Nova KTM 390 Adventure 2020 pode chegar ao Brasil ainda esse ano
Após 07 anos, desde que o CEO da KTM Stefan Pierer mencionou pela primeira vez que produziriam um novo modelo dual-sport baseado na Duke 390, a nova KTM 390 Adventure é apresentada no Salão de Milão (EICMA) nesta terça-feira.
Após 07 anos, desde que o CEO da KTM Stefan Pierer mencionou pela primeira vez que produziriam um novo modelo dual-sport baseado na Duke 390, a nova KTM 390 Adventure é apresentada no Salão de Milão (EICMA) nesta terça-feira.
Com semelhanças a sua irmã mais velha, KTM 790 Adventure, a nova máquina usa elementos da Duke 390 incorporada ao desempenho da KTM 450 Rally para trazer uma motocicleta do estilo Sport Touring.
Ao que tudo indica a novidade também poderá ser apresentada ao público brasileiro nos próximos dias, durante o Salão Duas Rodas, pois a 390 Adventure já se encontra disponível no site oficial da marca no Brasil (imagem no final do artigo).
KTM 390 Adventure no Brasil
A nova KTM 390 Adventure vem para entrar na briga de um nicho de mercado que já está bem evoluído no mercado internacional.
BMW G 310 GS, Versys-X 300, CRF 250 Rally e até a V-Strom 250 estão um passo à frente da KTM nesse segmento que vem atraindo olhares tanto de novos, quanto de pilotos mais experientes, que procuram uma motocicleta mais leve do que as Big-trails para o dia a dia.
Aqui no Brasil esse mercado das Trail/Sport Touring Premium de baixa e média cilindradas também está tomando forma e crescendo cada vez mais. BMW e Kawasaki estão na frente, vendendo por aqui os mesmos modelos lá de fora.
Nova KTM 390 Adventure 2020
Para encarar esse desafio a nova KTM 390 Adventure 2020 traz o motor monocilíndrico de quatro tempos e 373 cc de última geração da marca.
Conforme os dados oficiais divulgados, de construção leve e compacta que facilita a entrada nos canais retos, reduzindo a distância do fluxo do ar de entrada até a câmara de combustão, esse propulsor é capaz de gerar a potência máxima de 43 cavalos e tem torque de 3,77 kgf.m.
Com esses números, ela seria superior às suas possíveis principais concorrentes no mercado nacional. Vamos a comparação…
A Versys-X 300 brasileira, que traz o DNA agressivo e altos giros comuns nos motores Kawasaki, fica atrás entregando 40 cavalos de potência máxima aos 11.500 giros. Seu torque também é menor, mais de 1 kgf.m a menos (2,6 kgf.m a 10.000 rpm). Seu motor é bicilíndrico.
Já a BMW G 310GS vendida por aqui fica muito atrás. Seu motor monocilíndrico de 313 cilindradas é capaz de gerar 34 cavalos a 9.200 rpm. Porém, ela possui um torque maior que a moto da Kawasaki com seus 2,88 kgf.m aos 7.000 giros.
KTM 390 Adventure Especificações Técnicas
Com roda de 19 polegadas na dianteira e de 17 na traseira assim como suas concorrentes brasileiras, a KTM 390 Adventure se destaca pela suspensão invertida na frente. Nesse quesito a 310GS também se destaca, deixando para trás a Versys-X 300, única com garfo convencional.
Nos freios, todas as três trazem disco nas duas rodas, mas o destaque continua com a Trail da KTM. Nela o disco dianteiro, maior de todos, tem 320 mm de diâmetro (310GS: 300 mm e Versys-x 300: 290 mm).
Apesar de não informado, o peso em ordem de marcha do modelo fica aproximado de suas concorrentes (173 a 175 kg), porém, seu tanque de combustível, com 14,5 litros, fica atrás da Versys-X e seus 17 litros. A moto da BMW é a que menos tem capacidade com apenas 11 L.
Nova KTM 390 Adventure Preço no Brasil
Equipada com um painel TFT de 5” colorido, ABS em curvas que pode ser desativado o traseiro e reduzido o dianteiro para o uso Off-road, controle de tração, full LED e KTM MY RIDE para conectividade Bluetooth, seu preço nos EUA é sugerido em 6.100 dólares.
Esse valor ficaria na casa dos R$ 25 mil, em conversão direta para o Real no momento da publicação deste artigo. Algo próximo dos R$ 23.500 pedidos pela Versys-X 300 e dos quase R$ 24 mil da G 310GS.
E aí, a nova KTM 390 Adventure cairá bem no Brasil?
Cai bem, muito bem essa aventureira! Vamos torcer para que a KTM não demore a trazê-la para o Brasil.
Infelizmente retiraram o anúncio do site oficial da KTM do Brasil. É uma pena.