Faixa Azul para motos em São Paulo aumenta, saiba onde estão pontos
Faixa Azul para motos em São Paulo aumenta após bons resultados de implementações anteriores. A faixa exclusiva para motos em SP ganhou mais espaço, veja onde!
Desde a segunda-feira (4) estão sendo entregues novos trechos de Faixas Azul para motos em São Paulo.
Novos pontos ficam nas avenidas Brigadeiro Faria Lima, Luiz Dumont Villares e Zaki Narchi.
Confira todos os detalhes e novos caminhos para motociclistas.
São Paulo ganha mais 17 km de Faixa Azul para motos
A Prefeitura de São Paulo está implementando novas faixas exclusivas para motociclistas na cidade. Na Avenida Brigadeiro Faria Lima as sinalizações que definem o espaço estão entre a Avenida Pedroso de Moraes e a Rua Michel Milan, em ambos os sentidos, totalizando 9,2 km.
Na Zona Norte, a Avenida Zaki Narchi terá a faixa destinada aos motoqueiros entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Luiz Dumont Villares, em ambos os sentidos, somando 3,6 km.
Já a Avenida Luiz Dumont Villares recebe 5 km da nova sinalização para motos, em ambos os sentidos – desde a Avenida Zaki Narchi até a Rua Sevilha. Desta forma, agora a cidade contabiliza o total de 60,7 km de Faixa Azul.
As próximas ativações ocorrem no dia 18 de dezembro, na Avenida do Estado e Avenida Jacu Pêssego (inclui a Av. Nova Trabalhadores e Vice-Presidente). A meta da Prefeitura é implantar 200 km de Faixa Azul até o fim de 2024.
Demais pontos
A primeira Faixa Azul estreou na avenida 23 de Maio, em janeiro de 2022, desde então foi expandida da Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha). Depois, foram implantados mais 17 km no eixo Bandeirantes-Afonso D’Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos.
Entre setembro e outubro de 2023, o projeto aumentou no Corredor Norte-Sul, com 1,8 km entre as avenidas Prestes Maia e Tiradentes e, mais 2,8 km, que contemplaram as avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianápolis.
Já no dia 6 de novembro, mais 6 km foram entregues nas avenidas Sumaré e Paulo VI e, mais recentemente, 5,8 km nas avenidas das Nações Unidas e 4 km na Miguel Yunes.
Faixa Azul
A Faixa Azul é uma sinalização idealizada para reorganizar o compartilhamento das vias entre motociclistas, carros e ônibus. As vias que recebem a Faixa têm as sinalizações reorganizadas e o novo espaço delimitado para as motos.
Além da pintura no asfalto, as vias com Faixa Azul receberam sinalização vertical: placas de início e término, de orientação e atenção, além de faixas educativas. A partir das ativações, as motos devem trafegar preferencialmente entre as faixas 1 e 2. Lembrando que a Faixa não é obrigatória ou exclusiva.
E por não estar prevista no Código Nacional de Trânsito (CTB), a nova proposta de sinalização precisou do aval da Senatran – para ser implantada de maneira experimental. Desta forma, a novidade está sob avaliação de desempenho e acompanhamento do órgão federal.