Bajaj Rakesh Sharma Waldyr Ferreira

A Bajaj pretende abrir sua nova fábrica no Brasil em 2024.


A unidade permitirá à marca acelerar o seu plano de expansão no país.

Essa nova fábrica da Bajaj também vai realizar a produção de marcas parceiras.

Fábrica da Bajaj no Brasil 

A Bajaj do Brasil oficializou, no dia 1 de agosto de 2023, a informação dos planos para a nova fábrica própria no país. Segundo a marca, o objetivo é seguir fortalecendo sua atuação no mercado nacional. Além disso, a planta será a primeira unidade produtiva da empresa fora da Índia.

Compressor de ar portátil para moto

De acordo com Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, a atuação com fábrica própria no Brasil – maior mercado de motocicletas da América Latina – auxiliará a empresa a ganhar conhecimento sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor.

Bajaj Brasilia 2

A fábrica da Bajaj estará localizada em Manaus (AM) e terá capacidade produtiva inicial de 20 mil unidades por ano, segundo a divisão da marca no Brasil. Enquanto isso, segundo Sharma, a produção pode chegar a 20 mil unidades por mês. A previsão é inaugurar a nova planta dentro dos próximos 12 meses, ainda no segundo semestre de 2024.

Segundo Sharma, o Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais a marca atua por meio de distribuidores. Diferenças devido ao tamanho e complexidade. E isto exigiu da Bajaj uma visão de longo prazo e entendeu-se que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local com uma fábrica própria.

Bajaj Rakesh Sharma Waldyr Ferreira

Motos Bajaj fabricadas no Brasil

De acordo com Rakesh Sharma, além dos modelos de motos da Bajaj, a fábrica proposta no Brasil também produzirá as motocicletas da empresa austríaca KTM. Lembrando que a Bajaj Auto tem uma participação de 48% na KTM.

Além disso, a Bajaj Auto também tem uma aliança global com a fabricante britânica de motocicletas Triumph – para co-desenvolver motocicletas de média cilindrada. No entanto, a marca britânica já tem presença fabril no Brasil.


Atualmente, a Bajaj tem disponíveis no mercado brasileiro três modelos, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, que são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), em uma parceria estratégica com a unidade da brasileira da Dafra.


Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários