Descubra onde estão as mulheres motociclistas no Brasil
Três estados do Brasil tem destaque feminino nas motos.
São quase 10 milhões de mulheres com a categoria A no país.
Confira onde está a presença feminina nas motocicletas.
Onde estão as mulheres motociclistas no Brasil?
Rondônia, Santa Catarina e Mato Grosso são os estados com o maior percentual de pessoas do gênero feminino com habilitação na categoria A. Aliás, a presença feminina na condução de uma motocicleta cresce a cada dia entre as mulheres brasileiras.
Atualmente, o Brasil conta com 9.468.705 motociclistas do gênero feminino. Agora, como destacado, os três estados que têm mais mulheres habilitadas na categoria A, em termos porcentuais, são Rondônia (31,9%), Santa Catarina (27,6%) e Mato Grosso (24,6%). Já em números absolutos, a liderança é de São Paulo, com 2.823.660 motociclistas.
Os dados são da SENATRAN/IBGE (Secretaria Nacional de Trânsito/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), analisados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo.
Confira a participação de mulheres motociclistas em cada um dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal:
Porcentagem de mulheres nas motos cresce
Atualmente, o Brasil tem 29.132.591 homens aptos a conduzir motocicletas – em 10 anos eles representaram uma alta de 38%. Entretanto, a porcentagem de mulheres nas motos, no mesmo período, teve um crescimento de 69,5%. Se hoje elas são quase 10 milhões, em 2014 eram pouco mais de 5,5 milhões.
Entretanto, apesar do aumento expressivo, elas representam apenas 24,5% entre todos os cidadãos brasileiros habilitados na categoria A. Lembrando que com esse tipo de carteira de motorista, é possível conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais que 50 cc.