BMW R1200 GS ganhará versão com tração 2X2
A BMW anunciou uma nova versão para a conhecida R1200 GS, contando com tração 2X2, o que a torna ainda melhor para trajetos off-road. Confira!
O mercado automotivo já está acostumado com carros com tração 4X4, mas as motocicletas 2X2 ainda são conceitos bastante inusitados e que não são comuns no dia a dia. Apesar desta não ser uma novidade exclusiva da BMW, o uso de tração 2X2 em uma motocicleta ainda é incomum, mas é o que dá incrível capacidade off-road à bigtrail BMW R1200 GS, que conta com sistema de tração dianteira impulsionado por um motor elétrico da empresa alemã Wunderlich.
A BMW anunciou uma nova versão para a conhecida R1200 GS, contando com tração 2X2, o que a torna ainda melhor para trajetos off-road. Confira!
O mercado automotivo já está acostumado com carros com tração 4X4, mas as motocicletas 2X2 ainda são conceitos bastante inusitados e que não são comuns no dia a dia. Apesar desta não ser uma novidade exclusiva da BMW, o uso de tração 2X2 em uma motocicleta ainda é incomum, mas é o que dá incrível capacidade off-road à bigtrail BMW R1200 GS, que conta com sistema de tração dianteira impulsionado por um motor elétrico da empresa alemã Wunderlich.
Detalhes da BMW R1200 GS 2×2
A fabricante, que é especializada em produzir acessórios para as motos da montadora também alemã, afirma que o sistema elétrico produz 13,6 cv que são exclusivos para a roda dianteira, o que faz com que a propulsão no off-road seja melhorada, mas também que as curvas feitas no asfalto tenham mais velocidade e precisão. A energia que é produzida durante as frenagens é utilizada para recarregar a bateria do sistema, que pesa cerca de 8kg.
Com funcionamento independente, o motor elétrico da roda dianteira também permite levar a moto a atingir até 19 km/h, mesmo com o motor de combustão desligado, sendo útil também para a realização de manobras de ré, já que possui o modo chamado “reverse drive”, que faz com que a moto conte com 3,2 km/h, o que pode ser ideal para desatolar em off-roads ou para estacionar em descida.
Ainda segundo a Wunderlich, o sistema é um conceito que estará disponível “já”, ou seja, deverá chegar ao mercado europeu em breve. Não existem informações sobre a chegada do equipamento ou do modelo no Brasil.
O que você achou do novo sistema de tração 2X2 da BMW R1200 GS? Já pilotou uma moto com tração desse tipo? Deixe seu comentário abaixo!
até agora nenhum update sobre isso… problema é que vai aumentar o peso, o qual já é muito alto, e gs1200 não é uma moto off e sim de “passeio”
Ideias boas assim deveriam ser disseminadas entre os fabricantes de motos. As Harley Davidson estão com seus preços nas alturas mas ainda assim não contam com um assistente para ré. Tenho uma Electra Glide e ir para trás com os 410 kg dela não é fácil. Tal acessório para as HD existem, mas apenas de fabricantes independentes e importado. Sucesso para a BMW e que o modelo chegue aqui também.