Nova Apache 200 2018 no Brasil, preço e detalhes
Pequena Street Naked de 200 cilindradas e estilo Premium, nova Dafra Apache RTR 200 está confirmada para o Brasil. Veja detalhes sobre preço e data de lançamento.
Pequena Street Naked de 200 cilindradas e estilo Premium, nova Dafra Apache RTR 200 está confirmada para o Brasil. Preço e data de lançamento ainda não foram informados.
O modelo, com seu design sofisticado para uma categoria que já não é tão explorada por aqui, esteve pelo Brasil em diversas ocasiões e está prometida oficialmente pela Dafra para chegar em breve. A novidade será uma evolução da conhecida Apache 150.
Essa motocicleta é produzida em parceria com a mesma fabricante responsável por desenvolver a primeira moto de baixa cilindradas da BMW, a G 310R. A Apache 200 é fabricada pela TVS, uma montadora indiana bem conhecida do mercado.
Nova Apache 200 2018 no Brasil
Seguindo a série de artigos e vídeos “10 Fatos” aqui do Motorede (veja todas as motos), onde montamos uma lista com as principais características de alguma moto/assunto, trazemos informações que você precisa saber sobre a nova Dafra Apache 200 2018.
Entre os principais destaques dessa lista estão que ela já foi flagrada diversas vezes rodando com a famosa placa verde de testes, sua aceleração vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e que ela estará praticamente sozinha em sua categoria. Veja 10 fatos sobre a Dafra Apache 200 2018:
- 1) Apache 200 flagrada nas ruas
- 2) Apache 200 desenvolvida pela TVS
- 3) Nicho de 200cc a ser explorado
- 4) Design Premium Apache RTR 200
- 5) Apache 200 Potência e Torque
- 6) Comparação Apache 200 vs 200 Duke
- 7) Top Speed Dafra Apache 200 2018
- 8) Especificações Apache RTR 200
- 9) Data de Lançamento da Apache 200 no Brasil
- 10) Preço da nova Apache 200 2018
- Fato extra
Fato 1) Apache 200 flagrada nas ruas
A Apache 200 já foi flagrada algumas vezes no Brasil e também foi exibida não com apenas um, mas com três modelos diferentes no último Salão Duas Rodas, que aconteceu no mês de novembro, em São Paulo.
Desde a metade do ano passado o modelo já foi flagrado no Brasil algumas vezes rodando com a famosa placa verde de testes.
Em um dos flagras (foto acima) podemos ver um modelo que parece ter sido importado direto da Índia e que começou a rodar por aqui sem nenhuma alteração, comprovado pelo para-lamas rente a roda traseira, pela logo da TVS Racing na tampa lateral e o grafismo RTR 200 4V na rabeta.
Já em outro flagra (veja as fotos) pudemos observar que ela surgiu em uma versão bem mais “abrasileirada”, já sem o para-lamas rente a roda traseira e nenhum grafismo com a marca ou nome do modelo.
No último Salão Duas Rodas 2017, a Dafra expos as 3 versões da Apache que pretende comercializar por aqui. Vimos de perto no stand da marca uma versão na cor Branca e outra Preto brilhante, além da exclusiva cor Vermelho fosco, que nos chamou bastante atenção.
Fato 2) A Apache 200 foi desenvolvida pela TVS
Se isso serve como reforço para a qualidade do desenvolvimento da pequena Naked que a Dafra está trazendo para cá, ela foi desenvolvida pela TVS, conhecida fabricante indiana.
A TVS foi responsável por desenvolver a primeira motocicleta de baixa cilindrada da BMW, em parceria com a própria marca alemã, no que veio a ser a nova G 310R que conhecemos.
Fato 3) O modelo estará praticamente sozinho no nicho de 200 cilindradas
Assim que ela chegar ao mercado nacional, sua única concorrente direta será uma moto que também já saiu das linhas de produção da fábrica da Dafra um dia, a 200 Duke. E é possível que essa concorrente saia de linha caso a KTM resolva lançar a renovada 250 Duke por aqui.
Com design moderno e acabamento Premium a nova Apache RTR 200 chega como uma opção de Street Naked para um nicho bem específico explorado pela marca, o de 200 cc. Um dia esse nicho já foi um pouco mais explorado no Brasil. Hoje, conta com a KTM 200 Duke em sua versão antiga.
Fato 4) Design Premium Apache RTR 200
Comentando sobre o design, a novidade traz um visual que até pouco tempo era muito incomum para motos de baixas cilindradas do nosso mercado.
Esse cenário mudou um pouco com a chegada da própria 200 Duke e até da nova CB Twister, mas quem trouxe aquela cara de moto Premium indiana para cá foi a Yamaha com a nova Fazer 250, ou FZ 25 como é chamada por lá.
Voltando a falar da Apache 200, seu design é sofisticado. Assim como a 200 Duke e Fazer 250, ela traz até banco bipartido, coisa que a CB Twister ainda não possui.
Alguns dos detalhes visuais que mais nos chamaram atenção quando vimos a Apache 200 de perto no Salão Duas Rodas foi o escapamento, com seu design moderno, e o enorme tanque de combustível, com formato que mostra ótimo encaixe para as pernas e a tampa do tanque no estilo aviação.
Além das cores branco e preto brilhantes, a cor vermelho fosco foi outro ponto de destaque na pequena moto da Dafra/TVS.
Fato 5) Potência e Torque da Apache 200
No motor, sai o monocilíndrico de 150 cc para entrar um novo propulsor de 200 cilindradas.
No mercado indiano, a Apache 200 conta com o novo motor monocilíndrico de 197,7 cc e quatro válvulas, com injeção eletrônica, que é capaz de gerar a potência máxima de 21 cavalos a 8.500 rpm e tem torque de 1,85 kgf.m aos 6.500 giros.
Como a Dafra ainda não forneceu as especificações técnicas para o Brasil não podemos confirmar, mas acreditamos que os números serão os mesmos para o modelo que chegará aqui em breve.
Fato 6) Comparação Apache 200 vs 200 Duke vs CB Twister vs Fazer 250
O fato é que Apache 200, se comparada com as suas principais concorrentes do nosso mercado, acaba sendo a mais fraca de todas.
Contando com a Apache, 200 Duke, Fazer 250 e a CB Twister, a novidade da Dafra é a menos potente de todas, praticamente empatada com a nova Fazer 250. São 21 cavalos para a Apache e 21,3 cavalos para a Street Naked da Yamaha.
A mais potente é a 200 Duke e seus quase 26 cavalos de potência máxima, seguida pela CB Twister e seus 22,4 cavalos.
Fato 7) Top Speed e dados oficias de 0 a 100 a km/h
Segundo dados da própria TVS, a nova Apache RTR 200 é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 12 segundos na versão com injeção eletrônica. Sim, na Índia também existe uma versão com carburador, que atinge um pouco menos de potência.
Já seu Top Speed é declarado em 129 km/h, porém, é possível encontrar diversos vídeos que mostram o modelo atingindo o pico de 149 km/h.
Fato 8) Especificações Apache RTR 200
Seguindo a evolução em comparação com a Apache 150, a versão de 200 cilindradas traz freio a disco nas duas rodas com sistema de frenagem combinado e suspensão traseira monoamortecida.
Nos freios, ela traz disco de 270 mm na dianteira e 240 mm na traseira, aliado ao sistema FH-CBS de frenagem combinada. Na Índia a TVS acabou de lançar uma versão com freios ABS, porém, não sabemos se essa atualização chegará na versão brasileira até seu lançamento.
Já nas suspensões o modelo traz garfo telescópico com 117 mm de curso na dianteira e suspensão traseira monoamortecida com 105 mm de curso e 7 posições de regulagem. As rodas são de liga-leve com 17 polegadas e equipam pneus Pirelli City Demon.
Fato 9) Data de Lançamento da Apache 200 no Brasil
A previsão que nos foi passada durante o Salão Duas Rodas não se cumpriu e agora a Dafra informou apenas que ela chegará em breve. Em novembro, ao conversamos direto com o pessoal da Dafra no Salão, fomos informados que o nova Apache 200 chegaria nas lojas em abril desse ano, porém, isso não aconteceu.
Entramos em contato com a Dafra recentemente para tentar confirmar sua data oficial de chegada por aqui, mas a única informação que conseguimos é de que ela está confirmada para o Brasil e chegará em breve.
Fato 10) Preço da nova Apache 200 2018
Sem confirmação de valores pela Dafra para o modelo que será lançado no Brasil, na Índia a Apache 200 em sua versão sem ABS é vendida por cerca de R$ 5 mil reais em conversão direta de rúpias indianas para o Real.
Já a nova versão, chamada de Apache 200 Race Edition, com ABS de série, fica na casa dos R$ 5.500,00.
Fazendo cálculos relacionados a importação e outras taxas, e nos baseando que a Next 300, recém-lançada pela Dafra por aqui custa R$ 14.600,00, a nova Apache 200 deve ficar na faixa de R$ 10.700 a R$ 11.500 reais. Um preço acessível se comparada com suas concorrentes.
Fato Extra) A Dafra irá lançar a Apache 200 ainda em 2018?
A dúvida que não quer calar: será que a Dafra vai lançar esse modelo ainda em 2018? Com uma boa base de fãs, a marca está deixando seu público ansioso e aguardando esse modelo há algum tempo.
A informação extraoficial que temos é de que a Apache 200 2018 chegará nas lojas ao final de agosto e início de setembro.
estou só esperando chegar ao Brasil, principalmente no sul, para adquirir uma destas…
acho q 7000R$ com abs tá + que bem paga, agora não entendo por que tamanha enrolação pra lançar a moto de vez no Brasil.