Detalhando as novidades da Honda CG 160 Titan 2016
A Honda não decepcionou com a nova CG 160, trazendo vários upgrades para o novo modelo da linha 2016. A principal meta era trazer mais eficiência, mas mantendo a economia de combustível e não prejudicando tanto o meio ambiente. Com a passagem para 162,7 cc o motor monocilíndrico contou com melhorias em sua mecânica, aumentando seu desempenho e dando maior potência e torque para a moto.
A Honda não decepcionou com a nova CG 160, trazendo vários upgrades para o novo modelo da linha 2016. A principal meta era trazer mais eficiência, mas mantendo a economia de combustível e não prejudicando tanto o meio ambiente. Com a passagem para 162,7 cc o motor monocilíndrico contou com melhorias em sua mecânica, aumentando seu desempenho e dando maior potência e torque para a moto.
Honda CG 160 Titan 2016
Seu motor é FlexOne (aceita álcool e gasolina como combustível) e vem pra fechar a segunda fase Promot 4. Outros fatores que levaram a sua melhoria foram a inclusão de um balanceiro para diminuir a vibração e a fixação do eixo primário nas tampas laterais.
Com muitas melhorias, algumas características acabaram não sofrendo alterações, como o comando simples no cabeçote (OHC), 4 pistões, resfriamento a ar e claro, injeção eletrônica.
Comparando com a versão 2015, seu cabeçote consegue ser totalmente diferente, pois é fabricado em peça única (ao contrário da sua antecessora que era formado por 2 partes). Isso resulta numa chance menor de problemas, pois há menos peças para ocasionar danificações ou erros de performance. Já seus pistões vem com saia mais curta e biela de curso um pouco mais longa, ocasionando menos atrito nas áreas de contato. Esse diferencial acaba gerando menos calor, e assim, mais eficiência energética.
Vídeo da nova CG 160 Titan 2016
A Honda também divulgou que o novo motor utiliza um rolamento de agulha no eixo do balancim (antes era esférico), essa nova peça tem desgaste menor e não pede nem corre risco de manutenção tão facilmente quanto a anterior.
Sua mola de retorno das válvulas era singular e no modelo 2016 já existe duas (sendo uma interna). O objetivo disto é para que o retorno seja mais rápido evitando a flutuação.
Para dar mais segurança nas melhoras, o instrutor técnico da Honda, Eduardo Lima, nos garante “Para facilitar a manutenção do novo motor não é mais necessário desmontar o cabeçote para retirar o comando das válvulas. O acesso é feito por uma tampa lateral, tornando o trabalho mais rápido e simples”. Esse novo processo ocasiona na economia de tempo para realizar reparos e revisões e também garantiu uma diminuição de altura em seu motor, deixando a CG mais compacta e aumentando sua capacidade cúbica.
Mudanças simples na nova Honda CG 2016 que ajudam:
Com mais novidades, a Honda também comentou que seu novo modelo passou a ter sua vareta de medição de óleo em uma nova posição, passando a ser um pouco a frente da tampa de embreagem, dando mais facilidade e fácil manuseio para verificar o nível. Fator importante também é que agora seu período de troca aumentou de 4 para 6 mil quilômetros, dando mais alivio pro bolso e ajudando o meio ambiente.
O preço da CG 160 está previsto para a partir de R$ 7.990.
Com muitas melhorias, algumas características acabaram não sofrendo alterações, como o comando simples no cabeçote (OHC), 4 pistões, resfriamento a ar e claro, injeção eletrônica.
Com mais novidades, a Honda também comentou que seu novo modelo passou a ter sua vareta de medição de óleo em uma nova posição, passando a ser um pouco a frente da tampa de embreagem, dando mais facilidade e fácil manuseio para verificar o nível. Fator importante também é que agora seu período de troca aumentou de 4 para 6 mil quilômetros, dando mais alivio pro bolso e ajudando o meio ambiente.