Motos Cross competindo no asfalto da Motovelocidade?
É exatamente isso que você está lendo! Há um projeto para que as motos cross 450cc entrem para as competições de motovelocidade no asfalto dos autódromos do Brasil.
Na foto acima podemos ver uma Honda CRF 450R atrás, e a frente, o modelo adaptado da BeOn para motovelocidade. Para esta modificação é necessário um kit de adaptação que a CBM e Federações estudam incluir nas motos cross para provas de motovelocidade.
A ideia partiu de um projeto que vem sendo colocado em prática na Europa. “Essa categoria já existe na Espanha, com três campeonatos e também nos Estados Unidos. Será uma categoria nova, que permitirá ao piloto correr aqui no Brasil e depois ir para a Espanha correr com uma moto idêntica àquela que ele usa no seu regional ou, futuramente, no Brasileiro”, diz o presidente da FMDF e diretor de Motovelocidade da CBM, Carlos Senise.
“No Brasil não existe moto de competição para Motovelocidade. Os pilotos têm que comprar motos de rua e adaptá-las. O custo disso é alto e o desempenho não é igual a uma moto de competição. O piloto de Motovelocidade terá condição de comprar uma moto dessas, que, até mesmo usada, é possível encontrar por R$ 15 mil (com alguns anos de uso), e gastar mais R$ 10 mil, transformando-a em uma moto que serve tanto para Motocross, quanto para Supermoto e Motovelocidade. E isso, girando voltas semelhantes a uma 600cc nacional, que tem um custo alto e ainda precisa receber R$ 15 mil de preparação, servindo apenas para Motovelocidade”, completa Senise.
O kit de adaptação para as motos cross 450cc é composto por: Guidão, Garfo, Estribos, Pedaleiras, Suspensão Dianteira, Freios Brembo, Amortecedor Traseiro, Rodas, Carenagens, Paralamas e mais algumas. O preço do kit é de 4,5mil Euros na Europa, em torno de R$10mil, e o mais surpreendente é que o kit pode ser instalado ou removido em aproximadamente 2 horas, ou seja, você poderá ter uma moto cross e em 2 horas poderá transforma-la numa moto para competir no asfalto, em provas de motovelocidade.
Este kit/adaptação pode ser feito em motos de modelos a partide de 2005 e de 450cc das marcas: Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki e KTM. Estas motos adaptadas já poderão competir nas categoria 600cc de motovelocidade de Brasília, já que a federação de lá fez uma alteração no seu regulamento para poder incluir estas motos na categoria.
“É uma moto de 100kg e 60cv de potência. Elas viram muito parecido e já vão correr com a 600cc aqui em Brasília este ano. É uma relação de peso e potência muito interessante. Quem anda nelas na Europa garante que é muito boa de curva e com certeza vai cair no gosto dos pilotos brasileiros”, ressalta o dirigente.
“Todo país tem moto de cross. Hoje não podemos fazer um latino de Motovelocidade pois as motos são muito diferentes de um país para o outro. Com a implementação dessa categoria, todos estariam utilizando a mesma configuração de moto, seja na Argentina, na Venezuela ou no Equador”, encerra Senise.
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