Freios ABS ou CBS obrigatórios em 300cc ou menos até 2019
Seguindo resolução do Contran ,o mercado vai se adaptando à exigência: todas as motos de até 300cc deverão trazer freios auxiliares (ABS/CBS) até 2019. Confira aqui todos os detalhes da resolução.
Seguindo resolução do Contran e com lançamentos recentes trazendo freios auxiliares, o mercado vai se adaptando à exigência legal. Todas as motos de até 300cc deverão trazer freios auxiliares até 2019. Confira!
Com a chegada de novos modelos abaixo das 300 cc trazendo os chamados sistemas de freios auxiliares, o mercado vem se adaptando à exigência da Resolução 509 de 2014, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determinou que todas as motocicletas de até 300 cm³ deverão trazer freios combinados ou ABS até o ano de 2019.
Além de visar atender a obrigação legal, que traz mais segurança para os motociclistas, a exigência dos sistemas de freios auxiliares vem sendo utilizada pelas montadoras como uma ótima ferramenta de marketing, como é o caso do Yamaha NMax 160 (leia mais), o único scooter do mercado brasileiro atualmente a contar com sistema de freios ABS.
Detalhes da resolução do CONTRAN
Segundo Resolução do CONTRAN, todas as motocicletas de até 300 cm³ deverão trazer sistema de freios auxiliares, ABS ou CBS (Combinados), até o ano de 2019, visando oferecer melhor proteção e segurança para os pilotos.
A exigência se deve ao fato de que grande parte dos modelos dessa faixa de cilindrada, considerados de entrada, não eram oferecidos de fábrica com esse tipo de sistema de segurança, o que pode colocar em risco uma grande parcela da população que se utilizada desse tipo de moto.
Vídeo Freios ABS obrigatórios a partir de 2016
Dentre os sistemas de freios auxiliares mais conhecidos no mercado brasileiro, é possível destacar os sistemas ABS (Anti-Block System ou sistema antibloqueio) e o CBS (Combined Brake System ou sistema de freio combinado), sendo que os lançamentos mais recentes das montadoras por aqui tem utilizado principalmente esses dois sistemas.
Características do sistema ABS: O sistema ABS é caracterizado por utilizar discos instalados no cubo das rodas, enquanto sensores determinam a velocidade das rodas durante a frenagem, fazendo com que o sistema diminua a pressão dos freios antes que esse trave, evitando derrapagens e quedas.
Características do sistema CBS: Já o sistema CBS funciona de maneira a combinar a atuação dos freios dianteiro e traseiro, visando evitar derrapagens, quedas ou travamentos. Quando o piloto aciona apenas o freio traseiro, por exemplo, parte da força de frenagem é transmitida também para o freio dianteiro, fazendo com que a frenagem seja mais segura e eficiente.
Modelos que contam freios auxiliares no Brasil
Listamos abaixo alguns dos modelos comercializados em terras brasileiras e que contam com sistemas de freios ABS ou CBS. Confira os principais:
- Honda CG 160 Titan EX: O modelo é comercializado por aqui com sistema CBS (de freios combinados) e conta com motor de 162 cc e potência máxima de 15,1 cavalos. Tem preço sugerido de R$ 9.990.
- Honda XRE 190: Outro modelo da Honda abaixo das 300cc a oferecer sistema de freios auxiliares, a Honda XRE 190 tem sistema ABS na roda dianteira, motor de 184 cc e potência de 16,4 cavalos. Tem preço sugerido de R$ 13.300.
- Yamaha NMax 160: O único scooter em sua categoria vendido com sistema de freios ABS, o Yamaha NMax 160 conta com motor de 155 cc e tem potência máxima de 15,1 cavalos. Tem preço sugerido de R$ 11.390.