Flagra: Apache RTR 200 é vista novamente em testes
Vista em testes pelas ruas de São Paulo em maio do ano passado, Apache RTR 200 é novamente flagrada no Brasil rodando com a famosa placa verde, veja as fotos!
Vista em testes pelas ruas de São Paulo em maio do ano passado, Apache RTR 200 é novamente flagrada rodando com a famosa placa verde (exclusiva para veículos que estão sendo testados), mas dessa vez pelas ruas de Manaus.
A Dafra apresentou oficialmente o modelo durante o Salão Duas Rodas 2017 (veja), onde também havia comentando que a data de chegada às lojas poderia ser em meados de abril de 2018. Porém, como bem sabemos, a novidade ainda não chegou.
Entramos em contato com a equipe de imprensa da fabricante e eles nos confirmaram que a naked de 200 cilindradas está confirmada para o nosso mercado, porém, informaram que ainda não estão divulgando a data de lançamento.
Dafra Apache RTR 200 flagrada no Brasil
Na foto acima, flagrada pelo leitor Paulo Mascarenhas no dia 15 de julho, podemos observar que essa não é a mesma moto que foi vista sendo abastecida em São Paulo há mais de um ano atrás.
Na versão vista nos últimos dias em Manaus podemos observar que esse é um modelo mais fiel ao que já é vendido no mercado asiático. Uma das principais características que comprovam essa teoria é que o modelo traz o para-lama traseiro rente a roda, típico do mercado internacional e incomum no Brasil.
Outro detalhe que pode ser observado na motocicleta flagrada nos últimos dias é a logo da “TVS Racing” na carenagem lateral, confirmando que esse é uma versão de testes que provavelmente veio importada direto da Ásia e está rodando sem nenhuma alteração.
O avistamento dessa versão, ainda com detalhes do mercado asiático, nos deixa em dúvida. Pois não parece fazer muito sentido ter uma versão “abrasileirada” rodando em testes e ao mesmo tempo ter a versão original asiática. Talvez seja um teste específico.
Já na versão flagrada em São Paulo há vários meses atrás (foto acima) vemos uma motocicleta muito mais adaptada e ajustada ao nosso mercado.
O para-lama traseiro rente a roda e os refletores conhecidos por aqui como “olho de gato” foram removidos, deixando a moto com cara de brasileira.
Nova Apache RTR 200
A Apache RTR 200 é produzida em parceria entre a Dafra e a montadora indiana TVS, a mesma fabricante que a BMW se juntou para produzir sua primeira naked (BMW G 310R) de baixa cilindrada.
Com design moderno e acabamento Premium a nova Apache RTR 200 chega como uma opção de Street para um nicho bem específico explorado pela marca, o de 200cc.
Ela vem como uma evolução da conhecida Apache 150, que teve 34.565 unidades produzidas no Brasil no período entre 2010 a 2014 (Abraciclo), e foi desenvolvida na Índia, onde existem outras versões de 160 e 180cc produzidas pela TVS.
No visual a nova Apache RTR 200 não deixa a desejar em praticamente nada. Ela possui linhas bem anguladas, carenagens agressivas e uma boa combinação de cores.
Aliás, no quesito cores, que pudemos ver de perto durante o Salão Duas Rodas, o destaque vai para a cor Vermelho fosco, que deu um ar muito sofisticado para a pequena Street. As outras cores são Branco e Preto brilhante.
Já falando em estilo, um dos destaques é o tanque de combustível da nova Apache RTR 200. Ele engana a primeira vista ao não possui carenagem acoplada a si, o que é comum, sendo uma peça inteira com desenho agressivo.
A tampa desse tanque, no estilo aviação, também merece ser observada, pois em vez de ser centralizada ela fica posicionada do lado direito, facilitando na hora do abastecimento.
Completando o estilo agressivo está o banco bipartido, com suas entradas de ar na rabeta lembrando a nova Fazer 250, o suporte de mão do garupa e o spoiler abaixo do motor. O grande farol dianteiro foi a única coisa destoante do resto do visual.
No motor a nova Apacha RTR 200 vem com um monocilíndrico de 4 válvulas, com injeção eletrônica e 197,7cc. Esse propulsor é capaz de gerar a potência máxima de 21,02cv a 8500 RPM e torque de 1,85kgf.m aos 6500 giros.
Na Índia a fabricante TVS aposta no ótimo custo benefício do modelo, onde há informações de que a RTR 200 faz de 0 a 60km/hm em 3,9 segundos.
A velocidade final apontada pela fabricante é de 129km/h, porém, existem testes mostrando que ela alcança bem mais que isso, batendo marcas de 149km/h de velocidade final.
Dentre as especificações técnicas a nova Dafra Apache RTR 200 vem com freio a disco nas duas rodas, sendo de 270mm na dianteira e 240mm na traseira, aliado ao sistema FH-CBS de frenagem combinada.
Nas suspensões ela vem com garfo telescópico com 117mm de curso na dianteira e suspensão traseira monoamortecida com 105mm de curso e 7 posições de regulagem. As rodas são de liga-leve com 17 polegadas e equipam pneus Pirelli City Demon.
O câmbio é de 5 velocidades, seu tanque tem capacidade para 12 litros de combustível e seu peso total a seco é de 139kg.