KTM 1290 SuperADV S, a big trail mais valiosa do país
A marca austríaca KTM apresentou recentemente o seu novo modelo 1290 SuperADV S. Nada menos que a moto que figura no topo de preços entre as big trail disponíveis no Brasil.
Ou seja, com valor público divulgado de R$ 164.900 – o modelo é o mais caro do seu nicho no país. Vale tudo isso? Vamos conferir o que essa motocicleta tem a oferecer:
KTM 1290 SuperADV S
A KTM 1290 SuperADV S foi apresentada ao público durante o Festival Interlagos 2022, no mês de junho. A marca prometeu com esse lançamento revigorar o segmento de motocicletas esportivas e aventureiras. Com isso, já disponibiliza o modelo nas concessionárias da marca no país, nas tradicionais cores da fabricante – laranja e preto.
Segundo os austríacos, o modelo nasceu aproveitando o feedback do mercado, durante os últimos oito anos. Com isso, a moto foi criada focada na pilotagem e tecnologia, sendo um lançamento da terceira geração dos modelos sport-tourer da marca, acima dos 1000cc.
Sistema de radar
A grande novidade da big trail é o seu sistema denominado ACC – Adaptive Cruise Control, desenvolvido em colaboração com a Bosch. Uma tecnologia baseada em sistema de radar, que ajusta automaticamente a velocidade e distância segura para o veículo à frente.
Essa função funciona de acordo com cinco estágios, que podem ser selecionados nos punhos de comando da moto. Outra moderna tecnologia a favor da segurança é o Cornering-ABS. Sistema que permite o acionamento dos freios pelo piloto, mesmo com a moto inclinada.
Motor de 1.301 cc e 160 cavalos de potência
A KTM 1290 SuperADV S é movida pelo motor V-twin de 1.301cc. Uma usina atualizada às mais recentes normas de emissões europeias (Euro5) e agora 1,6 kg mais leve. Tudo isso, graças às carcaças do motor mais finas e um novo circuito de óleo. Rende nada menos que 160 cv e 13.8 kgf.m de torque – junto do câmbio de 6 marchas.
Todo esse potencial conta com o auxílio do controle de tração, que agora promete níveis menos intrusivos nos modos Rain, Street, Sport, OffRoad e o RALLY – atualizado e opcional. O monitoramento das funções acontece pelo display TFT de 7 polegadas, dotado de conexão com smartphones. Já a tomada de carregamento USB fica logo abaixo do painel.
Ergonomia redesenhada
A moto em sua mais recente geração teve também sua ergonomia redesenhada. O posicionamento da caixa de direção ficou 15 mm mais para trás. Já o braço oscilante em treliça da suspensão está mais longo, buscando mais estabilidade no momento da aceleração.
Um novo subchassi foi criado, para fornecer uma altura de assento mais baixa. O banco é de dois níveis, sendo ajustável em 20 mm (849 mm / 869 mm). Também existem ajustes do guidão, painel e no para-brisa que pode se mover em até 55 mm. O tanque de combustível comporta 23 litros de capacidade, cercado por carenagens redesenhadas.
Fechando o pacote, a KTM 1290 SuperADV S chega com suspensão WP Apex Semi-Active Technology, que dispõe de maior amortecimento graças às novas válvulas. As rodas são de liga de aro 17 e calçadas pelos pneus de 120/70-ZR dianteiro e traseiro de 170/60-ZR.
Uma moto e tanto para brigar de frente com as também tecnológicas Ducati Multistrada V4S, Triumph Tiger 1200 – além da big trail mais vendida do Brasil, a BMW R 1250 GS.
Show muito boa..
Um verdadeiro Cavalo de Força !! Moto para se aventurar pelo mundo…!!
Moto maravilhosa!
Moto maravilhosa!