Avaliação: inédita CRF 250F 2019 no Brasil
Durante evento exclusivo da Honda fomos convidados para ser os primeiros a rodar na inédita CRF 250F 2019, modelo Off-Road que acaba de chegar ao Brasil com preço sugerido de R$ 14.990,00
Durante evento exclusivo da Honda fomos convidados para ser os primeiros a rodar na inédita CRF 250F 2019, modelo Off-Road que acaba de chegar ao Brasil.
Foi um dia inteiro para tirar nossa primeira impressão do modelo, passando por um percurso com cerca de 25 km de estrada de chão batido no interior de Itajaí, Santa Catarina, e algumas horas dentro de uma desafiadora e escorregadia pista profissional de Off-Road.
Com preço público sugerido de R$ 14.990,00, a nova CRF 250F 2019 custa apenas R$ 1.540 a mais que a já conhecida CRF 230F vendida por aqui. A Honda informa que a moto de entrada para o mundo Off-Road da marca, a 230F, continuará sendo comercializada no país.
Inédita Honda CRF 250F 2019 no Brasil
Inspirada em modelos de alta performance da marca, a CRF 250F 2019 é uma motocicleta totalmente inédita. Motor, chassi e suspensões são novos e concentram o que a Honda tem de melhor em tecnologia dedicada ao Off-Road.
Durante todo o evento exclusivo intitulado de “ CRF 250F: Em qual lado da trilha você quer estar?” nós rodamos com a nova CRF 250F mas também fizemos parte do percurso e na pista com a 230F.
A intenção era sentir a evolução de cada modelo e as diferenças entre uma outra. E que diferenças! A versão de 250 cc é muito superior que o modelo de entrada (230F). Seja na ciclística ou no motor.
(CRF 230F direita e CRF 250F 2019)
Avaliação: CRF 250F 2019 em comparação com CRF 230F
Logo no início do dia fomos até o centro de desenvolvimento off-road Cross Ville, um espaço com estrutura e pistas voltadas ao segmento localizado em Itajaí, litoral norte de Santa Catarina.
Na parte da manhã a principal atividade foi conhecer a nova CRF 250F, onde em seguida recebemos o briefing com o piloto várias vezes campeão Jean Azevedo e em seguida colocamos as máquinas para rodar no percurso de 25 km de estrada de terra.
Durante essa parte nós alternamos a pilotagem entre os dois modelos. Comecei em cima da nova 250F na primeira parte da atividade e terminei o percurso a bordo da 230F. A diferença entre elas é gritante.
Motor da nova CRF 250F 2019
O motor da novidade é o destaque. A própria Honda, em seu comunicado oficial, informa que a CRF 250F é uma evolução da sua motocicleta off-road de maior sucesso vendida no Brasil (a 230F). Deixando claro que a única coisa que elas compartilham entre si são os adesivos “CRF”.
No projeto inédito da CRF 250F o motor é capaz de oferecer 20% a mais de potência e torque em comparação com a versão de 230 cc. Esse ganho é percebido logo nas primeiras aceleradas, tanto na estrada quanto na pista.
As respostas do acelerador são muito mais rápidas e muito mais ferozes. Em alguns momentos foi fácil sentir a roda traseira saindo de lado sem muito esforço na estrada de chão batido. Em comparação com a CRF 230F o sentimento é de que o motor cresce muito mais rápido e forte.
O motor da novidade é um monocilíndrico 4T OHC de quatro válvulas, arrefecido a ar, alimentado pelo sistema PGM-FI que é capaz de gerar a potência máxima de 22,2 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 2,28 kgf.m, aos 6.000 giros.
Uma particularidade destacada pela Honda no sistema de alimentação PGM-FI usado na CRF 250F é o conjunto do corpo da borboleta e injetor serem capazes de garantir o funcionamento regular do motor mesmo em situações típicas do off-road.
Ou seja, o motor funciona redondinho mesmo encarando saltos, desníveis bruscos e até mesmo o tombamento frequente da moto, algo comum, sem que esses possam interferir negativamente na alimentação do motor.
Ciclística melhorada na CRF 250F
Acompanhando essa significativa evolução na performance a arquitetura do chassi foi alvo de soluções criativas que, segundo a própria Honda, são capazes de conciliar incomparável maneabilidade com a robustez esperada do modelo.
Na prática isso se mostra verdade. A moto parece muito mais leve, em partes por conta da relação peso/potência melhorada (250F: 4,9kg/cv 230F: 5,3kg/cv), mas também por conta de uma ergonomia que facilita as manobras no trajeto.
O chassi tipo berço duplo fechado é inédito. Ele foi construído com tubos de aço de alta especificação e em vez de um único tubo superior, a CRF 250F conta com dois tubos paralelos que da coluna de direção descem rumo ao ponto de fixação da balança traseira.
O tanque de combustível fica encaixado entre as traves superiores do chassi, protegendo o reservatório e centralizando melhor as massas do modelo. Isso, além de garantir melhora na maneabilidade, garantiu uma posição de pilotagem mais relaxada.
Esse foi um grande diferencial percebido durante a avaliação. O conforto e agilidade na CRF 250F é muito superior do que na sua irmã menor.
Essa situação é melhorada com as suspensões, que mantiveram o longo curso mas que agora contam com estrutura mais reforçada. Para a 250F o diâmetro dos tubos da dianteira é de 41 mm, ante os 37 mm da 230F.
Nova CRF 250F 2019 na pista
Voltada para os iniciantes e também para os mais experientes, a CRF 250F 2019 se deu muito bem durante a segunda parte do dia. A atividade consistiu e literalmente colocar as motos na lama, para valer. Havia chovido muito no dia anterior e a pista estava bem molhada em certas partes. Ou seja, diversão garantida.
Em um misto de pilotos que já são do mundo ou tem bastante experiência no off-road, como Jeca Joia e Leandro Mello, e pilotos iniciantes como eu e diversos outros jornalistas, nós tivemos que encarar um percurso desafiador entre muita lama, curvas fechadas e até uma rampa com cerca de 15 m de altura.
A CRF 250F impressionou a todos. Entramos na pista para testar os dois modelos e a 250F está muito superior em relação a 230 que testamos. Em todos os aspectos foi possível notar alguma melhora, mas a mais chamativa continua sendo a rápida resposta e a força do motor.
Entre uma curva atolada de barro e outra era possível sempre sentir a 250F na mão. Seja numa saída rápida de curva na parte seca, na subida da rampa de barro ou nas curvas ensopadas de água e lama, o modelo inédito se saia muito bem.
Foram algumas horas em que fiquei na pista alternando entre a 230 e a 250, ficando mais tempo ao final com a 250, para que pudesse perceber que a ergonomia da versão inédita é melhor e menos desgastante.
Isso confirma o que a Honda menciona em seu comunicado oficial relacionado a posição de pilotagem mais relaxada. A relação de distância entre o guidão, posição das pedaleiras e banco foram pensadas e ajustadas para facilitar a pilotagem.
Por isso essa impressão de simplicidade e até certo conforto na hora de encarar a pista encharcada do Cross Ville em uma quarta-feira pós dias de chuva pesadas na região.
Principais características da nova Honda CRF 250F 2019
A Honda destaca as principais características da sua nova motocicleta de off-road que acaba de chegar ao Brasil:
- Motor SOHC de 4 válvulas por cilindro (potência/torque 20% maiores quando comparado à CRF 230F)
- Sistema de injeção PGM-FI ajustado para uso em off-road
- Chassi inédito proporcionando maior robustez e maneabilidade
- Suspensões aperfeiçoadas e reforçadas
- Freio a disco em ambas rodas
- Pneus Pirelli Scorpion XC
- Relação peso-potência de 4,9kg/cv (5,3kg/cv na CRF 230F)
- Peso seco de 114 kg
- Design inspirado na CRF 450R
Nova CRF 250F 2019 Preço
A nova CRF 250F 2019 tem preço sugerido de R$ 14.990,00 e chega nas concessionárias da Honda no Brasil a partir de novembro.
Já a CRF 230F continuará sendo a porta de entrada para o segmento off-road da Honda por aqui e segue sem alterações em sua versão 2019.
Honda CRF 250F 2019 Ficha Técnica
Motor | OHC, Monocilindro, 4 tempos, arrefecimento a ar. | |||
Cilindrada | 249,58 cc | |||
Diâmetro x curso | 71,0 x 63,03 mm | |||
Potência máxima | 22,2 cv a 7.500 rpm | |||
Torque máximo | 2,28 kgf.m a 6.000 rpm | |||
Sistema de alimentação | Injeção Eletrônica PGM-FI | |||
Relação de compressão | 9,6: 1 | |||
Sistema de lubrificação | Forçada, por bomba trocoidal | |||
Transmissão | Cinco velocidades | |||
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |||
Sistema de partida | Elétrica | |||
Combustível | Gasolina | |||
Ignição | Eletrônica | |||
Bateria | 12 V – 5 Ah | |||
Farol | 35W | |||
Chassi | Berço Duplo | |||
Suspensão dianteira / curso | Garfo telescópico / 240 mm | |||
Suspensão traseira / curso | Pro-Link / 230 mm | |||
Freio dianteiro / diâmetro | Disco / 240 mm | |||
Freio traseiro / diâmetro | Disco / 220 mm | |||
Pneu dianteiro | 80/100 21 51R NHS | |||
Pneu traseiro | 100/100 18 59R NHS | |||
Comp. x largura x altura | 2.108 mm x 798 mm x 1.185 mm | |||
Distância entre eixos | 1.420 mm | |||
Distância mínima do solo | 286 mm | |||
Altura do assento | 883 mm | |||
Capacidade do tanque | 6 litros | |||
Óleo do Motor | 1,3 litros | |||
Peso seco: | 114 kg |
Os que reclamam dela e porque não tem condições de comprar e ficam falando nerds por aí ja tive uma 230f agora estou com 250f a 250f e muito melhor que a 230 tanto o motor como a suspensão então acho que as pessoas tem que parar de falar merda sendo que nunca tiveram uma acho que tem que andar e ser sincero em vez de falar merda para os outros não comprarem…
Ao que tudo indica essa suspensão dianteira é perfeita!
Perfeita para travar nos facões e valas kkkkk Vai encalhar igual as tornados…