BMW revive motos “bizarras” em recall gigante no Brasil
BMW revive motos “bizarras” em recall gigante no Brasil, entre os modelos existe motocicletas até meio incomuns, como a BMW G 650 Xcountry 2007, veja a lista!
A BMW Motorrad Brasil está realizando um recall que envolve os modelos F 650 GS/CS, F 650 GS Dakar, F 800 GS/S, G 650 XMoto/XCountry e XChallenge, K 1200 RS/S/R e R 1100 R/S, R 1150 GS/RT/Rockster, R 1150 GS Adventure, R 1200 GS Adventure, R 1200 C/GS/RT e HP2 Enduro.
Os componentes que podem apresentar inconformidades técnicas, como a própria fabricante informa, variam de acordo com cada linha e modelo. A lista é extensa e traz modelos fabricados dede 1996 e vai até 2008.
Entre eles existem motocicletas até meio incomuns, como a BMW G 650 Xcountry 2007 da foto abaixo, fabricadas entre 2006 e 2008, que foi convocada para substituição da mangueira de saída da bomba de combustível e outros componentes.
Lista de motos BMW chamadas para recall no Brasil em 2019
Abaixo segue o comunicado da BMW do Brasil na íntegra:
A BMW Motorrad Brasil realiza um recall envolvendo modelos das linhas F, G, K e R comercializados no país.
Os proprietários das motocicletas envolvidas devem entrar em contato com um concessionário autorizado da marca para agendar gratuitamente a verificação e, se necessário, o reparo dos componentes que podem apresentar inconformidades técnicas, não se descartando risco de acidentes e danos físicos e/ou materiais aos ocupantes das motos e a terceiros.
Recall BMW para Linha F
Os modelos F 650 GS e F 650 CS, fabricados entre 2000 e 2002, estão sendo convocados devido a riscos de perda de eficiência de frenagem na roda traseira, desligamento repentino do motor e vazamento de combustível na região da bomba de combustível. Os reparos incluem a instalação de clipe de reforço na balança traseira, substituição do diodo do relé principal e reparo do flange da bomba de combustível.
Os modelos F 650 GS e F 650 GS DAKAR, fabricados em 2006, estão sendo convocados para substituição da parte inferior do quadro. O risco envolvido é de queda repentina do veículo enquanto o veículo permanece estacionado ou no momento em que o piloto e garupa montarem no veículo.
Já os modelos F 800 S, F 800 GS e F 650 GS, fabricados entre 2006 e 2008, estão sendo chamados devido a riscos de bloqueio da roda traseira, possível perda repentina da força motriz e instabilidade direcional. Os reparos incluem correção na rota do tubo de respiro do tanque de combustível; substituição dos elementos de fixação da coroa traseira; verificação e, se necessário, substituição do eixo da roda dianteira.
Recall BMW para Linha G
As motocicletas G 650 Xchallenge (foto acima), G 650 Xmoto e G 650 Xcountry, fabricadas entre 2006 e 2008, são convocadas para substituição da mangueira de saída da bomba de combustível; substituição do espaçador da corrente de transmissão final e da pala do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge); verificação e, se necessário, reparo do cubo da roda traseira. Os riscos envolvem o bloqueio da roda traseira, vazamento de combustível e travamento do amortecedor traseiro.
Recall BMW para Linha K
As motocicletas K 1200 RS, K 1200 S e K 1200 R (foto acima), fabricadas entre 1997 e 2006, são convocadas em razão de riscos associados à perda de controle do veículo e redução na eficiência de frenagem dianteira. Os reparos necessários incluem a verificação e, se necessário, substituição da bomba de óleo; verificação e eventual correção do torque dos parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem; substituição do parafuso banjo e dos discos de freio dianteiros.
Recall BMW para Linha R
Os modelos R 1100 R e R 1100 S, fabricados entre 1996 e 1998, devem ser encaminhados a uma concessionária autorizada para verificação e, se necessário, substituição ou correção dos seguintes componentes e sistemas: chicote do canhão de ignição e chicote elétrico; amortecedor dianteiro; junta esférica no pedal do freio traseiro; conjunto do distribuidor de combustível. Os riscos estão associados com o desligamento repentino do motor, perda de controle do veículo, falha no acionamento do sistema de freio traseiro e vazamento de combustível, respectivamente.
Já os modelos R 1200 C, fabricados entre 1997 e 2000, devem ser avaliados para substituir as chapas de apoio e fixação do banco do passageiro; refazer a rosca e substituir os elementos de fixação da mesa superior; verificar e, se necessário, corrigir o torque dos parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem. O risco decorrente da falta desses reparos é a perda de controle do veículo.
Os modelos R 1150 GS, R 1150 GS Adventure, R 1150 RT e R 1150 Rockster, fabricados entre 1999 e 2003, participam do recall para instalação do coxim e, se necessário, substituição da tubulação do fluído de freio dianteiro; instalação de disco distanciador e, se necessário, substituição da roda fônica e sensor do ABS; substituição do flexível de freio da roda traseira; correção da rota dos cabos do sistema de ignição. Os riscos estão associados com a redução na eficiência de frenagem dianteira ou traseira e desligamento repentino do motor.
Os modelos R 1200 GS e RT, fabricados entre 2004 e 2005, devem comparecer à rede de concessionárias para os seguintes reparos: verificar e, se necessário, substituir a junta da bomba de combustível; instalar as coberturas das polias do cabo do acelerador; verificar e, se necessário, substituir o parafuso banjo no flexível de freio dianteiro; corrigir a rota do chicote do sensor do ABS dianteiro. Os riscos estão associados com o desligamento repentino do motor, perda do controle do veículo e redução na eficiência de frenagem dianteira.
Os modelos HP2 Enduro, fabricados entre 2005 e 2006, são chamados para substituir os anéis de vedação e espaçamento do sensor do ABS da roda traseira e substituir o parafuso dianteiro de fixação do paralever. Os riscos estão associados com a possível derrapagem da roda traseira.
Os modelos R 1200 GS e R 1200 GS Adventure, fabricados em 2008, são convocados para substituição do módulo do ABS. Os riscos estão associados com a redução na eficiência de frenagem.
Agendamento
Os reparos das inconformidades técnicas apresentadas nesta campanha de recall podem ser agendados imediatamente. O tempo total de reparo é de até 2 horas (linhas F e G), e de 3 a 4 horas (linhas K e R).
Para verificar se sua unidade está dentro do sequenciamento de chassis ou, para mais informações, por favor, acesse www.bmw-motorrad.com.br, clicando na opção Serviços e Acessórios, Recall e Consulta de Recall, ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para Recall, 0800 019 7097, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas.
Veja abaixo a lista de modelos afetados com os respectivos anos de fabricação, códigos de chassis não-sequenciais e os eventuais riscos e reparos necessários:
MODELO
CHASSIS
PRODUÇAOTOTAL
RISCO
REPAROF 650 GSZE34412 a ZE4010604/2000 a 01/20025
Perda de eficiência de frenagem na roda traseiraInstalação do Clipe de Reforço na Balança TraseiraF 650 GS
ZE34412 a ZE4010604/2000 a 01/20022
Desligamento repentino do motorSubstituição do Diodo do Relé Principal
F 650 CS
ZH02483 a ZH0438304/2000 a 01/20023Vazamento de combustível na região da bomba de combustívelVerificação e Reparo do Flange da Bomba de Combustível
F 650 GS /
F 650 GS Dakar
ZR99855 / ZP96084
06/2006
2Queda repentina da moto quando ela estiver parada ou no momento em que piloto e garupa montam
Substituição da Parte Inferior do QuadroF 800 S
ZP19668 a ZP2018209/2006 a 09/20085Bloqueio na roda traseiraAlteração na Rota do Tubo de Respiro do Tanque de CombustívelF 650 GS / F 800 GS
ZT31680 / ZT68436 a ZT7182709/2006 a 09/20082
Bloqueio da roda traseira ou perda repentina de força motrizSubstituir os elementos de fixação da coroa traseira.F 800 GSZT68436 a ZT7182709/2006 a 09/20084
Instabilidade direcionalVerificar e, se necessário, substituir o eixo da roda dianteiraG 650 Xchallenge/
G 650 XmotoXA80327 a XA82524 / XB00970 a XB0224611/2006 a 10/2008
4Vazamento de combustível.Substituir a mangueira de saída da bomba de combustívelG 650 Xchallenge XA8153011/2006 a 10/2008
1Bloqueio da roda traseiraVerificar e se Necessário Reparar o Cubo da Roda TraseiraG 650 Xcountry/
G 650 Xchallenge
/
G 650 Xmoto
XC00017 a XC02001 / XA80327 a XA82524 / XB00970 a XB02246
11/2006 a 10/2008
60Vazamento de combustível / travamento do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge)Substituir o espaçador da corrente de transmissão final / substituir a pala do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge)R 1100 R
0368708 a ZC0820004/1996 a 08/1998
11
Desligamento repentino do motorVerificar e, se necessário, substituir o canhão de ignição e o chicote elétricoR 1100 R
ZC0820006/07/1998
1Perda de controle do veículoVerificar e, se necessário, substituir o amortecedor dianteiroR 1200 C
ZB00450 a ZB1688905/1997 a 11/2000 12
Perda do controle do veículoSubstituir as chapas de apoio e fixação do banco do passageiroR 1100 S
ZA80502 a ZA8220304/1996 a 08/1998
35
Falha no acionamento do freio traseiroGarantir a Fixação da Junta esférica no pedal do freio traseiroR 1100 S
ZA80502 a ZA8220304/1996 a 08/199810
Vazamento de combustívelSubstituir o Conjunto do Distribuidor de CombustívelR 1150 GS
ZE01263 a ZL6088707/1999 a 09/2003
33
Redução na eficiência de frenagem dianteiraInstalar o coxim e, se necessário, substituir a tubulação do freio dianteiroR 1200 C
ZB00450 a ZB1688905/1997 a 11/2000
64
Perda do controle do veículoRefazer a rosca e substituir os elementos de fixação da mesa superiorR 1150 GS Adventure
ZH5432305/09/2002
1Redução na eficiência da frenagem traseiraInstalar o disco separador e, se necessário, substituir a roda fônica e sensor do ABSR 1150 GS Adventure ZH5014210/01/2002
1Redução na eficiência de frenagem traseiraSubstituir o flexível de freio da roda traseiraR 1150 GS / R 1150 GS Adventure / R 1150 RT / R 1150 Rockster
ZE01263 a ZL60887 / ZH50142 a ZH59521 / ZK58571 / ZJ48924 a ZJ48932
07/1999 a 09/2003
11
Desligamento repentino do motor
Corrigir a rota dos cabos do sistema de igniçãoR 1200 C
ZB00450 a ZB1688905/1997 a 11/2000
40Perda do controle do veículoVerificar os parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagemR 1200 GS
ZL25450 a ZR3516101/2004 a 09/2005 10
Desligamento repentino do motorVerificar e, se necessário, substituir a junta da bomba de combustívelR 1200 GS ZL2845025/03/2004
1Perda do controle do veículoInstalar as coberturas das polias do cabo do aceleradorR 1200 GS / R 1200 RT
ZL25450 a ZR35161 / ZM01305 a ZM1360601/2004 a 09/2005
27
Redução na eficiência de frenagem dianteiraVerificar e, se necessário, substituir o parafuso banjoR 1200 GS / R 1200 RT
ZL25450 a ZR35161 / ZM01305 a ZM1360601/2004 a 09/2005
28
Redução na eficiência de frenagem dianteiraCorrigir a rota do chicote do sensor do ABS dianteiroR 1200 GS / R 1200 GS Adventure
ZU10115 a ZU13324 / ZU50714 a ZU5152201/2008 a 02/2008
16Redução na eficiência de frenagemSubstituir o módulo do ABSHP2 Enduro
ZL00219 a ZL0171308/2005 a 01/2006
2Derrapagem da roda traseiraSubstituir os anéis de vedação e espaçamento do sensor do ABS da roda traseiraHP2 Enduro
ZL00219 a ZL0171308/2005 a 01/2006 5Derrapagem da roda traseiraSubstituir o parafuso dianteiro de fixação do paraleverK 1200 RS
ZA20166 a ZA3142001/1997 a 01/200641
Perda de controle do veículoVerificar e, se necessário, substituir a bomba de óleoK 1200 RS
ZA20166 a ZA3142001/1997 a 01/200641
Perda de controle do veículoVerificar os parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagemK 1200 S / K 1200 R
ZR81720 a ZR81815 / ZN11661 a ZN1636201/1997 a 01/2006
4Redução na eficiência da frenagem dianteiraVerificar e, se necessário, trocar o parafuso banjo e os discos de freio dianteiros