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Ducati apresenta elétrica que atinge 275 km/h

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Nova Ducati Elétrica V21L competirá na MotoE do MotoGP e já atingiu impressionantes 275 km por hora!

A marca italiana Ducati apresentou detalhes técnicos da sua primeira moto elétrica, o protótipo Ducati V21L.

O modelo foi construído para ser utilizado no campeonato de motocicletas elétricas da MotoGP, a Copa do Mundo de MotoE.

Em testes, a novidade já alcançou impressionantes 275 km/h.

Ducati apresenta sua primeira moto elétrica 

Em 2023, o protótipo Ducati V21L vai substituir as atuais motos Energica Ego Corsa, que são utilizadas na MotoE desde a criação da categoria, em 2019. Com isso, todos os times que competem na classe vão utilizar as motos elétricas da fabricante de Borgo Panigale.

Compressor de ar portátil para moto

Vale lembrar que na MotoE o Brasil é representado pelo piloto paulista Eric Granado. Ele compete na categoria desde o primeiro ano de realização do campeonato. Além disso, teve como melhor resultado na série um 3º lugar no Mundial de pilotos, em 2019.

Com isso, Granado e demais concorrentes vão pilotar em breve a V21L, que nasce especialmente para a categoria de motos. Mais do que uma divisão de corridas, a classe é um intenso laboratório para o desenvolvimento de novos modelos.

E neste primeiro momento, o projeto do protótipo uniu designers ao pessoal da divisão de corridas da Ducati. Mais precisamente, o Centro Stile Ducati criou a pintura da moto. Enquanto a Ducati Corse atuou no design de peças eletrônicas, controles e estratégias de software, além de realizar simulações da dinâmica e aerodinâmica da motocicleta.

Ducati V21L

A Ducati já forneceu recentemente alguns dados da V21L. Segundo a fabricante, a moto elétrica entrega 110 kW (150 cv) de potência máxima e 14,3 kgf.m de torque em um conjunto que pesa 225 kg. Em testes, essa italiana alcançou 275 km/h de velocidade máxima no circuito de Mugello.

A bateria da V21L pesa 110 kg e oferece uma capacidade de 18 kWh, tendo uma tomada de carregamento de 20 kW integrada na rabeta.  O inversor pesa apenas 5 kg, sendo derivado de uma unidade utilizada em veículos elétricos que competem. Já o motor em si pesa apenas 21 kg e atinge rotação máxima de 18.000 rpm.

Mas segundo a Ducati, um dos destaques da nova moto elétrica está no sistema de refrigeração. A V21L utiliza um sistema líquido sofisticado e que promete ser mais eficiente que a Energica Ego Corsa, com um circuito duplo projetado para atender às diferentes necessidades térmicas da bateria.

Conjunto de corrida!

A Ducati V21L, assim como a Panigale V4, vem com muita fibra de carbono. Na elétrica, o material é usado no chassi e na área frontal. Enquanto isso, o quadro do monocoque é de alumínio e pesa 3,7 kg.

Na traseira, o braço oscilante em alumínio pesa cerca de 4,8 kg e tem sua geometria idêntica a da Ducati Desmosedici que corre na MotoGP. Já o subquadro traseiro, que integra a cauda e o assento do piloto, é feito também em fibra de carbono.

A V21L tem na dianteira garfo pressurizado Öhlins NPX 25/30 com tubos invertidos de 43 mm de diâmetro na frente, uma unidade derivada da Ducati Superleggera V4. Enquanto na traseira, a suspensão fica a cargo do amortecedor Öhlins TTX36 – sendo totalmente ajustável.

Segurando a máquina elétrica, vemos os freios da Brembo. Na frente são discos duplos de aço com 338,5 mm de diâmetro e duas pinças GP4RR M4 32/36 – junto do cilindro mestre radial PR19/18. Na traseira o sistema de freio tem pinça P34 e disco único de 220 mm – junto do cilindro mestre PS13.

Demais detalhes e resultados de testes em pista ainda serão revelados em breve pela Ducati. Tudo isso, enquanto aguardamos a estreia da V21L na MotoE em 2023.

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