Início » Motos » Honda » Nova CB 650R vs MT-07 2021: Qual a melhor?

Nova CB 650R vs MT-07 2021: Qual a melhor?

3

Nova CB 650R ou MT-07 2021, qual a melhor? Com a chegada da nova moto da Honda no mercado nacional esse comparativo entre elas vem para tirar suas dúvidas, veja!

cb650r-vs-mt07-04

Com a chegada da nova moto da Honda no mercado nacional uma grande dúvida do momento para as médias cilindradas é: nova CB 650R ou MT-07, qual a melhor?

Elas são desejadas por muitos, para alguns tem a cilindra/peso/potência perfeita para o uso no dia a dia e, principalmente, para os rolês de final de semana, para outros é questão de preço, mas o fato é que uma é mais potente, enquanto que a outra tem mais torque.

Com uma diferença de menos de R$ 500 entre elas, será que o preço mais baixo e a tecnologia Crossplane da MT-07 será páreo para deter a maior potência, os 4 cilindros e o novo estilo Neo Sports Café da CB 650R?

cb650r-vs-mt07-00

CB 650R vs MT-07 Comparativo

O nosso comparativo já começa com um grande embate entre as duas: você prefere o visual arrojado que reflete o “Dark Side of Japan” da MT-07 ou já está na nova onda do estilo que mistura o clássico com moderno da nova CB 650R?

Melhor GPS para moto

cb650r-vs-mt07-01

Com o slogan “Não siga tendências. Ultrapasse” a Honda lançou a nova CB 650R representando uma enorme mudança visual em relação a versão anterior, que antes se chamava CB 650F.

O novo conceito de design é chamado de Neo Sports Café, ou NSC, e tem como objetivo resgatar o sucesso das antigas motos da marca, aliado a itens modernos. Essa mistura trouxe de volta o famoso farol redondo, algo clássico, mas com tecnologia atual, em LED. E ele é uma das partes que mais chama atenção no modelo.

cb650r-vs-mt07-02

Já na moto da Yamaha, a MT-07 2021 vendida por aqui traz o estilo Dark Side of Japan com linhas anguladas e menos conservadoras.

A representante brasileira de média cilindrada da família Master of Torque ainda não traz o já famoso farol em LED no formato meio “alienígena” das MT’s vendidas lá fora, porém, o farol atual encaixa perfeitamente no visual da moto, junto com as belas entradas de ar anexadas ao tanque.

cb650r-2020-01

Voltando para a CB 650R, com quase nada de carenagens à mostra, o enorme motor com as 4 saídas de escapamento acaba se tornando parte do visual do modelo. A traseira curta, o assento em dois níveis e o novo painel digital completam o estilo único da moto da Honda.

Já a parte traseira da MT-07 é um pouco mais longa, porém, para quem gosta de agressividade ela é bem mais esportiva e angulada que a moto da Honda. O escapamento é bem curto e sutil, interessante para esse estilo de moto. Já o painel, com sua ausência de cores, acaba parecendo um pouco ultrapassado na comparação.

E aí, vai de estilo neoclássico da CB ou aquela pegada Master of Torque da MT?

cb650r-vs-mt07-04

CB 650R vs MT-07 Especificações

Agora partindo para os aspectos técnicos quem será que leva? A CB 650R e sua suspensão dianteira invertida com funções separadas ou a MT-07 e os seus quase 20 quilos a menos no peso em ordem de marcha?

Com 41 mm de diâmetro, uma das principais especificações técnicas da nova moto da Honda está em sua suspensão dianteira. Ela é do tipo invertida, tem curso de 120 mm e além de tudo é da Showa com especificação SFF, ou seja, possui função separada para cada um dos garfos.

Na traseira a suspensão é do tipo mono-shock com 128 mm de curso e ajuste na pré-carga da mola com 7 níveis.

cb650r-vs-mt07-05

Para a MT-07 a suspensão dianteira é do tipo convencional, porém, traz 10 mm a mais no curso com 130 mm no total, enquanto que a traseira segue a mesma receita da moto da Honda, sendo do tipo pro-link e 130 mm de curso na roda.

Nos freios a média cilindrada da Yamaha traz disco duplo de 282 mm na dianteira e disco de 245 mm na traseira, ambos com sistema ABS.

E aqui a moto da Honda também acaba se sobressaindo. Não pelo diâmetro maior dos discos duplos na dianteira, são de 310 mm, mas pelo tipo que seus cálipers são fixados. Com fixação radial, ou seja, no eixo central da roda em vez de estar preso no corpo do braço oscilante da suspensão, ele centraliza a força de frenagem de uma forma melhorada e comum em motos esportivas maiores.

cb650r-vs-mt07-06

Parece que a CB 650R traz especificações melhores, porém, ela acaba sendo mais pesada que a sua concorrente.

Com seus 183 quilos de peso total em ordem de marcha, a MT-07 2021 é quase 20 quilos mais leve que a 650R. Não temos a informação exata do peso em ordem de macha da moto da Honda, mas a seco ela possui 191 kg e estimasse que seu peso total fique na casa dos 202 kg, tendo aí então cerca de 19 kg de diferença.

cb650r-vs-mt07-07

CB 650R vs MT-07 Comparativo de potência

Entrando mais adentro dessas duas máquinas vamos falar do coração de cada uma e aqui, com seu motor de 4 cilindros, a moto da Honda tem mais de 13 cavalos em comparação com a MT-07 e seu bicilíndrico. Isso será suficiente para compensar o peso maior? Vamos analisar os dados e fazer o cálculo da relação peso/potência.

Equipada de um motor de dois cilindros, com 689 cilindradas e adotado da tecnologia Crossplane a MT-07 é capaz de gerar a potência máxima de quase 75 cavalos (74,8 cv a 9.000 rpm) e faz jus ao nome Master of Torque com seus quase 7 quilos de torque (6,9 kgf.m 6.500 rpm).

Com seus 74,8 cavalos e peso de 183 kg a relação peso/potência fica em 2,45 kg/cv.

cb650r-vs-mt07-08

Já a moto da Honda traz um conhecido motor de 4 cilindros que passou por atualizações para melhorar sua entrega nas médias rotações. Esse propulsor, com 649 cilindradas, é capaz de gerar a potência máxima de 88,4 cavalos (a 11500 rpm), sendo 13,6 cavalos mais potente que a MT-07, porém, seu torque é menor, ficando na casa dos 6,13 kgf.m (a 8000 rpm) contra os 6,9 já mencionados da moto da Yamaha.

Fazendo o cálculo da relação peso/potência, com seus 202 kg e 88,4 cavalos a CB 650R empurra 2,28 kg por cada cavalo.

Prefere o ronco dos 4 cilindros e potência maior da nova CB 650R ou o funcionamento suave do bicilíndrico e torque brutal da MT-07?

cb650r-2020-03

Antes de entrar no comparativo de preço é preciso mencionar alguns atributos que, por conta de ser uma moto recém-lançada, acabam fazendo a CB 650R se destacar, como controle eletrônico de tração, algo inexistente na moto da Yamaha.

Outro item que merece destaque é a embreagem deslizante e assistida. Enquanto a primeira configuração previne de uma eventual perda de aderência da roda traseira em reduções bruscas de marchas a segunda deixou a embreagem mais leve, reduzindo o esforço necessário para o acionamento do manete.

cb650r-vs-mt07-10-comparativo-preco

CB 650R vs MT-07 Comparativo de Preço

Agora sim falando do preço, aqui a disputa está bem acirrada, pois, como mencionei no início, a diferença entre elas fica em menos de R$ 500.

Começando pela mais barata, a Yamaha MT-07 2021 tem preço sugerido de R$ 38.990,00 mais frete.

Já a nova Honda CB 650R tem o preço pouca coisa maior, sendo sugerido de R$ 39.416,00 mais frete. Uma diferença de exatos R$ 426,00 entre as duas. Em nosso canal no Youtube publicamos um vídeo com todo o comparativo, assista abaixo:

Com valores muito próximos acaba surgindo diversas dúvidas entre qual escolher, porém, nas diferenças de motor e tecnologia percebemos que a moto da Honda se sobre sai um pouco. Mas será que o seu visual neoclássico é mais bonito que as linhas agressivas da MT-07? Bom, quero saber a sua opinião, deixa aqui embaixo nos comentários.

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
trackback

[…] o estilo neoclássico para trás, a Trident 660 ainda vai concorrer com as bicilíndricas japonesas Yamaha MT-07 e Kawasaki Z 650. Quem vence essa […]

Anderson
Anderson
3 anos atrás

Já tive a 07 e hoje tenho a 650r, digo que a 650r dá a sensação de ser bem mais moto e vale cada centavo do preço maior.

Paulo Henrique Lima
Paulo Henrique Lima
3 anos atrás

E a Z650 abs… como ficaria nesse comparativo?