KTM lança nova supermoto 890 SMT
A marca austríaca KTM finalmente oficializou o retorno da SMT.
O modelo é uma máquina ao estilo supermoto, com 890 cilindradas.
Conheça mais sobre essa novidade e saiba se ela pode chegar ao Brasil.
KTM lança nova supermoto 890 SMT
A nova geração da KTM 890 SMT compartilha a plataforma das demais motocicletas de 890cc da fabricante austríaca. Desta forma, a novidade se encaixa no mercado entre as 890 Duke e a 890 R. No entanto, a supermoto se destaca por sua aparência diferenciada – mesclando a vocação de uma trail aventureira com a proposta de uma naked.
Para isso, a SMT tem suspensão traz garfo invertido WP Apex, com 43 mm e 180 mm de curso, sendo totalmente ajustável. Já na suspensão traseira está o sistema monoshock, também da WP Apex, e igualmente com 180 mm de curso.
E como manda o figurino em motos do estilo supermoto/motard as rodas são de 17 polegadas e calçadas com pneus Michelin PowerGP. Segurando a SMT, o modelo tem discos de freio de 320 mm na frente, com pinça de quatro pistões, enquanto na traseira o sistema usa disco único de 260 mm e pinça de dois pistões. Tudo com sistema de ABS atuante em curvas.
E assim como o conjunto, a motorização também deriva da familia 890. Desta forma, a SMT é movida pelo motor bicilíndrico LC8c de exatos 889 cm³. Um propulsor que entrega 105 cv de potência a 8.000 rpm e 10,1 kgf.m de torque. A transmissão é de seis velocidades, com embreagem deslizante.
Não para por aí. A supermoto tem ainda os modos de pilotagem Rain, Street e Sport e um modo Track – que pode ser personalizado pelo condutor. Tudo isso é monitorado na KTM 890 SMT pelo painel TFT de 5 polegadas – com vidro resistente a riscos e layout totalmente personalizável.
Modelo pode chegar ao Brasil?
A nova supermoto da KTM chega à Europa a partir de maio ao preço sugerido de 14.950 euros – mais de R$ 83 mil em conversão direta. O modelo tem ainda itens opcionais, como Motor Slip Regulation (MSR) dedicado a situações de baixa aderência, além de quickshifter e controle de cruzeiro.
Para o Brasil ainda não existe uma previsão de chegada da 890 SMT. No entanto, a marca austríaca está expandindo seu catálogo por aqui. Ainda em 2022 a marca lançou a 890 Duke GP. Então, nada impede que a “irma” supermoto venha a desembarcar por aqui também.