Tudo que mudou na nova MT-09 2020 lançada no Brasil
Yamaha acaba de lançar a novíssima MT-09 2020 no Brasil já com suas devidas atualizações apresentadas no mercado internacional, como o novo farol duplo em LED. Veja tudo que mudou e seu preço!
Yamaha acaba de lançar a novíssima MT-09 2020 no Brasil já com suas devidas atualizações apresentadas no mercado internacional, como o novo e característico farol duplo em LED.
O modelo estará disponível na rede de concessionárias da Yamaha no final do mês de março com preço público sugerido de R$43.690,00, sem frete.
Veja a seguir todos os detalhes e o que mudou nessa nova naked de três cilindros que foi responsável por inaugurar o conceito Dark Side of Japan no Brasil.
Nova MT-09 2020 no Brasil
A Yamaha MT-09 evoluiu e está mais incrível do que nunca. A segunda geração do modelo ícone da Série Master of Torque ganhou várias novidades que a tornaram ainda mais eficiente, bonita e emocionante!
A nova MT-09 2020 tem um design animal. O novo conjunto óptico formado por dois faróis duplos em LED, as maiores tomadas de ar junto ao tanque e as carenagens de proteção do radiador, na qual agora são fixados os piscas, deixaram seu visual ainda mais arrojado e musculoso.
Na traseira, as mudanças também são facilmente perceptíveis com a nova lanterna com efeito 3D em LED e o arrojado para-lama junto à roda que é fixado diretamente na balança da suspensão, que também tem a função de suporte da placa.
Nova Yamaha MT-09 2020 no Brasil, Design
O novo farol duplo, totalmente em LED, garante a Yamaha MT-09 2020 um visual sofisticado e agressivo.
A aparência musculosa, que é uma de suas marcas registradas, ficou ainda mais evidente com as novas e maiores entradas de ar junto ao tanque de combustível e as carenagens de proteção do radiador onde agora são fixados os piscas dianteiros.
O banco também é novo. Ele ganhou um formato mais anatômico e sua parte traseira está mais longa para oferecer maior espaço e conforto ao garupa.
Na parte central, a ponteira de escapamento toda em aço inox foi modificada, ganhado um design mais moderno e único. Enquanto que na traseira, os destaques são a nova lanterna em LED e o para-lama junto à roda, que fixado na balança da suspensão, também serve como suporte da placa.
Até mesmo o painel 100% digital ganhou novo posicionamento, mais para a direita, tudo para tornar sua visualização ainda mais fácil.
Ele é completo e traz todas as informações que um motociclista precisa, como os indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta giros, odômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura do motor e temperatura ambiente.
Para poder curtir ainda mais toda sua esportividade e domar o torque brutal de seu destemido motor de 3 cilindros, a nova MT-09 2020 também vem equipada com diversas tecnologias embarcadas.
Entre elas estão o controle de tração, sistema “Quick Shift”, que permite trocas de marchas ainda mais rápidas, e embreagem deslizante do tipo “Slip Clutch”, que possibilita reduções de marcha mais bruscas sem risco do travamento da roda traseira.
Master of Torque! A MT-09 é uma motocicleta completa e bem concebida em todos os detalhes, segundo a própria Yamaha. Seu motor é capaz de gerar um monstruoso torque de 8,92 kgf.m.
Além disso, ela é leve, com peso em ordem de marchas de apenas 193 quilos, que dividido pelos 115 cv do motor, gera a relação peso e potência de 1,67 quilo por cv.
O motor de três cilindros da MT-09 é do tipo DOHC, com dois comandos, 12 válvulas e arrefecimento a líquido, que foi batizado pela Yamaha com a sigla CP3, significando Crossplane 3, uma alusão ao número de cilindros e à tecnologia Crossplane nele empregado (a mesma utilizada na Yamaha M1).
Essa tecnologia permite não só um baixo nível de vibração, como principalmente por entregar o torque e potência de forma linear e progressiva, permitindo assim que todo o potencial do motor seja mais facilmente explorado.
Graças ao Quick Shift as trocas de marchas são feitas em um piscar de olhos, apenas pressionando para cima o pedal do câmbio, sem a necessidade de acionar a embreagem a cada engate, e mantendo a rotação do motor sempre alta.
Isso acontece graças a um sensor junto ao pedal do câmbio que identifica seu movimento quando as marchas vão ser engatadas.
Nesse momento, o sistema Quick Shift – que não atua nas reduções – realiza o corte na ignição em uma fração de segundos, permitindo assim o rápido acionamento do câmbio sem que o mesmo, e também a embreagem, sejam danificados.
Yamaha MT-09 2020 no Brasil, Tecnologia
O motor da MT-09 também é repleto de tecnologia. Ele é equipado com um moderno sistema de injeção eletrônica, em que o combustível é injetado na câmara de combustão como um “spray micrométrico” por meio de doze orifícios instalados em cada um dos três bicos injetores.
Trabalhando integrado ao sistema de injeção, está o sistema YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle), que detecta as menores ações do piloto por meio do punho do acelerador e transmite os dados para a ECU (Electronic Control Unit).
Por sua vez, a ECU calcula instantaneamente o quanto de combustível deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema. Isso permite ao condutor ter um controle mais preciso das respostas do motor.
Nova MT-09 2020 D-Mode
Outro importante recurso oferecido na MT-09 é o sistema Yamaha D-MODE (Drive Mode), que possibilita a escolha de três diferentes formas de respostas ao acelerador (STD, A e B) que podem ser escolhidos de acordo com as condições de pilotagem e estilo de cada um:
- STD: Opção que cobre várias situações de pilotagem, entregando torque firme e contínuo tanto em baixa como em alta velocidade;
- A: Mais agressivo do que o modo STD, com respostas mais rápidas;
- B: Brando, se comparado ao STD, este modo proporciona uma pilotagem mais moderada.
Nova MT-09 2020 Ciclística e Comportamento
Seu quadro inteiramente em alumínio é leve, compacto e sua geometria privilegia a agilidade na pilotagem. Também conta a favor de sua ciclística, o baixo peso em ordem de marcha de 193 kg e a forma na qual ele é distribuído.
Além das massas estarem concentradas na parte de baixo da motocicleta, o que a torna rápida nas mudanças de direção, sua distribuição do peso entre os dois eixos tem a proporção de 50.2% por 49.8%, ou seja, 97 kg para o dianteiro, e 96 kg para o traseiro.
Outras novidades na nova MT-09 que também garantem maior controle na pilotagem, presentes em motos de competição como a M1 de Valentino Rossi e Maverick Viñales, são a embreagem deslizante, ou “Slip Clutch”, e o controle eletrônico de tração.
O sistema de embreagem deslizante, conhecido como “Slip Clutch”, tem como objetivo impedir o travamento da roda traseira em reduções de marcha mais bruscas, ajudando a manter a estabilidade e controle, além de deixar o manete de embreagem 20% mais leve para facilitar seu acionamento.
Já o controle eletrônico de tração tem a função de dosar a entrega de torque do motor para a roda traseira, evitando que ela “destracione” em situações de aceleração brusca ou quando houver baixa aderência no piso.
Esse recurso tem duas opções de ajustes: o modo 1 evita que a roda patine em qualquer situação, enquanto que o modo 2 realiza um controle moderado, intervindo menos na pilotagem. Além disso, o sistema permite ser desligado.
Ajustes na suspensão da nova Yamaha MT-09
Outro grande diferencial apontado pela Yamaha na nova MT-09, que a tornou ainda mais equilibrada, estável e fácil de controlar, são os novos ajustes da suspensão dianteira.
Como já acontecia no amortecedor traseiro, os amortecedores dianteiros do tipo invertido agora contam, além da regulagem da pré-carga da mola, com ajuste do retorno e a compressão da parte hidráulica.
Dessa forma, é possível adequar o funcionamento de ambas suspensões ao peso do condutor, à forma que ele pilota a moto, e até mesmo ao tipo de piso em que ela será utilizada.
Freios ABS da nova MT-09 2020 no Brasil
Por fim, não menos importante quando o assunto é controle, estão os poderosos freios com ABS, capazes de fazer a nova MT-09 frear tão bem quanto acelera.
Ela é equipada com dois discos flutuantes de 298 mm e pinças radiais de quatro pistões cada na dianteira, e pinça e disco simples de 245 mm na traseira.
Já o sistema ABS, garante o não travamento das rodas, tanto nas frenagens mais bruscas, quanto em condições de baixa aderência, como por exemplo no asfalto molhado ou sujo.
Nova Yamaha MT-09 2020 Preço e data de chegada
A nova MT-09 2020 estará disponível na rede de concessionárias da Yamaha no final do mês de março ao preço público sugerido (sem frete) de R$43.690,00, e sua garantia é de um ano sem limite de quilometragem.
As opções de cores para o modelo são: Preto Fosco (Matt Black), Azul (Racing Blue), e Cinza Sólido (Night Fluo).
Pessoal o que acharam dessa cor azul? Particularmente acho horrível..
Liguei na cc de Porto Alegre – rs – me informaram que vai estar por uns 47000, bha…. esquece, vou de z900
Nada de amortecedor de direção? Ainda teremos que fazer adaptação no MAXRACING?
Tracer
Tem previsão do lançamento no Brasil da MT 09 Tracker 2020?
Boa tarde. Estou ansioso para chegada da nova MT Tracer 2020. Já vendi a minha e estou aguardando para pegar uma zero. Será que até maio sai ???
Quando será que a MT09 Tracer GT será lançada? Quero viajar pô!
Excelente. Pena estar além de minhas capacidades $.