Honda XRE 190 chega de surpresa ao mercado!
Nova Honda XRE 190 foi anunciada pela montadora, trazendo uma nova opção no segmento trail de baixa cilindrada. Confira nosso review do novo modelo!
Nova Honda XRE 190 foi anunciada pela montadora, trazendo uma nova opção no segmento trail de baixa cilindrada. Confira nosso review do novo modelo!
Parece que 2016 realmente é um ano de lançamentos para a Honda, ao menos em território brasileiro, já que a empresa acaba de anunciar mais uma motocicleta inédita e que promete aumentar as opções de seu mercado: anunciada de surpresa pela montadora japonesa, a nova Honda XRE 190 busca ser uma nova opção no segmento das trails de baixa cilindrada, trazendo uma opção interessante inspirada na XRE 300, sucesso no país.
O novo modelo da família XRE chega este mês às concessionárias da Honda no território nacional, oferecendo uma versão mais econômica e fácil de pilotar, com design moderno e versátil, além de contar com a garantia de três anos, novo padrão da Honda, sem limite de quilometragem, além de trazer troca de óleo gratuita em sete revisões.
A empresa destaca que a Honda XRE 190 traz alguns diferenciais interessantes para sua linha, como o novo motor de 190 cm³, sistema de freios com ABS de canal único, além de design diferenciado e moderno, o que faz do modelo uma motocicleta de fácil manutenção e de baixo custo, sem deixar de lado o potencial das motociletas da linha XRE.
Detalhes da nova Honda XRE 190
Um dos pontos mais interessantes na nova Honda XRE 190 é a proposta da Honda de conciliar o espírito aventureiro das linhas modernas com o conceito de trail urbano e um design marcante e imponente, tendo características como agilidade, versatilidade e custo-benefício como pontos importantes para a motocicleta, que oferece uma opção interessante para aqueles que buscam uma motocicleta de menor cilindrada, mas sem deixar de lado conforto e estilo.
É possível destacar o escapamento elevado, o uso de pneus de uso misto, para-lamas curto, com conjunto de carenagens que trazem linhas anguladas, que dão ao modelo um visual imponente e moderno. Seu conjunto óptico é equipado com lâmpadas potentes, mas econômicas, melhorando sua segurança em trechos de baixa visibilidade.
Em sua traseira, a Honda XRE 190 também conta com lanterna e sinalizadores independente, alças em alumínio, que são integradas ao bagadeiro em nylon, além de suporte alto de placa.
Já seu painel de instrumentos, que é totalmente digital, apresenta informações do marcador de combustível, tacômetro, hodômetros total e parcial, além de velocímetro e indicadores de funcionamento do modelo.
O modelo conta com assento largo, em dois níveis, visando oferecer conforto tanto para o piloto quanto para o garupa, em trechos urbanos ou em pequenos trajetos off-road. Seu tanque de combustível conta com capacidade de 13,5 litros, sendo 3,1 litros de reserva, além de tampa com desenho e estilo esportivos.
Mecânica da Honda XRE 190
A nova Honda XRE 190 tem características interessantes trazidas de modelos de categoria on/off-road, contando com ciclística e mecânica eficientes, voltadas para desenvolver máxima performance, além de conforto e segurança. O projeto, segundo a montadora, foi desenvolvido de maneira a oferecer um modelo de trail urbano, ideal para a demanda das cidades brasileiras, contando com desempenho superior dentro de seu segmento.
O modelo traz suspensão traseira monoamortecida com curso de 150mm Pro-Link, ajustável e que visa proporcionar melhor pilotagem em qualquer tipo de terreno, enquanto a dianteira conta com garfo telescópico de longo curso, de 160 mm, garantindo mais estabilidade e conforto.
Vídeo da nova Honda XRE 190 2016
O modelo também conta com rodas raiadas, de acabamento em cromo fumê, trazendo mais sofisticação para sua categoria, contando com pneus de uso misto na configuração 90/90 – 19M/C 52P (dianteiro) e 110/90 – 17M/C 60P (traseiro).
A Honda XRE 190 também conta com sistema de antitravamento (ABS), trazendo freios com disco na dianteira de 240 mm e na traseira de 220 mm.
Também é interessante destacar que a Honda XRE 190 traz chassi do tipo berço semi-duplo, em tubos de aço, que apresenta ótima resposta para equilíbrio dinâmico do modelo, além de peso relativamente baixo (127 kg), além de altura mais baixa com relação a XRE 300 (836 mm do solo).
O guidão também é posicionado mais alto, mantendo os braços do piloto mais elevados, visando evitar a fadiga em longos percursos.
Motorização da Honda XRE 190
A motorização da Honda XRE 190 é baseada em um motor exclusivo e inédito, contando com economia e qualidade de resposta, trazendo propulsor monocilíndrico de 184,4 cm³ OHC (Over Head Camshaft) de 3 tempos, com arrefecimento a ar e contando com sistema de injeção eletrônica PGM-FI.
O modelo também conta com tecnologia FlexOne, oferecendo potência de 16,3 cv e torque de 1,65 kgfm a 6.000 rpm quando abastecido com gasolina; e 16,4 cv e torque de 1,66 kgfm a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O sistema de partida da Honda XRE 190 é elétrico, contando com câmbio de cinco velocidades e transmissão final por corrente.
O modelo também traz tampas laterais de seu motor com acabamento na cor grafite, inspiradas nos modelos de maior cilindrada da montadora, sendo disponibilizada em versão única com freios ABS, nas cores verde metálico, preto metálico e vermelho metálico, com preço sugerido de R$13.300.
Assim como já é padrão em lançamentos recentes da montadora, como a Honda NC 750 2016, a Honda CG 160 Start e a Honda XRE 300 2016, a nova Honda XRE 190 conta com garantia exclusiva de três anos, sem limite de quilometragem, além de trazer troca de óleo gratuita em sete revisões.
Ficha Técnica da Honda XRE 190
MOTOR
Tipo: OHC, monocilindrico, 4 tempos, refrigeração a ar
Cilindrada: 184,4 cc
Diâmetro x Curso: 61,0 x 63,1 mm
Potência Máxima: 16,3 CV a 8.500 rpm (gasolina) / 16,4 CV a 8.500 rpm (etanol)
Torque Máximo: 1,65 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina) / 1,66 kgf.m a 6.000 rpm (etanol)
Sistema de Alimentação: Injeção Eletrônica PGM FI
Sistema de Lubrificação: Forçada/bomba trocoidal
Relação de Compressão: 9.5 : 1
Tanque de Combustível: 13,5 litros (res. 3,1 litros)
Transmissão: 5 velocidades
Embreagem: Multidisco em banho de óleo
Óleo do Motor: 1,2 litro (1,0 litro para troca)
Sistema de Partida: Elétrica
Combustível: Sistema FlexOne
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 5 Ah
Farol: 35/35W
CHASSI
Tipo: Semi berço Duplo
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico / 160 mm
Suspensão Traseira: Mono Shock / 150 mm
Freio Diant.: / Diâmetro Disco / 240 mm
Freio Tras.: / Diâmetro Disco / 220 mm
Pneu Dianteiro: 90/90 – 19M/C 52P
Pneu Traseiro: 110/90 – 17M/C 60P
CARACTERÍSTICAS
Comprimento x Largura x Altura: 2.075 x 821 x 1.179 mm
Distância entre eixos: 1.358 mm
Distância Mínima do Solo: 241 mm
Altura do Assento: 836 mm
Peso Seco: 127 kg