Dando adeus a Hornet 600 Honda confirma a fabricação da nova CB 650F em 2014
A Honda já havia apresentado ao mundo a nova CB 650F antes mesmo do Salão de Milão de 2013 (leia aqui). Agora a informação é de que a substituta da Hornet 600 começou a ser produzida na fábrica da Honda de Manaus ainda nesse semestre.
Isso indica que o fim da linha para a famosa Hornet está muito próximo. A nova integrante da família CB, a 650F, vem para substituir uma das mais icônicas nakeds de médias cilindradas do país. E essa não parece ser uma tarefa fácil para a novidade que, apesar de vir com maior cilindrada, acaba sendo menos potente que a Hornet atual.
A Honda já havia apresentado ao mundo a nova CB 650F antes mesmo do Salão de Milão de 2013 (leia aqui). Agora a informação é de que a substituta da Hornet 600 começou a ser produzida na fábrica da Honda de Manaus ainda nesse semestre.
Isso indica que o fim da linha para a famosa Hornet está muito próximo. A nova integrante da família CB, a 650F, vem para substituir uma das mais icônicas nakeds de médias cilindradas do país. E essa não parece ser uma tarefa fácil para a novidade que, apesar de vir com maior cilindrada, acaba sendo menos potente que a Hornet atual.
Nova CB 650F mais “civilizada” substitui Honda Hornet
Passando das 600 para as 650 cilindradas a nova CB 650F traz um conjunto desenvolvido para ser menos agressivo e garantir mais tranquilidade no uso urbano. A intenção da Honda com o motor de quatro cilindros em linha, 16 vávlulas e agora com 650cc devido a maior curso do pistão é justamente entregar mais torque em baixas rotações (abaixo de 4.000RPM).
Isso deixa os fãs da Hornet com muitas dúvidas, porém, é notável a visão da fabricante de querer entregar uma motocicleta que tem como diferencial redução no consumo de combustível durante viagens rodando em velocidade de cruzeiro. A potência máxima foi deixada de lado para dar foco na aceleração, retomadas fortes e consumo. Uma troca justa, talvez.
Honda CB 650F produzida em Manaus(AM)
Segundo informações a nova CB 650F já esta prestes a entrar em linha de produção na fábrica da Honda em Manaus (AM). A novidade deve ganhar o mercado muito em breve. Já a Hornet deverá ser aposentada logo em seguida. Pelo menos por um breve período, pois já publicamos a matéria sobre a nova Hornet 800cc (entenda aqui).
Na comparação entre a Hornet atual e a nova CB 650F temos o seguinte:
Honda Hornet 600cc: Potência máxima de 102cv a 12.000RPM e torque máximo de 6,5kgf.m
Honda CB 650F: Potência máxima de 87cv a 11.000RPM e torque máximo de 6,4kgf.m
Temos então uma grande diferença entre o estilo agressivo e invocado da atual Hornet em contrapartida ao comportamento civilizado e tranquilo em várias rotações da nova CB 650F.
Além das alterações no motor a novidade também recebeu outras mudanças. Uma delas lida diretamente com o conforto durante a pilotagem, que assim como a motorização, teve atualizações para que ficassem menos esportivos e mais confortáveis. Agora o piloto fica em uma posição menos inclinada para frente, pouca coisa mais ereto, e com o guidão um pouco mais largo.
Já outra mudança que também acaba deixando os fãs com dúvidas é a respeito do chassi. Na Hornet 600cc ele é de alumínio, enquanto que na CB 650F o novo chassi é feito de aço e faz com que o peso total da moto acabe com 18kg a mais “na bagagem”.
Todas essas mudanças para a nova CB 650F tem um preço e, segundo algumas informações, é bem possível que ela chegue com preço na casa dos R$30mil (a Hornet atual tem preço inicial de R$32,3mil). Outra coisa que também pode explicar essa “amansada” na Hornet é o fato da Honda realmente estar desenvolvendo a versão de 800cc da máquina (leia mais).
Top d linha
Compreendo que Honda arrependeu-se da descontinuação da Hornet.
Pra quê o orgulho? Voltem a produzi-la!
Com certeza uma grande perda aos amantes da Hornet. Levando em consideração que a ela estava sendo perseguida por bandidos e isto colocava a vida dos motociclistas em perigo, e outra, para ter uma moto tão potente como esta, tu tens que saber se controlar e saber andar, porque esta moto pode te levar desta para melhor em pouquíssimos segundos. Mas ela jamais será esquecida,não haverá outra para substituí-la, XJ6 jamais chegará aos pés dela, #horneteterna.
a Honda q falir deve ser essa a explicação para ter parado de fabricar a hornet e a cb1000r,pq deu espaço pra Yamaha com a xj6 ,pq se for comprar essa peste feia da 650f ou xj6 vo comprar a xj6 eu amava a hornet e a cb1000r ai vai a Honda para de fabricar as motos mais lindas q ja fizeram pq eu comprar a hornet e depois cb1000r mais agora vo comprar a xj6 e se por um milagre com a cb1000r nos estados unidos e trazer pra ca se nao parar de fabricar la.