Nova linha Honda CG 160 2018 o que mudou?
A Honda acaba de lançar a nova linha CG 160 2018 alinhando os três modelos (CG 160 Start, Fan e Titan) com novidades, veja tudo que há de novo aqui!
A Honda acaba de lançar a nova linha CG 160 2018 alinhando os três modelos (CG 160 Start, Fan e Titan) com novidades para o Brasil.
As mudanças fazem com que a partir de agora todos os modelos da linha passem a contar com mais segurança nos freios, melhor conforto com a nova suspensão dianteira e mais modernidade com o novo painel de instrumentos (Titan e Fan).
Os ajustes finais das novidades ficam pelos grafismos e cores disponíveis em cada versão da consagrada família CG no Brasil. (assista o vídeo no final do artigo)
Os preços sugeridos são de R$7.990,00 para a mais barata, CG 160 Start, R$8.990,00 para a CG 160 Fan e de R$10.190,00 para a CG 160 Titan. Vamos ver todas as novidades abaixo.
Modelo mais vendido do país, agora a linha CG de 160cc passa a ficar totalmente nivelada no quesito segurança/freios, pois a partir de agora todas as versões 160 vem equipadas com os chamados freios CBS de fábrica.
O sistema de freios combinados (Combined Braking System), ou na sigla CBS, chegou às CG’s em 2014, sendo equipado na 150 Titan da época, e tem eficácia no ganho em até 20% da distância de frenagem.
A partir de agora o CBS vem equipado tanto nas CG 160 Fan e Titan, que possuem freio a disco na dianteira e tambor na traseira, quanto na CG 160 Start, que tem freio a tambor nas duas rodas.
Como funciona o CBS das CG 160 2018?
O sistema de freios combinados da nova linha funciona da mesma forma, independentemente se a motocicleta equipa freios a disco e tambor (160 Fan e Titan) ou tambor e tambor (160 Start).
Atuando da seguinte forma: quando o pedal de freio traseiro é acionado pelo piloto a força de frenagem é dividida para as duas rodas automaticamente, como se o piloto estivesse apertando o manete do freio dianteiro também.
A distribuição da força fica em 34% para o freio dianteiro e 66% para o freio traseiro, o que garante uma frenagem mais eficaz e ajuda a evitar o travamento das rodas.
Outra boa novidade para a família CG 160 2018 é a exclusiva suspensão dianteira SFF (Separate Function Fork), que antes era uma tecnologia comum em modelos de cilindradas maiores e agora passa a equipar a linha de motocicletas de entrada da Honda.
Essa suspensão faz com que os modelos tenham mais eficiência e conforto para encarar os mais diversos tipos de pisos e situações do dia-a-dia que são comuns para quem está pilotando uma motocicleta desse tipo.
Seu desenvolvimento foi regulado pelas grandes exigências que motocicletas usadas nas competições de motocross/off-road pedem, a nova suspensão dainteira da linha CG 160 2018 é do tipo SFF (Separated Function Fork).
Como funciona a nova suspensão das CG 160 2018?
Seu funcionamento é exatamente com o próprio nome diz: os garfos trabalham com funções separadas. Onde uma bengala abriga a mola, enquanto a outra é exclusiva do sistema hidráulico, amortecimento progressivo da compressão e extensão.
Uma das principais vantagens desse sistema é que com a suspensão mais leve o modelo ganha em melhora na dirigibilidade. O menor atrito interno também ajuda em respostas melhoradas e mais precisão na hora de absorver os impactos.
Nas suspensões dianteiras convencionais as bengalas são “gêmeas”, equipando sistema hidráulico e molas nos dois lados.
Fechando o pacote de novidades para a linha 2018 das CG’s 160 está o novo painel de instrumentos e detalhes no acabamento dos aros da versão Start.
Agora as CG 160 Fan e CG 160 Titan 2018 equipam um exclusivo painel de instrumentos no estilo “Blackout”, que basicamente tem uma tonalidade de coes mais viva e diferenciada.
Já a nova CG 160 Start 2018 vem com o acabamento chamado de “Black Chrome” nos aros da roda.
O motor das três versões é o mesmo: um monocilíndrico, OHC, quatro tempos, arrefecido a ar de 162,7cc que é capaz de gerar a potência máxima de 14,9 cavalos a 8.000RPM e torque de 1,4Kgf.m aos 6000 giros.
A nova CG 160 Titan 2018 está disponível nas cores Azul Perolizado e Vermelho Perolizado, enquanto que a CG 160 Fan 2018 pode ser encontrada nas cores Vermelha e Branca e a CG 160 Start apenas na cor Vermelha.
Seus preços sugeridos são de R$10.190,00 para a 160 Titan, R$8.990,00 para a 160 Fan e R$7.990,00 para a 160 Start.
Fiz um orçamento hoje 29/03/2018
Os preços aqui m MG são o seguinte:
Preço da moto 11.188 à vista
Seguro 1500,00 ( varia de acordo com idade e loca que mora ) ( Porto seguros )
ABSURDO !!!
NÃO COMPREM POIS METADE DESSE VALOR É IMPOSTO
NAO VALE A PENA COMPRAR MOTO ZERO
NAO SE ILUDA.
A cada novo lançamento a Honda diz ao consumidor: Ainda não é desta vez que teremos uma CG com freio a disco na roda traseira e pro-link.. De resto a moto esta linda.
Poderia ter um novo produto assim como a XRE 190, tipo Honda Twister 190 sendo “basicamente” uma Titan com disco na roda traseira e pro-link e motor 190.
Pois é @jniorsemfiosemfio:disqus, bem que a Honda poderia lançar a CB 190R que temos aqui do lado nos países vizinhos, dá um olhada: http://www.motorede.com.br/nova-honda-cb-190r/
Lionel, você está certo.. Quanto mais opção melhor, eu mesmo fiquei puto ao saber que dão essa opão na Argentina e para nós não.
Eu ainda preferiria uma “mini” CB Twister 190.. com esse mesmo painel da 190 Argentina. Essa suspensão invertida (lindíssima) poderia equipar uma “XRE 190 Montard”
Gostaria de um produto “novo” , uma versão Street da XRE 190…
Poderiam utilizar muitas das peças da 190 feita na argentina porém com um escapamento melhorzinho kkk
Tamo junto.
Honda ouve os seus consumidores?
tem que ser louco pra pagar 10 mil em uma moto dessa.