a nova Africa Twin 850 usará o mesmo bicilíndrico que equipa a CRF1000L Africa Twin. Porém, o motor passará por ajustes.
Segundo informações, a Honda diminuiu o diâmetro dos pistões de forma a baixar a cilindrada até as 850 cc e a potência deverá ficar perto dos mesmos números que atualmente encontramos na Africa Twin 1000. Algo parecido com o que a BMW fez nas novas 750 e 850 GS.
Aliás, é essa fatia de mercado que a Honda pretende atacar com a Africa Twin 850: BMW F850 e 750 GS, Ducati Multistrada 950, Triumph Tiger 800 e até já se preparar para a possível chegada da Yamaha Ténéré 700 e KTM 790 Adventure ao Brasil.
A proposta da nova integrante da família Africa Twin é ser mais acessível e menos burocrática que suas concorrentes.
Honda Africa Twin 850 o que muda?
Ainda segundo informações, a Africa Twin 850 se manterá uma moto prática, simples e de fácil pilotagem, principalmente se for comparada com sua futura irmã maior, a Africa Twin 1100, que promete vir carregada de tecnologias.
A ciclística da 850 não sofrerá grandes alterações, mas ela terá um assento significativamente mais baixo do que a atual Africa Twin. Dos atuais 850 mm de altura, seu assento provavelmente deverá chegar a apenas 800 mm, reforçando o foco nos jovens pilotos.
Existe a possibilidade de que a Honda adicione alguma tecnologia para essa nova moto, como alguns modos de pilotagem, um possível controle de tração já com modo Off-Road e até talvez o conhecido sistema de dupla embreagem DCT.
Nova Africa Twin 850 data de lançamento
A nova Honda Africa Twin 850 deverá ser lançada como um modelo 2020 ou ainda 2021, se juntando a nova geração da CRF 1000L Africa Twin, que de fato vai passar por atualizações por conta do Euro 5, o equivalente europeu ao Promot aqui do Brasil.
Há informações de que a versão menor da Africa Twin não venha com um novo motor de 850 cc e sim com o mesmo bicilíndrico de 750 cc da NC 750. Porém, essa possibilidade está praticamente descartada já que o regime de rotação desse motor não privilegia o uso no Off-Road.
As especulações afirmam que a Honda deverá apresentar os dois modelos ainda esse ano, mesmo que um deles seja apenas um conceito, assim como a Yamaha fez com a Ténéré 700 até seu lançamento.