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Qual a diferença da corrente com retentor e sem retentor para moto?

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Fomos atrás de um profissional da fabricação de kit transmissão para motos para nos explicar a função do retentor (anel o’ring) e quando usar uma corrente com retentor e uma corrente sem retentor em sua moto.

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Fomos atrás de um profissional da fabricação de kit transmissão para motos para nos explicar a função do retentor (anel o’ring) e quando usar uma corrente com retentor e uma corrente sem retentor em sua moto.

O kit transmissão da moto é composto por coroa, pinhão e corrente e ele é responsável por transmitir a força do motor para a roda traseira. Ele é responsável por ajudar a fazer a moto andar. E um dos itens muito importante nesse kit é a corrente.

Nessa matéria trazemos o consultor Artur, da Riffel Moto Peças, renomada fabricante de peças, para explicar qual a diferença entre uma corrente com retentor e sem retentor, qual a melhor a ser usada e quando se deve utilizar uma ou outra.

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Qual a diferença da corrente de moto com retentor e sem retentor?

MR: Então fala para gente Artur, qual é a diferença entre a corrente de moto com e sem retentor?

A: Então Seku, as duas correntes, basicamente, são montadas com os mesmos componentes e os mesmos materiais, a diferença é que a corrente com o retentor possui um anel O’Ring, ou o retentor como é chamado.

A: Esse anel mantem a lubrificação original por mais tempo e impede a entrada de elementos externos como sujeira ou areia. Ou seja, a água, sujeira e areia que a gente pegar durante a pilotagem da moto, com o retentor não chega a penetrar entre as peças da corrente.

A: Com retentor a sujeira não vai chegar no pino interno. Ele também evita que a placa interna e a placa externa estejam em atrito direto. Em contato direto uma com a outra no caso. Ele está fazendo como se fosse uma parede no meio das peças.

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Qual é o material do anel O’Ring/Retentor?

MR: Com que material é fabricado essa peça O’Ring, ou anel retentor?

A: Ele é feito de uma espécie de borracha resistente a materiais químicos que fica entre a placa interna e a placa externa da corrente impossibilitando a entrada de materiais externos, como areia, água de chuva e todo outro tipo de material abrasivo que reduz a vida útil da corrente.

MR: Podemos lavar a moto e limpar a corrente que o retentor não vai ter tantos problemas?

A: Com certeza! Nós recomendamos lavar e enxaguar, ou seja, fazer a limpeza geral da corrente a cada 500 quilômetros, lembrando de sempre manter lubrificado. Sempre também seguir a recomendação da fabricante.

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Quando usar corrente de moto sem retentor?

MR: Artur, fala para gente quando deve ser usada uma corrente sem o retentor.

A: Então Seku, nosso Kit Titanium Riffel em aço 1045 é composto de concorrente sem retentor. Sem anel O’Ring. Esse kit nós recomendamos para a pessoa que não utiliza muito a moto. Que não está rodando muito.

A: Esse kit possui preço mais acessível, ele é muito mais fácil de encontrar no mercado e realmente é recomendado para a pessoa que roda menos com sua moto.

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Quando usar corrente de moto com retentor?

MR: Artur, quando que se deve usar o kit transmissão com corrente com retentor/anel O’Ring?

A: Então Seku, para motociclistas que gostam de viajar e que rodam bastante, mas que não queiram estar sempre em oficinas ajustando a corrente, recomendamos um kit com retentor. Especialmente para motoboys! Como eles não têm muito tempo para ficar parando em oficina só para ajustar corrente nós recomendamos o kit com retentor.

A: Esse kit tem um custo maior, porém ele se justifica com a redução do tempo de manutenção. Você vai parar menos nas oficinas para ajustar a corrente e a vida útil dele é maior do que uma corrente sem retentor.

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A: No caso ele vai justificando o seu preço maior pelo próprio uso, exigindo muito menos manutenção. Na Riffel o nosso kit com corrente com retentor se chama Kit TOP Riffel.

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Corrente de moto com retentor ou sem retentor, qual a melhor?

MR: Corrente com ou sem retentor, qual a melhor?

A: Cada tipo de kit transmissão tem o seu tipo de uso. Um modelo pode se sair melhor em algumas ocasiões e outro em outras. Recomendamos o Kit Titanium em aço 1045 para quem roda pouco com a moto.

A: Já para quem roda muitos quilômetros por dia, seja viajando ou a trabalho como o caso dos motoboys, recomendamos o uso do Kit Top Riffel com retentor também em aço 1045. Com esse kit transmissão o piloto terá menos manutenção e mais durabilidade.

*Artigo desenvolvido em parceria com Riffel Moto Peças

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