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Corrente ou Correia de moto, qual a melhor?

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Corrente ou correia, qual é o melhor kit de transmissão para sua moto?

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Corrente ou correia, qual é o melhor kit de transmissão para sua moto?

Sabemos que hoje em dia temos ao menos 3 tipos de transmissão final que é responsável por passar para a roda traseira a força gerada pelo motor e consequentemente colocar a moto em movimento, são elas: por corrente, correia e ainda existe também o eixo cardã.

Nessa matéria falaremos das duas principais, a corrente e a correia, qual delas é a melhor opção para as motos? Veremos a seguir!

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Kit Transmissão por corrente

Vamos começar falando do kit transmissão por corrente, explicando de uma forma resumida do que é composto, seu funcionamento e seus pontos positivos e negativos e para isso trouxemos um especialista da maior fabricante de peças do Brasil, Duglas Greuel da Riffel.

Segundo Duglas, um kit de transmissão por corrente hoje é o mais comum de todos em motos e é composto por duas engrenagens dentadas de metal (Coroa e Pinhão) e de uma corrente, que faz a ligação entre elas.

Essas engrenagens, construídas em diversos tipos de metal (mais comuns aço e alumínio), se diferem na quantidade de dentes e em seu diâmetro.

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Na parte da frente, próximo ao pedal de câmbio, se encontra o menor deles, chamado de pinhão. Seu trabalho é transmitir a rotação do motor para a corrente, que pode ser de elos comuns ou com retentor.

A corrente, por sua vez, gira e move a engrenagem maior, na parte traseira, cuja força faz a roda traseira tracionar. A corrente é o tipo de transmissão mais comum em motos e a mais encontrada hoje em motocicletas de todas as cilindradas.

A simplicidade de produção, a facilidade de reposição e o baixo custo de manutenção as tornam muito populares e são as queridinhas dos fabricantes de motocicletas.

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Isso por si só já é um bom ponto positivo para o kit transmissão por corrente, certo? Sim. Além disso, com informações de uma das maiores fabricantes de moto do continente, a transmissão final por corrente é a mais eficiente e precisa na entrega da potência do motor à roda.

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Tanto é que a maioria das motos de competição das modalidades mundiais utilizam esse tipo de sistema. Especialistas dizem que a perda de potência é de somente de 5 a 10% e por isso é a mais escolhida para motocicletas de alto desempenho.

Mas assim como há pontos positivos, existem também negativos. O primeiro deles é a necessidade de manutenção, limpeza e lubrificação com maior regularidade em comparação com a correia.

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Kit Transmissão por Corrente pontos positivos e negativos

Então na lista de Prós e Contras do kit transmissão por corrente temos o seguinte:

Positivos:

  • Baixo custo de aquisição e de manutenção;
  • Facilidade na manutenção e na reposição do conjunto;
  • Baixa perda de potência;

Negativos:

  • Menor durabilidade;
  • Maior periodicidade de manutenção por ter maior contato com sujeira/poeira;
  • Maior emissão de ruídos;

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Kit transmissão por correia dentada

Agora, qual a diferença da corrente para a correia dentada, ou mais conhecida como sistema de transmissão final por correia?

Correia dentada é o conhecido sistema de transmissão final por correia, muito similar ao feito por corrente, porém, a grande diferença é que se troca o metal da coroa, pinhão e corrente, por polias e correia de material flexível.

Regularmente fabricadas em borracha de alta resistência, as correias podem conter ainda em sua composição materiais como kevlar e fibra de carbono, por isso a durabilidade do sistema é maior que o da corrente.

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Então essa maior durabilidade é um bom ponto positivo da correia em relação a corrente, certo? Sim, as trocas podem acontecer com uma frequência muito menor, sempre de acordo com manual do proprietário.

No entanto, por serem construídas nesse tipo de material, sofrem com o aquecimento, perdem eficiência e tem menor prazo de validade. Dessa forma, não são indicadas para motocicletas que atingem altas velocidades.

A transmissão final feita por correia dentada é vista, normalmente, em motocicletas da categoria custom, como, por exemplo, nos modelos Harley-Davidson. É um sistema silencioso, que não necessita de lubrificação, e cuja manutenção consiste em limpeza periódica de excesso de sujeira.

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Esse sistema de transmissão final por correia é feito para rodar principalmente em qual situação?

É feito para uma moto que anda em cidade, roda pouco, pois com seu uso constante em um período extenso causa superaquecimento e consequentemente danos aos componentes, principalmente na correia.

Vale lembrar que esse sistema de transmissão é menos indicado para a utilização em estradas de barro por poder ter maior acúmulo de sujeira, principalmente quando estamos falando de motocicletas que foram adaptadas para uso com correia.

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Kit Transmissão por Correia pontos positivos e negativos

Na lista dos Prós e Contras do sistema por correia temos o seguinte:

Positivos:

  • Menor necessidade de manutenção;
  • Menor índice de ruído;
  • Maior autonomia;

Negativos:

  • Maior custo e dificuldade em encontrar peças de reposição;
  • Maior complexidade de manutenção;
  • Esquenta em rotações superelevadas;
  • Maior acúmulo de sujeira em estradas de barro;
  • Prazo de validade;

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Corrente vs Correia de moto: qual a melhor?

Kit transmissão da moto por corrente ou correia, qual a melhor?

A opção mais eficiente acaba se tornando o kit transmissão por corrente, que possui menor perda de potência, manutenção simplificada e está acessível em qualquer região do país, sem a necessidade de conhecimento muito específico para reparo em caso de uma emergência.

Vale lembrar também que hoje em dia é comum encontrar motos fabricadas com kit transmissão final por corrente adaptadas e utilizando um sistema por correia. Nesses casos há um risco maior, já que em alguns modelos existe uma adaptação que foge do padrão de fábrica e pode trazer riscos.

A Riffel Moto Peças comercializa hoje dois kits de transmissão final por corrente, o Kit Top e o Titanium, fabricados em aço 1045 de alta resistência e que oferecem o melhor custo benefício para sua moto. Encontre na sua loja de confiança.

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david
david
2 anos atrás

podemos sim fazer adaptações sem gambiarra
o mais importante é procurar um profissional para a correta instalação

Alex
Alex
3 anos atrás

Se a moto foi concebida pra andar c corrente, pra que eu vou discutir com um cara q estudou p fazer as motos… correia p quem veio c correia e corrente p quem veio assim…

jose
3 anos atrás

há a possibilidade de se trocar de uma para a outra? ha kits prontos?

Gustavo Henrique F1
Gustavo Henrique F1
3 anos atrás
Responder a  jose

José, sim, existe a possibilidade, mas, costuma ficar muito caro, e, na maioria das vezes, não compensa.
Um exemplo clássico, é o kit correia da WGK para CG150 e FAN160, mas, esse kit custa mais de R$ 800.00, e ainda tem a mão de obra do profissional que vai instalar, tem que ser profissional capacitado. Sem contar que, alguns ainda reclamam de a durabilidade não ser esperada, justamente por ser uma adaptação.

david
david
2 anos atrás
Responder a  Gustavo Henrique F1

normalmente a durabilidade é 100.000 km isso não fizer off road claro

david
david
2 anos atrás
Responder a  jose

sim existe para qualquer moto