Motul é a patrocinadora máster do Rally dos Sertões 2020
Motul anunciou sua maior ação no Brasil. A marca se tornou a patrocinadora máster Rally dos Sertões a partir de 2020.
Na última segunda-feira, 01 de junho, a Motul anunciou sua maior ação do tipo no Brasil. A marca se tornou a patrocinadora máster Rally dos Sertões.
Durante uma coletiva virtual respeitando os novos protocolos por conta da pandemia de Covid-19 os CEOs Guillaume Pailleret, da Motul, e Joaquim Monteiro, da Dunas Race, empresa que organiza o Sertões, nos apresentaram todos os detalhes dessa grandiosa parceria.
Aliás, uma competição virtual do rally chamada de Sertões Virtual by Motul que teve início alguns dias atrás foi o pontapé inicial dessa nova relação entre as marcas. O patrocínio máster ao Sertões é a maior ação do gênero feita pela Motul no Brasil.
Motul patrocina maior Rally das Américas
A Motul é uma das mais reconhecidas marcas quando o assunto é lubrificante, principalmente lubrificantes de alto desempenho e para competição. Já o Rally dos Sertões é o maior Rally das Américas e deixa um rastro positivo por onde passa ao longo dos vários dias e milhares de quilômetros.
A união dessas duas grandes marcas em um evento desse impacto, em solo brasileiro e na situação em que estamos passando, demonstra a força de vontade de fazer acontecer. O Rally dos Sertões 2020 foi adiado para novembro por conta da pandemia.
“É o coroamento de uma relação que foi sendo construída ao longo do tempo. Começamos apoiando equipes e pilotos, estivemos desde início ao lado da Self, que cresceu, encorpou e virou uma categoria dentro da prova. E, a partir deste ano, Motul e Sertões estão juntos e misturados”, comemora Guillaume Pailleret.
Conforme anunciado na coletiva e reforçado no comunicado, esse patrocínio máster é a maior ação do gênero promovida pela Motul no país.
Envolve a presença da marca em todas as etapas e modalidades da competição, fornecimento de lubrificante, acompanhamento técnico, além da chancela e parceria no Sertões Virtual By Motul e na categoria Self, que passa a se chamar Self by Motul.
Sertões Virtual by Motul
A primeira ação que surgiu da parceria entre as marcas foi a competição virtual chamada Sertões Virtual by Motul e visou agitar os competidores do Sertões real em disputas virtuais alucinantes.
Com apoio técnico da PlayStation e da ApexGT/AD78, mais de 60 pilotos e navegadores se inscreveram para participar de um rally virtual que, em desafio técnico e emoção, dado o sofisticado realismo dos games atuais, em nada fica devendo a uma prova off road de verdade.
As diversas etapas da disputa, transmitidas ao vivo pelo canal do Sertões no Youtube e no Facebook, registraram picos de audiência de mais de 1k, até a grande final, no último sábado, 30 de junho, em que Lucas Moraes sagrou-se campeão virtual, unificando os títulos. Afinal, Lucas é o atual campeão do Sertões na categoria Carros.
“Esse é um exemplo de como a parceria entre a Motul e o Sertões tem grande sinergia, o que abre um campo de possibilidades”, diz Pailleret.
Motul sempre ao lado da categoria Self
A Motul deixa claro que sempre esteve ao lado da categoria Sefl, uma das mais exigentes do Rally pois é disputada por pilotos de moto que cumprem todas as etapas da competição por contra própria, ou seja, sem o apoio de uma equipe.
Basicamente é uma equipe de uma pessoa só. Durante todo o percurso o participante inscrito precisa pilotar sua moto, navegar e consertar qualquer problema ou quebra de peça que possa ocorrer em seus equipamentos.
“É o off road em sua essência”, explica Pailleret. “Preservamos esse espírito na Self by Motul, mas vamos dar mais de condição para os pilotos mostrarem sua habilidade e resiliência”.
Na largada, como é tradição, eles receberão um kit com ferramentas, acessórios e barraca e, ao longo das etapas, terão à disposição a cada cidade uma estrutura para se alimentar, dormir e revisar as motos.
“Com o apoio da Motul, a categoria Self sobe de nível e se consagra como a porta de entrada para quem busca uma aventura incrível”, assegura Joaquim Monteiro.
Pandemia exigiu ajustes da marca
Assim como tudo em todo o mundo, a Motul também sente impactos da pandemia em suas operações, que tiveram que ser ajustadas para serem mantidas. Porém, a marca informa que os planos de consolidação da Motul no Brasil estão totalmente mantidos. E o patrocínio máster do Sertões é a prova dessa estratégia.
“Nesse sentido, não há nada mais brasileiro no mundo das competições do que o Sertões. Estamos juntos para levantar a poeira desta terra e nos impregnarmos dela”, diz Pailleret.
É uma via de mão dupla. O Sertões, ao atravessar o país com as suas diversas etapas que vão além da competição esportiva, oferece à Motul um mergulho na alma brasileira. E a Motul, com sua tradição nas pistas e nas grandes competições mundiais, confere um status global ao maior rally das Américas.
“A Motul traz muita coisa para o Sertões: tecnologia, inovação, experiência em provas internacionais. Com parceiros assim ficamos muito mais próximos de objetivos como o de levar o Sertões do Oiapoque ao Chuí em 2022”, diz Monteiro.