Fábrica da Bajaj no Brasil inicia produção em 2024
A Bajaj pretende abrir sua nova fábrica no Brasil em 2024.
A unidade permitirá à marca acelerar o seu plano de expansão no país.
Essa nova fábrica da Bajaj também vai realizar a produção de marcas parceiras.
Fábrica da Bajaj no Brasil
A Bajaj do Brasil oficializou, no dia 1 de agosto de 2023, a informação dos planos para a nova fábrica própria no país. Segundo a marca, o objetivo é seguir fortalecendo sua atuação no mercado nacional. Além disso, a planta será a primeira unidade produtiva da empresa fora da Índia.
De acordo com Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, a atuação com fábrica própria no Brasil – maior mercado de motocicletas da América Latina – auxiliará a empresa a ganhar conhecimento sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor.
A fábrica da Bajaj estará localizada em Manaus (AM) e terá capacidade produtiva inicial de 20 mil unidades por ano, segundo a divisão da marca no Brasil. Enquanto isso, segundo Sharma, a produção pode chegar a 20 mil unidades por mês. A previsão é inaugurar a nova planta dentro dos próximos 12 meses, ainda no segundo semestre de 2024.
Segundo Sharma, o Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais a marca atua por meio de distribuidores. Diferenças devido ao tamanho e complexidade. E isto exigiu da Bajaj uma visão de longo prazo e entendeu-se que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local com uma fábrica própria.
Motos Bajaj fabricadas no Brasil
De acordo com Rakesh Sharma, além dos modelos de motos da Bajaj, a fábrica proposta no Brasil também produzirá as motocicletas da empresa austríaca KTM. Lembrando que a Bajaj Auto tem uma participação de 48% na KTM.
Além disso, a Bajaj Auto também tem uma aliança global com a fabricante britânica de motocicletas Triumph – para co-desenvolver motocicletas de média cilindrada. No entanto, a marca britânica já tem presença fabril no Brasil.
Atualmente, a Bajaj tem disponíveis no mercado brasileiro três modelos, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, que são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), em uma parceria estratégica com a unidade da brasileira da Dafra.