O que são freios combinados para motos?
O que é e como funciona o sistema de freios combinados? Utilizado em motos menores como substituto ao ABS, esse sistema é mais uma opção de segurança. Veja tudo aqui!
Utilizado em motocicletas de menor porte como substituto aos freios ABS, o sistema de freios combinados é uma opção para ajudar na segurança da frenagem.
Prestes a se tornar obrigatório em motocicletas no país até o ano de 2019 (leia mais), os sistemas de auxílio à frenagem vem ganhando espaço nas motos produzidas por aqui, sendo que as motocicletas com mais de 300cc serão obrigadas a ter o sistema ABS ao saírem da linha de produção.
Já para as motocicletas abaixo de 300cc, será permitido o uso do sistema de freios combinados, que é uma opção mais barata ao sistema ABS, e sendo que uma das opções deverá ser adotada nas motocicletas do país segundo a regulamentação.
Explicamos agora como funciona o sistema de freios combinados e também quais as diferenças entre ele e o sistema de freios ABS. Confira no Manual da Moto Motorede!
O que são freios combinados para motos?
Desenvolvido para motocicletas menores e sendo uma alternativa mais barata ao já conhecido ABS, o sistema de freios combinados (como o sistema batizado de UBS na Factor 2018) é uma solução de segurança que pode ser utilizada em motocicletas de até 300cc.
Nesse sistema a melhoria de frenagem se deve à ação simultânea dos freios durante a frenagem, sendo que ao usar o pedal, que ativa apenas o freio traseiro, parte da força de frenagem é direcionada sistematicamente ao freio dianteiro, combinando e equilibrando assim a força da frenagem.
O sistema de freios CBS, equipado na CG 150 Titan desde 2015, faz com que, ao piloto pisar no pedal de freio traseiro, o freio dianteiro receba automaticamente 25% de sua capacidade total de desaceleração. Os 75% restantes só se aplicarão à roda dianteira caso o piloto acione o manete de freio dianteiro. Isso garante uma boa eficiência no momento da frenagem e ajuda os novos pilotos que desconhecem a maneira correta de desacelerar a motocicleta.
Os freios combinados agem de forma diferente do sistema ABS, que usa de uma tecnologia eletrônica mais avançada, onde o ABS atua impedindo que o motociclista aplique pressão excessiva no comando de freios evitando o travamento total das rodas, o que poderia levar a arrasto dos pneus e perda de controle da motocicleta.
Porque os freios combinados são importantes?
Por conta de um velho “vício” de pilotagem brasileiro, parte decorrente da estrutura deficitária das auto-escolas brasileiras, o motociclista novato é ensinado apenas a frear utilizando o freio traseiro, o que pode fazer com que ele passe a acreditar que o “responsável” pela frenagem total da moto é o freio traseiro.
No entanto, o uso combinado dos freios traseiro e dianteiro são a melhor opção em casos de necessidade de frenagem emergencial, evitando tanto o travamento das rodas por excesso de pressão, quanto freadas mais bruscas e perda de controle da moto.
Por ser utilizado especialmente nas motocicletas de menor porte, que em geral são as mais utilizadas pelos motociclistas iniciantes e as mais vendidas do mercado, o sistema de freios combinados tem potencial para se tornar um importante item de segurança, ajudando a diminuir os acidentes de trânsito causados por frenagem incorreta.
Tenho CNH de moto, e conhecimento técnico, além do informal, sempre realizei frenagens combinadas, que bom agora a tecnologia sendo aplicada.
Agora, segurança mesmo é o ABS nas motos.
Demais. Hoje não compro moto sem ABS.