Latin America Talent Cup e FIM MiniGP são anunciados para esse ano
Uma nova oportunidade aos pilotos de motovelocidade do Brasil e de outros países da América Latina vai aproximar os jovens da MotoGP.
São a Latin America Talent Cup e o FIM MiniGP Latin America Series, duas novas competições que prometem movimentar a modalidade.
O objetivo é buscar jovens talentos para formar uma equipe que represente a região nos campeonatos mundiais.
Latin America Talent Cup e FIM MiniGP são anunciados para esse ano
Os novos campeonatos integram o programa “Road To MotoGP”, que promove e incentiva jovens pilotos. Com ajuda da Dorna e da FIM Latin America, os responsáveis buscam proporcionar todas as ferramentas necessárias para desenvolver e fazer crescer os pilotos latino-americanos.
Desta forma, a Latin America Talent Cup contará com até 25 pilotos, com idade entre 14 e 21 anos. Já a FIM MiniGP Latin America Series será para 15 competidores, entre 10 e 14 anos. Participantes de 20 países, entre eles Chile, Argentina e Brasil poderão participar do campeonato. A seleção dos pilotos será feita pelas confederações dos países envolvidos.
Os pilotos da Latin America Talent Cup utilizarão o mesmo modelo de moto: a Honda NSF 250R. Já para FIM MiniGP Latin America Series, a motocicleta é da fabricante italiano Ohvale, modelo GP-0 160.
Os equipamentos também serão padronizados e todos os competidores utilizarão a mesma estrutura, composta por um treinador, tutores, mecânicos, entre outros integrantes técnicos, pneus, além de dois caminhões. Tudo isso está incluso em um único pacote de participação.
Etapas das competições
A Latin America Talent Cup contará com sete etapas, iniciando no fim de 2023, com 14 corridas em três países: Argentina, Chile e Brasil. Algumas, serão realizadas junto com o Mundial de Superbike (World SBK) e o Mundial de Motovelocidade (MotoGP).
Ao término da competição, os três primeiros colocados poderão participar do evento de seleção da Red Bull MotoGP Rookies Cup. Já o campeão ganhará a chance de competir no Campeonato Nacional Italiano, na categoria SSP300.
Enquanto isso, a FIM MiniGP Latin America Series terá cinco eventos nos mesmos países. Os melhores pilotos da temporada serão promovidos para a categoria 190cc, prevista para 2025. O passo seguinte dessa evolução é a Latin America Talent Cup.
Pré-inscrições para 1ª edição do Latin American Talent Cup estão abertas
Os pilotos interessados em participar da Latin America Talent Cup e FIM MiniGP Latin America Series já podem fazer a pré-inscrição. O custo total da participação por piloto será de US$ 24 mil – mais de R$ 126 mil em conversão direta – que poderá ser dividido em cotas. Mais informações no Instagram oficial @latin_america_talent_cup.
Pré-calendário da Latin America Talent Cup e FIM MiniGP Latin America Series:
1ª etapa – Outubro/2023
Argentina – San Juan Villicum (junto com o Mundial de Superbike)
2ª etapa – Março/2024
Chile – Autódromo Internacional de Codegua
3ª etapa – Abril/2024
Argentina – Termas do Río Hondo (junto com a MotoGP)
4ª etapa – Maio/2024
Brasil – Autódromo Internacional de Goiânia (GO)
5ª etapa – Junho/2024
Brasil – Circuito dos Cristais – Curvelo (MG)
6ª etapa – Agosto/2024
Chile – Autódromo Internacional de Codegua
7ª etapa – Outubro/2024
Argentina – San Juan Villicum (junto com o Mundial de Superbike)