Cai Bem? Nova BMW S 310RR (TVS RR 310) no Brasil
Nova BMW S 310RR ou G 310RR cairia bem no Brasil? Modelo pode surgir da parceria entre a marca alemã e a marca indiana, que já resultou em 3 motos de baixa cilindrada. A base poderá ser a TVS RR310, veja mais!
A fabricante TVS acaba de confirmar através da imprensa internacional que a quarta motocicleta da parceria feita com a BMW está confirmada para ser lançada em 2021.
Essa união entre a marca indiana TVS e a alemã BMW já resultou em dois modelos da BMW que inclusive temos à venda no Brasil, a Roadster G 310R e a Trail G 310GS, além de uma terceira moto que é vendida na Ásia, a esportiva Apache RR 310.
Todas têm em comum sua estrutura principal, composta pelo motor de 313 cc, chassi e até o câmbio de 6 marchas, e tendo como diferenciais entre elas itens específicos de acordo com a proposta de cada uma.
BMW S 310RR ou G 310RR
E agora a especulação é que a quarta moto dessa parceria seja a tão esperada esportiva de entrada da BMW, uma S 310RR ou G 310RR, sendo uma versão da TVS RR310 com a cara da marca alemã.
Já vamos começar imaginando como seria o visual da pequena esportiva de entrada da BMW inspirada na superesportiva da marca, a S 1000RR.
Aqui o artista indiano Chetan Kale fez essas imagens em 3D que mostram exatamente os detalhes que vemos nas outras duas motos que a BMW já vende no mercado. Escapamento, estrutura geral da moto e até o motor são inspirados na G 310R e GS.
Basicamente a moto toda é igual, mudando apenas a parte dianteira, aplicando uma carenagem extremamente esportiva e totalmente alinhada com a nova S 1000R. Já imaginou uma ‘esportivinha’ da BMW com essa cara?
Agora falando de algo mais real, digamos assim, a nova BMW S 310RR ou G 310RR, como preferir, poderá usar toda a estrutura e esportividade da novíssima e tecnológica TVS RR310 2020.
A moto recém-lançada não traz o visual da S 1000RR, mas também entrega linhas bem agressivas e deixa claro que sua proposta é totalmente Racing. Para se ter uma ideia, a fabricante indiana deixa claro que todos os detalhes da RR310 foram pensados de uma forma singular e buscando apenas um resultado final: performance.
A inspiração para o design do modelo, por exemplo, foi a anatomia de um tubarão, levando em conta sua parte dorsal, sua cabeça e até sua cauda como referências para um desempenho tanto estético quanto técnico das carenagens da moto.
A TVS informa que o visual da moto foi lapidado entre a combinação de designers e engenheiros para um resultado único. E aí está, uma esportiva e tanto.
Agora já embarcando na parte tecnológica do modelo, seguindo o propósito de ser uma moto Racing a versão 2020 da RR310 traz 4 modos de pilotagem, inclusive um modo totalmente voltado para pista, mas antes de entrar neles vamos falar desse novo e curioso painel de instrumentos.
Com uma tela de 5 polegadas muito colorida, ele mais parece um smartphone do que um painel de moto. Esse estilo chega a ser duvidoso, porém, a quantidade de opções que oferece acaba agradando.
Nele é possível ver as informações padrão como velocidade, marcha engatada, nível de combustível e até uma informação incomum, a do tripé abaixado. Também é permitido personalizar suas cores, controle de brilho e habilitar manualmente o modo dia ou noite, de acordo com o gosto do piloto.
Mas uma das maiores sacadas desse painel é sua conectividade com o celular, permitindo atender ligações direto no punho ou ativar o sistema de navegação GPS e receber todas as direções direto no painel. Aqui, o aplicativo registra informações da viagem mostrando um mapa interativo e até dados analíticos do uso da moto no percurso.
Para a galera que pretende usar a moto na pista ainda há a opção de fazer sua telemetria direto pelo painel registrando os resultados das voltas no aplicativo.
Bastante tecnologia para um painel meio “exótico”, não é mesmo? Pois é… Agora sim vamos falar um pouco dos 4 modos de pilotagem.
Equipada com acelerador eletrônico, ou seja, que não utiliza cabos mecânicos e sim pulsos elétricos para comandar a aceleração, a RR310 vem com os modos de pilotagem Urban, Sport, Rain e Track.
O modo Urban, como o próprio nome já diz, é o modo mais adequado para usar a moto dentro da cidade, no dia a dia. Aqui, a potência da moto é restringida a 25,8 cavalos e o torque levemente reduzido também.
Já o modo Sport foi desenvolvido para o uso em rodovias, entregando toda sua potência de 34 cavalos.
Começou a chover? Então é hora de ativar o modo Rain. Nele a potência volta para os 25,8 cavalos e o ABS é ativado ao máximo, evitando escorregadas indesejáveis.
E por último temos o modo Track, feito exclusivamente para o uso em pista. Ele reduz a ação eletrônica do ABS e libera todos os 34 cavalos e os quase 3 kg (2,7 kgf.m) de torque. Nesse modo o painel exibe apenas informações importantes para o uso em pista, retirando o que não é necessário.
TVS Apache RR310 Potência e Especificações
Já que entramos nos números de potência e torque, vamos falar do motor e suas especificações.
A TVS RR310 equipa o mesmo motor monocilíndrico das BMW 310R e GS. Ele tem 313 cilindradas, refrigeração líquida, mantêm sua instalação com inclinação reversa e tem a mesma potência e torque das suas irmãs alemãs. São 34 cavalos e 2,9 kgf.m.
Já na parte técnica a pequena esportiva traz itens de esportivas maiores, como o ABS de duplo canal da ByBre, subsidiária indiana da Brembo, embreagem assistida e deslizante, suspensão dianteira invertida e traseira monoshock da KYB e pneus aro 17 polegadas Michelin Road 5.
O quadro em treliça desenvolvido com tecnologia vinda direto das pistas e o câmbio de 6 marchas fecham o pacote da esportiva de entrada.
O conjunto de toda essa obra, segundo informação oficial divulgada na própria ficha técnica da RR310, resulta em um top speed de apenas 125 km/h nos modos Urban e Rain, e chega ao pico de até 160 km/h nos modos Sport e Track.
TVS Apache RR310 2020 Preço
A nova TVS Apache RR310 2020 tem o preço sugerido de RS 240.000 rúpias indianas em Nova Délhi. Esse valor, em conversão direta para o Real no momento da publicação desse vídeo, fica em torno dos R$ 17 mil (17,014.00).
Para critério de comparação, as duas motos da BMW aqui no Brasil que usam essa mesma estrutura, tirando algumas partes tecnológicas como o painel ou as carenagens, têm preço sugerido na casa dos R$ 27 mil. São 10 mil reais a mais.
Será que a quarta moto da parceria entre TVS e BMW será a nova S 310RR? Ou será outro tipo de moto? Pode acabar sendo uma versão trail da 310 GS para a TVS no mercado indiano, não há nada confirmado ainda.
E essa RR310, seria uma boa para o mercado brasileiro? Ainda mais com esse preço, por lá ela é uma das esportivas mais acessíveis do mercado indiano. Cairia bem por aqui?
Se vier, tem tudo pra conquistar uma boa fatia do mercado. Eu teria uma.
Seria uma boa opção para o mercado, realemte.