Início » Motos » Honda » Nova Honda CBF 190TR seria resposta para DR 160?

Nova Honda CBF 190TR seria resposta para DR 160?

2

Registrada no país em dezembro, CBF 190TR seria uma resposta ao melhor estilo neoclássico da Honda para a chegada da nova DR 160 no Brasil?

cbf190tr-12-pneu

A nova CBF 190TR 2020, que inclusive já foi registrada no Brasil, seria a resposta da Honda para a chegada da nova DR 160 no mercado nacional?

A pequena moto traz atributos como uma variação do estilo Neo Sports Café que a Honda já vem aplicando em suas motos no mundo todo e ainda equipa suspensão dianteira invertida com tubos largos, iluminação Full LED, painel digital completo, inclusive com indicador de marchas, freio a disco em formato de pétalas com ABS e até pneus de uso misto.

Configurações parecidas que já podem ser encontradas na moto da Haojue que acabou de chegar nas lojas do Brasil, mas o grande diferencial para CBF 190TR estaria em seu motor, um pouco maior e mais potente, e no estilo, com uma pegada neoclássica.

cbf190tr-01

Nova Honda CBF 190TR 2021

A CBF 190TR foi projetada pela Sundiro Honda, o braço chinês da fabricante japonesa no mercado mais populoso do mundo, e foi lançada para atender as exigências da nova geração de jovens pilotos.

Compressor de ar portátil para moto

Para isso a fabricante deu ao modelo um visual neoclássico que realmente empolga aos mais novos e, que por fim, acaba animando os mais velhos.

Para a galera mais nova temos as anguladas e modernas linhas no tanque de combustível, inclusive com entradas de ar em suas laterais, um escapamento pequeno de estilo agressivo, painel sofisticado, iluminação por LED e até uma rabeta extremamente curta e simplificada pelo suporte de placa rente a roda traseira.

cbf190tr-02-rabeta

Já para a galera mais “old school” o modelo também traz itens que remetem as motos mais tradicionais da Honda. Um dos principais deles é o seu banco.

cbf190tr-03-assento

Em peça única, algo que está começando a perder lugar para os bancos bipartidos, o assento da CBF 190TR é largo e traz a tradicional costura de barras sequenciais na parte da frente para o piloto. Para o garupa, ele traz a “fita” que funciona como apoio de mãos.

Esse banco é complementado pelo farol e retrovisores redondos, remetendo ao estilo clássico das motos de baixa cilindradas da Honda dos anos 80, como a CG.

cbf190tr-04-registro

Honda CBF 190TR foi registrada no Brasil

E já que estamos falando do visual, seu design foi registrado pela Honda no Brasil em dezembro do ano passado, logo após a Haojue anunciar oficialmente a DR 160 para o mercado nacional. Será que isso foi uma resposta?

cbf190tr-05-registro

Com as imagens de registro publicadas no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no dia 10 de dezembro, a especulação sobre o modelo só cresceu. Porém, sabemos que é comum as marcas registrarem o design de seus produtos apenas por questão de proteção. Isso não confirma nada se o modelo será lançado no mercado.

cbf190tr-06-amarela

Na parte mecânica, além dos atributos Premium que falarei depois, a grande sacada CBF 190TR está no motor de 184,4 cc, o mesmo da XRE 190 que já temos por aqui.

cbf190tr-07-motor

Sendo um propulsor monocilíndrico, com comando simples no cabeçote e refrigerado a ar ele é capaz de gerar a potência máxima de pouco mais de 16 cavalos (16,3 cv) a 8.000 rpm e tem torque de 1,6 kgf.m aos 7.000 giros do motor.

cbf190tr-VS-dr160-potencia

Comparativo CBF 190TR vs DR 160

Se comparado com a DR 160, seriam 1,3 cavalos a mais na potência e um pequeno ganho no torque (DR 160 1,4 kgf.m).

Seguindo agora para os atributos técnicos que podem ser considerados Premium para um modelo desse porte temos as suspensões, os freios e até o painel de instrumentos.

cbf190tr-09-suspensao

Começando pelas suspensões, o destaque está na parte da frente com a suspensão dianteira invertida. Equipada com tubos de 37 mm de diâmetro, esse tipo de suspensão é mais comum é motos maiores, porém, também pode ser encontrada na DR 160.

Na parte de traz, assim como sua concorrente da Haojue, a suspensão é do tipo monoshock com ajustes na pré-carga da mola.

cbf190tr-10-freio-abs

Já nos freios a moto da Honda sai na frente. Apesar de também equipar freio a disco nas duas rodas com formato de pétala, a CBF 190TR traz ABS na dianteira. Já a DR 160 é oferecida apenas com freio combinado, CBS.

cbf190tr-11-painel

Algo que se torna mais uma questão de gosto é o painel de instrumentos. Na moto da Honda ele segue as linhas retrô do modelo, tendo seu formato redondo e traz diversas informações, inclusive indicador de marchas. A grande sacada é que ele possui uma porta USB disponível na sua lateral para carregar o celular ou GPS.

Uma coisa interessante nesse novo modelo da Honda é a sua proposta. Apesar de se mostrar como uma moto clássica urbana, ela parece ser mais versátil que isso.

cbf190tr-12-pneu

Seus pneus, visivelmente desenvolvidos para uso misto, nos dizem que ela também pode encarar um pouquinho de diversão nas estradas de chão batido.

Aliado a isso, e confirmando sua aptidão para o fora de estrada, estão seu para-lamas traseiro, suporte de placa e o protetor de cárter extremamente comum em motos do tipo Scrambler.

cbf190tr-13-farol

CBF 190TR Preço

Falando em preço, em conversão direta, a nova CBF 190TR não fugiria muito do preço de sua possível concorrente no mercado nacional.

cbf190tr-VS-dr160-preco

Em conversão direta para a cotação atual, a moto da Honda teria preço em cerca de R$ 12.700,00. Esse valor segue próximo se comparando com o novo preço da DR 160 por aqui, que já subiu de R$ 12.900 para R$ 13.850, segundo informações do site oficial da Haojue no Brasil.

Só para termos uma base, por aqui a XRE 190 tem preço sugerido de R$ 14.890,00. Os modelos compartilhariam o mesmo motor, com ajustes diferentes.

E aí, será que a CBF 190TR é a resposta da Honda para as pequenas motos com aspectos Premium, como a DR 160, para o nosso mercado?

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Lucas S
Lucas S
4 anos atrás

Moto Linda, esse estilo fica diferente pra caramba mistura de cafe racer com scrambler e pra mim o fato de não agradar a todos é ponto positivo. sera que lança em 2021 ?
tava pensando em pegar uma titan pro dia a dia, mas vou aguardar virar o ano pra ver se lança essa ai.