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Como fazer manobras em baixa velocidade? Dicas de pilotagem

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Quem nunca caiu parado? Já ouviu falar na técnica de “cabo de guerra” para manobrar a moto em baixa velocidade? Vem com a gente que explicamos em mais essa dica de pilotagem de moto.

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Quem nunca caiu parado? Acelerar a moto e andar por estradas e rodovias é fácil, é um dos conceitos mais básicos da moto, mas fazer manobrar em baixa velocidade é algo que exige habilidade.

Você já ouviu falar na técnica de “cabo de guerra” para manobras em baixa velocidade com a moto?

No final de 2019 fui convidado pela TRX, maior empresa de experiências com motocicletas na América do Sul, para participar do curso On Road 2, onde aprendemos e colocamos em prática essa técnica. Hoje nós compartilhamos essa dica de pilotagem com vocês.

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Como manobrar moto em baixa velocidade?

Esse artigo faz parte de uma série de dicas que o pessoal da TRX está compartilhando com a gente e nós estamos trazendo para o Motorede. Veja outras dicas de pilotagem.

Melhor GPS para moto

Levante a mão quem nunca caiu parado. Isso é muito mais comum do que você pensa. Afinal, andar “rápido” com uma moto não é difícil. O desafio mesmo é andar devagar, manobrar e ter o domínio da moto em baixa velocidade.

Para pessoas de baixa estatura, em motos altas ou em pisos irregulares, o desafio fica ainda maior. E aí só tem um jeito de evitar uma queda: técnica e treino.

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Para lidar com manobras em baixa velocidade, precisamos ter uma intimidade e um domínio da moto que só o tempo de experiência não necessariamente traz. Não adianta dizer que anda de moto há 30 anos se você faz todos os dias a mesma coisa.

Principalmente para aqueles que só andam de fim de semana e em estrada, na hora de parar e manobrar, rapaz… é um Deus nos acuda.

Para andar devagar é preciso trabalhar o que chamamos de “cabo de guerra”, onde buscamos a harmonia entre o acelerador, a embreagem e o freio traseiro.

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Técnica “cabo de guerra” para controlar a moto

Na técnica de “cabo de guerra” a motocicleta precisa estar sempre “empurrando”, com o acelerador aberto em torno de 2.000 a 3.000 rpm e a embreagem um pouco solta, como quando se controla a moto em uma subida.

Para “segurar” a velocidade (controlar), usamos o freio traseiro. Quer dizer, a embreagem solta faz a moto querer andar e o freio traseiro faz a moto querer parar. Pronto, temos o princípio do cabo de guerra.

O que não podemos fazer? Apertar a embreagem, pois perde-se uma das forças, e nem soltar demais, forçando-a e fazendo com que precisemos usar muito o freio traseiro. O segredo é o equilíbrio, suave, tudo dosado e sem sobressaltos.

Se faltar uma das forças, a moto cai. Se sobrar, estraga o conjunto e pode cair. Se a moto morrer, cai… quer dizer, o equilíbrio é a receita. Para isso, é necessário treino e sensibilidade.

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Na parte teórica é simples, mas na prática, com duas ou três tentativas, a técnica se torna ainda mais fácil. Basta manter o equilíbrio entre as três forças: acelerador, embreagem e freio. Porém, tudo isso deve ser somado ao olhar correto, buscando o objetivo.

Para completar a técnica ideal para fazer manobras de moto em baixa velocidade você deve prestar atenção na posição de pilotagem. Ela deve ser adequada para diminuir o diâmetro de giro e não fazer você “brigar” com a moto.

São coisas que só um curso de pilotagem como o On-Road 1 e On-Road 2 da TRX podem nos ensinar de forma prática e eficaz. Depois desses cursos, a TRX recomenda fazer a clínica de “Manobras e controle em baixa velocidade”, onde essa técnica é trabalhada especificamente com 8 exercícios diferentes.

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