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MT-07 de Rafael Paschoalin é moto mais rápida do Pikes Peak 2019

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Rafael Paschoalin e sua Yamaha MT-07 estão novamente prestes a fazer história em Pikes Peak. O piloto da Yamaha Racing Team conquistou a Pole Position no treino classificatória de sua categoria e tem tudo para ser o grande vencedor.

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Rafael Paschoalin e sua Yamaha MT-07 estão novamente prestes a fazer história em Pikes Peak. O piloto da Yamaha Racing Team conquistou a Pole Position no treino classificatória de sua categoria e tem tudo para ser o grande vencedor.

Depois de ser o primeiro brasileiro a disputar o Pikes Peak Hill Climb em 2016, Paschoalin pode ser também o primeiro brasileiro a vencer uma edição.

Para completar, com sua MT-07 enviada por avião para a competição, essa é primeira vez na história que uma motocicleta fabricada no Brasil disputará a competição.

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Pikes Peak 2019

Disputada em Colorado Springs, nos Estados Unidos, a corrida de Pikes Peak é uma prova de subida de montanha centenária, que este ano chega a sua 103ª edição.

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Seu objetivo é eleger o piloto mais rápido – entre diversas categorias de motocicletas e carros – a subir uma sinuosa estrada com 20 km de percurso e nada menos que 156 curvas.

A largada acontece a cerca de 2300 m de altitude e a chegada a mais de 4500 m, fazendo com que o ar rarefeito coloque ainda mais à prova as máquinas e seus pilotos.

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MT-07 e Rafael Paschoalin no Pikes Peak 2019

Em sua quarta participação em 2019, o piloto da Yamaha Racing Brasil conquistou a P1 no treino classificatório de sua categoria middleweight, que a utiliza motores de dois ou quatro tempos que não excedam quatro cilindros e que tenham entre 501 e 850 cilindradas.

Para o desafio deste ano, o piloto apostará novamente na Yamaha MT-07. Segundo Paschoalin, a união de fatores como o motor bicilíndrico crossplane de 689 CC com 74,8 CV de potência máxima, o abundante torque disponível já em faixas mais baixas de giro, baixo peso e ciclística apurada, dão a MT-07 grandes chances de um histórico resultado em sua categoria.

Outro fator que enche de orgulho o piloto e a Yamaha Motor do Brasil, é o fato de essa ser a primeira vez na história que uma motocicleta fabricada no Brasil disputará a competição, já que uma das mudanças mais importantes na estratégia do piloto e da Yamaha Racing Brasil, foi o envio aéreo da motocicleta 100%.

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Rafael comenta, “Optei por correr novamente com a MT-07 pelo fato de ser uma motocicleta muito ágil, leve e com um motor com torque absurdo que responde muito rápido às acelerações, ou seja, tudo que eu preciso em uma motocicleta para vencer em Pikes Peak”.

“Para esse ano, optamos por trazer de avião, com a ajuda da Yamalog, a moto pronta do Brasil, o que me deixou bem mais tranquilo e confiante. Para que isso acontecesse, nosso trabalho começou bem mais cedo que nos anos anteriores, pois a moto precisava estar completamente desenvolvida para ser enviada”, relata Paschoalin.

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MT-07 usada no Pikes Peak é a mesma vendida nas lojas

Ao contrário do que muitos pensam, a máquina utilizada por Rafael Paschoalin no Pikes Peak é basicamente a mesma MT-07 que qualquer um pode adquirir em uma concessionária Yamaha pelo preço público sugerido de R$ 34.690,00 (à vista e sem frete).

Na busca por torná-la ainda mais leve, itens como suporte de placa, piscas, espelho e farol foram retirados e as rodas originais trocadas pelas mesmas que equipam a Yamaha R1M.

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No motor, as alterações ficaram restritas ao trabalho no cabeçote e mapeamento do sistema de injeção eletrônica, ganhando também um filtro de ar esportivo e um escapamento de maior vazão. Tudo sem alterar a cilindrada original da moto, que é 689cc.

No que se refere às suspensões, a dianteira ganhou fluido mais viscoso para tornar o funcionamento mais rígido para atender a demanda de uma utilização extrema. Na traseira, um novo amortecedor deu lugar ao original também buscando um funcionamento mais rígido.

A relação final foi substituída por uma mais adequada a proposta da moto, e guidão original foi trocado por um de MT-03 – porém com a montagem invertida.

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Por fim, suportes e pedaleiras do piloto assim como a bomba de freio dianteiro foram substituídas por outras de competição, e os pneus passaram a ser os homologados para corrida, cuja principal diferença fica por conta do composto mais macio e a quase que total ausência de sulcos.

A prova do Pikes Peak será disputada no próximo domingo (30/06).

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