Nova Royal Enfield Classic 500 série Redditch
Royal Enfield apresenta sua nova série Redditch para a Classic 500 durante o Salão Duas Rodas 2017. O modelo é Inspirado na história das motos da marca dos anos 50 que eram produzidas em Redditch, no Reino Unido, local onde a Royal nasceu.
Royal Enfield apresenta sua nova série Redditch para a Classic 500 durante o Salão Duas Rodas 2017.
Inspirada na história das motos da marca dos anos 50 que eram produzidas em Redditch, no Reino Unido, local onde a Royal nasceu, a série Redditch traz as cores Redditch Red, Green e Blue, onde cada uma das três tem o preço sugerido de R$20.900.
A Royal Enfield Classic, lançada em 2008, foi projetada com base no modelo J2, uma homenagem ao visual retrô das motocicletas britânicas na era do pós-guerra.
Royal Enfield Classic 500 Redditch no Brasil
A Classic, como a própria fabricante define, é simples, harmoniosa e bem proporcionada. Seu motor é o exclusivo Royal Enfield UCE de 500cc.
A influência dos modelos britânicos da era pós-guerra pode ser vista em diversas partes da motocicleta, como nos para-lamas, estilo do farol, indicadores do velocímetro e seu banco único de molas.
A nova versão Redditch recebeu cores (azul, verde e vermelho) em tons que remetem ainda mais ao clássico, principalmente nos tons de azul e verde.
Ao rodar com uma Classic 500 nas ruas, coisa que fizemos durante um test-ride exclusivo oferecido pela Royal Enfield durante o Salão Duas Rodas (em breve vídeo no canal), você pode sentir todo o moto purismo que a motocicleta propõe.
A aceleração, posição de pilotagem à moda antiga e comandos simples são destaques, além do banco com molas e um ronco clássico e singular que se torna característica única dos motores de 500cc da marca.
Pilotando a Classic 500 Desert Storm (foto acima), que vem com a pintura “areia” lembrando os tempos de guerra, foi comum alguém me abordar na sinaleira curioso sobre o modelo e elogiando o estilo da moto.
Características Técnicas da Royal Enfield Classic 500
Com mecânica simples, a Royal Enfield Classic 500 vendida atualmente no Brasil equipa um motor monocilíndrico, 4 tempos, de 499cc, com vela de ignição e refrigeração a ar que é capaz de gerar a potência máxima de 27,5 cavalos a 5250RPM e torque de 4,2kgf.m aos 4000 giros.
A fabricante acabou de lançar no Reino Unido um novo motor, bicilíndrico e de 650cc (veja mais), que promete entregar a potência máxima de 47 cavalos e torque de 5,2kgf.m, mas que ainda não tem previsão de chegar ao país.
O quadro é feito em uma estrutura única, que utiliza o motor como parte do suporte, a suspensão dianteira é por garfo telescópico com 35mm de diâmetro e curso de 130mm, enquanto que a traseira é por amortecedores duplos à gás com curso de 80mm.
Nos freios ela equipa disco único de 280mm com pinça de 2 pistões na dianteira e a tambor de 153mm na traseira.
Seu câmbio é de 5 velocidades, o tanque tem capacidade para 13,5 litros de combustível e seu peso total é de 190kg (com 90% de combustível e lubrificante).
Royal Enfield Classic 500 Redditch Preço
Conforme informado, estando disponível nas versões Redditch Red, Redditch Green e Redditch Blue, a nova série da Classic 500 tem preço sugerido de R$20.900,00 e já está disponível na única loja da fabricante do país, em São Paulo:
- Royal Enfield São Paulo
- Endereço: Avenida República do Líbano, 2070, Moema
- CEP: 04502-100 São Paulo – SP Brasil
- Telefone:(11) 5051 7700
Royal Enfield Classic 500 Ficha Técnica
Tipo | monocilindro, 4 tempos, refrigerado a ar |
Cilindrada | 499 cc |
Diâmetro x Curso | 84mm x 90mm |
Índice de Compressão | 8.5:1 |
Potência Máxima | 27.2 bhp @ 5250 rpm |
Torque Máximo | 41.3 Nm @ 4000 rpm |
Sistema de Ignição | Ignição eletronica digital |
Embreagem | Úmida, multi-placas |
Câmbio | 5 marchas |
Lubrificação | Carter úmido |
Óleo Lubrificante | 15W 50 API, SL Grade & above, JASO MA |
Alimentação de Combustível | Injeção Electronica de Combustível |
Filtro de Ar | Elemento Filtrante de Papel |
Partida | Elétrica e pedal |
Tipo | Quadro com estrutura única, utilizando o motor como parte do suporte |
Suspensão dianteira | Telescopico, garfo de 35mm, curso de 130mm |
Suspensão traseira | Amortecedores à gas duplos com 5 ajustes pré definidos de carga, curso de 80mm |
Distância entre eixos | 1360 mm |
Altura em relação ao solo | 135 mm |
Comprimento | 2140 mm |
Largura | 790 mm |
Altura | 1090 mm |
Altura do assento | – |
Peso | 190 Kg (com 90% combustível e lubrificante) |
Capacidade do Tanque | 13.5 L |
Pneus Dianteiros | 90/90 – 19 |
Pneus Traseiros | 110/80 – 18 |
Freio Dianteiro | Disco único de 280mm, pinça com 2 pistões |
Freio Traseiro | Tambor único de 153mm |
Sistema Elétrico | 12 volt – CD |
Bateria | 12 volt, 14 Ah |
Farol | 60 / 55 W, Halógena |
Lanterna traseira | 21W/5W |
Boa relação Custo X Benefício !
Pelo preço, realmente é um ótimo custo/benefício! Abss