Início » Motos » Suzuki » Moto vs Carro? Veja Suzuki Hayabusa contra carro esportivo com mesmo motor

Moto vs Carro? Veja Suzuki Hayabusa contra carro esportivo com mesmo motor

0

O mesmo motor equipando dois veículos diferentes. De um lado estamos falando da famosa e consagrada Suzuki Hayabusa, do outro, um carro de corrida Sport capaz de levar consigo o mesmo motor da Hayabusa com alguns ajustes.

O mesmo motor equipando dois veículos diferentes. De um lado estamos falando da famosa e consagrada Suzuki Hayabusa, do outro, um carro de corrida Sport capaz de levar consigo o mesmo motor da Hayabusa com alguns ajustes.

Infelizmente para nós motociclistas, as duas rodas no geral nunca foram a principal opção quando se trata de locomoção. Não tem como fugir do fato de que carros vendem mais do que as motos e isso se da um pouco pelo fato de motos venderam mais por questão de lifestyle, escolha ou por prazer, do que um meio de transporte diário como o carro. As motos são de puro entretenimento e consideravelmente mais baratas (em alguns casos).

Pelo preço de um carro básico é possível adquirir uma moto com velocidade máxima acima de 200km/h que bate um pega com uma Ferrari de milhões de reais. Quando se trata de performance você simplesmente não pode bater as duas rodas no nível de engenharia que os motores proporcionam.

Se hoje em dia você tem um moto acima de 1.000 cilindradas que não atinge 170 cavalos ela já é considerada fraca – e isso é uma moto com cerca de 200kg, quantos carros conseguem entregar isso? Mas então o que acontece quando você bota um motor deste nível em um carro extremamente leve? E mais, quando você coloca uma Suzuki lado a lado pra disputar uma corrida?

Melhor GPS para moto

HayabusaVsRadical_16-L

O carro que pensa que é moto: Radical SR3 RS

Radical SR3 RS – Esse é o nome da fera, um dos poucos carros que consegue entregar um desempenho alto sendo equipado com um propulsor de moto. Com o novo motor da Hayabusa instalado, ele passou de 1,340 cc (DOHC) em quatro tempos para 1.500 cilindradas, aumentando seu poder de 185 para 250 cavalos. Depois dessa alteração ele até poderia ser considerado um carro da Suzuki.

O chassi do Radical SR3 RS é em aço espacial (o da Hayabusa é em alumínio), e seu corpo em fibra de vidro e carbono. Isso o deixa num peso de 570kg, não sendo exatamente peso-pesado, mas já sendo o dobro da sua desafiante, que pesa cerca de 260kg.

HayabusaVsRadical_13-L

Assim que é dada a largada o Radical SR-3 consegue avançar um pouco, mas não significa que a Hayabusa não saia com força também, evitando empinar sua dianteira – É necessário cuidado ao girar a maneta do acelerador da moto nessa hora, um cuidado que o piloto do carro praticamente não precisa, já que sai cavando e soltando fumaça nos primeiros metros.

Mesmo tomando todo o cuidado no início, a geometria do carro deixa menos perigoso que uma moto esporte, o que significa que você não precisa brigar para manter linha reta, como na Hayabusa. Mas não da pra se enganar, até engatar a segunda você deve ter muita cautela, mas pós isso.. É só segurar e botar o pé no fundo.

HayabusaVsRadical_07

O Radical SR3 faz de 0 a 100km/h em apenas 2,7 segundos, enquanto que a Hayabusa não fica muito atrás e bate os 100km/h em somente 2,9s. Isso faz com que o início da disputa seja bem acirrado, porém, logo a moto da Suzuki mostra toda sua potência ao chegar em 160km/h em apenas 5,32s e os alarmantes 290km/h aos 20,5 segundos. Chegando ao final da reta a Haya bate 294km/h enquanto que o Radical SR3 faz 202km/h.

Apesar dessa diferença gritante na velocidade final de reta dos dois a vantagem do carro começa a prevalecer quando chega a primeira curva. Tanto a moto quanto o carro estão equipados de freios com pinças de quatro pistões, com discos de 260mm pro Radical SR3 e discos de 320mm pra Hayabusa.

O que acontece é que no carro estamos falando da frenagem sendo feita sobre quatro rodas bem largas e pneu Slick, enquanto que na moto a frenagem acontece em apenas dois pneus, concentrando muito de sua força na parte da frente, o que torna o trabalho muito mais difícil. E é aí que a vantagem da Hayabusa começa a ser perdida e o Radical SR3 RS dispara em vantagem… Este artigo foi um oferecimento do nosso parceiro www.AutoPecas24.pt, site especializado em venda de peças e acessórios para veículos. Veja nos vídeos abaixo essa disputa!



Suzuki Hayabusa vs carro Radical SR3 RS

 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários