Nova Ninja ZX-25R 4 cilindros cairia bem no Brasil?
As pequenas 250cc de 4 cilindros estão de volta? Parece que sim! Ao menos no que depender da Kawasaki, com a chegada nova Ninja ZX-25R 2020 que foi anunciada a poucos meses e agora está chegando às lojas.
As pequenas 250cc de 4 cilindros estão de volta? Parece que sim! Ao menos no que depender da Kawasaki, com a chegada nova Ninja ZX-25R 2020 que foi anunciada a poucos meses e agora está chegando às lojas.
A pequena moto traz o já consolidado visual típico da marca, bem semelhante ao da Ninja 400, porém, traz muito mais tecnologia e especificações evoluídas que sua prima de 400 cilindradas, a começar pelo motor de 4 cilindros em linha.
Lembrando que a ZX-25R não tem muito a ver com a antiga “Ninjinha 250” que já foi vendida aqui no Brasil há cerca de 10 anos e que foi substituída pela versão de 300cc que, por sua vez, também foi substituída a pouco tempo pela nova Ninja 400 por aqui. Ela está uma categoria acima desses modelos.
Além do motor, a novidade traz diversos itens exclusivos de motos maiores como o controle de tração. Será que essa pequena ‘invocadinha’ cairia bem no Brasil?
Nova Kawasaki Ninja ZX-25R 2020
A nova Kawasaki Ninja ZX-25R 2020 foi apresentada pela primeira vez no Tokyo Motorcycle Show, em outubro de 2019, e chamou muita atenção justamente por conta de sua configuração.
Ela foi uma das grandes surpresas da Kawasaki e tudo se dá por resgatar o consagrado estilo das pequenas esportivas com propriedades de motos grandes, algo muito comum no final dos anos 1980, quando leis internacionais exigiam que os condutores precisavam passar por motos menores antes de subir as cilindradas.
Os governos adotavam esse tipo de lei para proteger os jovens pilotos, mas sem perceber que só o tamanho do motor não era responsável pela potência máxima de uma moto. Grande engano para eles, felicidade pura para os pilotos. Na época a Kawasaki tinha a ZXR250.
Para a nova ZX-25R 2020, embaixo dessa carenagem que já é familiar a todos, está um motor também de 4 cilindros e 250 cilindradas, mas que agora é capaz de gerar a potência máxima de 60 cavalos.
Com refrigeração líquida e 16 válvulas esse propulsor foi desenvolvido para os altos giros. No vídeo de divulgação conseguimos ver bater os 16 para 17 mil giros e a velocidade máxima passando dos 160 km/h.
Comparando a versão atual com a ZXR250 4 cilindros dos anos 80 temos um ganho de 15 cavalos na potência. São 60 cv para a versão atual contra os cerca de 45 cavalos do modelo “das antigas”.
Kawasaki Ninja ZX-25R definitivamente não é para iniciantes
Com essa configuração, a Kawasaki deixa claro que sua nova ZX-25R não é uma moto para novatos. Além de toda essa entrega, o modelo ainda traz especificações técnicas de ponta.
Começando pelos freios, na dianteira temos pinças monobloco que chegam a ser até desproporcionalmente grandes montadas de forma radial. Ou seja, sua montagem coloca a sobrecarga da frenagem no eixo central da roda, em vez de estar no garfo.
Aliás, a suspensão dianteira é outro item que chama atenção. Invertida, ela é da Showa e do tipo SFF-BP (Separated Function Forks). Ou seja, os garfos possuem funções separadas. Na traseira a suspensão é do tipo monoshock com regulagem.
Se não bastasse as especificações técnicas, para confirmar que a pequena ZX-25R é uma moto de gente grande o modelo trazer o que há de mais moderno em sua parte tecnológica.
Herdando o mesmo DNA das superesportivas maiores como ZX-6R e ZX-10R, a 4 cilindros de 250 cilindradas traz Kawasaki Quick Shifter (KQS) para troca rápida de marchas, o Kawasaki Traction Control (KTC) com algumas opções de controle de tração e o Power Mode, responsável por controlar a entrega de potência.
Ou seja, a máquina vem recheada de tecnologia para controlar toda a emoção de pilotar uma moto pequena e leve, mas carregada de força.
Kawasaki Ninja ZX-25R 2020 versão Race
Quer mais? Sim, eu sei que você quer mais né? Então toma!
A Kawasaki já apresentou até uma versão “Race Spec” da novíssima ZX-25R. Essa versão de corrida da pequena “monstrinha” de 250 cilindrada traz carenagens do estilo “Black Diamond”, escapamento da Beet Japan, tratamento especial no garfo da suspensão dianteira e até amortecedora traseiro da ZX-10R.
Todo excesso de peso foi removido para que o modelo tenha o máximo desempenho nas pistas, porém, não há mais nenhuma informação sobre especificações técnicas dessa versão. Nem se ela será usada em alguma categoria de competição a nível mundial.
Kawasaki Ninja ZX-25R 2020 Preço
Após ver tudo sobre a nova ZX-25R agora vem uma das partes mais importantes: seu preço.
Bom, ainda não há informações exatas sobre o seu preço pois a crise atual fez com seu lançamento no mercado asiático fosse adiado. Porém, com uma boa pesquisa daquelas bem profundas que sempre fazemos aqui no Motorede conseguimos chegar a um anúncio no site oficial da Kawasaki da Nova Zelândia.
Por lá eles não mencionam o preço, pois estão fazendo um tipo de pré-lançamento do modelo e abrem uma pesquisa para que o próprio público possa responder quanto espera pagar pela ZX-25R. As opções vão desde 14.000 até 18.000 dólares neozelandês.
Em conversão direta para o Real, no momento da gravação desse vídeo, o preço da nova Ninja ZX-25R fica entre R$ 21.000 e R$ 28 mil.
Algo que vi na pesquisa de preço foi que outros mercados asiáticos, como o da Indonésia, também chegaram em um valor próximo a esse. Por lá, a expectativa é que a nova ZX-25R fique pouca coisa mais cara que sua irmã bicilíndrica e menos tecnológica Ninja 250.
E aí, será que a nova ZX-25R 2020 cairia bem no Brasil? Por aqui a Ninja 400 é vendida atualmente nessa faixa de preço, na casa dos R$ 26 mil. Se uma pequena de 4 cilindros e 60 cavalos como essa chegasse aqui com preço nessa faixa teria espaço em nosso mercado? Deixe sua opinião abaixo: