Corrente ou Correia de moto, qual a melhor?
Corrente ou correia, qual é o melhor kit de transmissão para sua moto?
Corrente ou correia, qual é o melhor kit de transmissão para sua moto?
Sabemos que hoje em dia temos ao menos 3 tipos de transmissão final que é responsável por passar para a roda traseira a força gerada pelo motor e consequentemente colocar a moto em movimento, são elas: por corrente, correia e ainda existe também o eixo cardã.
Nessa matéria falaremos das duas principais, a corrente e a correia, qual delas é a melhor opção para as motos? Veremos a seguir!
Kit Transmissão por corrente
Vamos começar falando do kit transmissão por corrente, explicando de uma forma resumida do que é composto, seu funcionamento e seus pontos positivos e negativos e para isso trouxemos um especialista da maior fabricante de peças do Brasil, Duglas Greuel da Riffel.
Segundo Duglas, um kit de transmissão por corrente hoje é o mais comum de todos em motos e é composto por duas engrenagens dentadas de metal (Coroa e Pinhão) e de uma corrente, que faz a ligação entre elas.
Essas engrenagens, construídas em diversos tipos de metal (mais comuns aço e alumínio), se diferem na quantidade de dentes e em seu diâmetro.
Na parte da frente, próximo ao pedal de câmbio, se encontra o menor deles, chamado de pinhão. Seu trabalho é transmitir a rotação do motor para a corrente, que pode ser de elos comuns ou com retentor.
A corrente, por sua vez, gira e move a engrenagem maior, na parte traseira, cuja força faz a roda traseira tracionar. A corrente é o tipo de transmissão mais comum em motos e a mais encontrada hoje em motocicletas de todas as cilindradas.
A simplicidade de produção, a facilidade de reposição e o baixo custo de manutenção as tornam muito populares e são as queridinhas dos fabricantes de motocicletas.
Isso por si só já é um bom ponto positivo para o kit transmissão por corrente, certo? Sim. Além disso, com informações de uma das maiores fabricantes de moto do continente, a transmissão final por corrente é a mais eficiente e precisa na entrega da potência do motor à roda.
Tanto é que a maioria das motos de competição das modalidades mundiais utilizam esse tipo de sistema. Especialistas dizem que a perda de potência é de somente de 5 a 10% e por isso é a mais escolhida para motocicletas de alto desempenho.
Mas assim como há pontos positivos, existem também negativos. O primeiro deles é a necessidade de manutenção, limpeza e lubrificação com maior regularidade em comparação com a correia.
Kit Transmissão por Corrente pontos positivos e negativos
Então na lista de Prós e Contras do kit transmissão por corrente temos o seguinte:
Positivos:
- Baixo custo de aquisição e de manutenção;
- Facilidade na manutenção e na reposição do conjunto;
- Baixa perda de potência;
Negativos:
- Menor durabilidade;
- Maior periodicidade de manutenção por ter maior contato com sujeira/poeira;
- Maior emissão de ruídos;
Kit transmissão por correia dentada
Agora, qual a diferença da corrente para a correia dentada, ou mais conhecida como sistema de transmissão final por correia?
Correia dentada é o conhecido sistema de transmissão final por correia, muito similar ao feito por corrente, porém, a grande diferença é que se troca o metal da coroa, pinhão e corrente, por polias e correia de material flexível.
Regularmente fabricadas em borracha de alta resistência, as correias podem conter ainda em sua composição materiais como kevlar e fibra de carbono, por isso a durabilidade do sistema é maior que o da corrente.
Então essa maior durabilidade é um bom ponto positivo da correia em relação a corrente, certo? Sim, as trocas podem acontecer com uma frequência muito menor, sempre de acordo com manual do proprietário.
No entanto, por serem construídas nesse tipo de material, sofrem com o aquecimento, perdem eficiência e tem menor prazo de validade. Dessa forma, não são indicadas para motocicletas que atingem altas velocidades.
A transmissão final feita por correia dentada é vista, normalmente, em motocicletas da categoria custom, como, por exemplo, nos modelos Harley-Davidson. É um sistema silencioso, que não necessita de lubrificação, e cuja manutenção consiste em limpeza periódica de excesso de sujeira.
Esse sistema de transmissão final por correia é feito para rodar principalmente em qual situação?
É feito para uma moto que anda em cidade, roda pouco, pois com seu uso constante em um período extenso causa superaquecimento e consequentemente danos aos componentes, principalmente na correia.
Vale lembrar que esse sistema de transmissão é menos indicado para a utilização em estradas de barro por poder ter maior acúmulo de sujeira, principalmente quando estamos falando de motocicletas que foram adaptadas para uso com correia.
Kit Transmissão por Correia pontos positivos e negativos
Na lista dos Prós e Contras do sistema por correia temos o seguinte:
Positivos:
- Menor necessidade de manutenção;
- Menor índice de ruído;
- Maior autonomia;
Negativos:
- Maior custo e dificuldade em encontrar peças de reposição;
- Maior complexidade de manutenção;
- Esquenta em rotações superelevadas;
- Maior acúmulo de sujeira em estradas de barro;
- Prazo de validade;
Corrente vs Correia de moto: qual a melhor?
Kit transmissão da moto por corrente ou correia, qual a melhor?
A opção mais eficiente acaba se tornando o kit transmissão por corrente, que possui menor perda de potência, manutenção simplificada e está acessível em qualquer região do país, sem a necessidade de conhecimento muito específico para reparo em caso de uma emergência.
Vale lembrar também que hoje em dia é comum encontrar motos fabricadas com kit transmissão final por corrente adaptadas e utilizando um sistema por correia. Nesses casos há um risco maior, já que em alguns modelos existe uma adaptação que foge do padrão de fábrica e pode trazer riscos.
A Riffel Moto Peças comercializa hoje dois kits de transmissão final por corrente, o Kit Top e o Titanium, fabricados em aço 1045 de alta resistência e que oferecem o melhor custo benefício para sua moto. Encontre na sua loja de confiança.
podemos sim fazer adaptações sem gambiarra
o mais importante é procurar um profissional para a correta instalação
Se a moto foi concebida pra andar c corrente, pra que eu vou discutir com um cara q estudou p fazer as motos… correia p quem veio c correia e corrente p quem veio assim…
há a possibilidade de se trocar de uma para a outra? ha kits prontos?
José, sim, existe a possibilidade, mas, costuma ficar muito caro, e, na maioria das vezes, não compensa.
Um exemplo clássico, é o kit correia da WGK para CG150 e FAN160, mas, esse kit custa mais de R$ 800.00, e ainda tem a mão de obra do profissional que vai instalar, tem que ser profissional capacitado. Sem contar que, alguns ainda reclamam de a durabilidade não ser esperada, justamente por ser uma adaptação.
normalmente a durabilidade é 100.000 km isso não fizer off road claro
sim existe para qualquer moto