Nova Apache 160 cairá bem no Brasil?

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Nova Apache 160 é apresentada no Brasil! Modelo traz motor mais potente da categoria 160, freio ABS e até modos de pilotagem. Cairia bem no Brasil?

Apache 160 no Brasil

A Dafra pode lançar a nova Apache 160 no Brasil.

Os destaques dessa novidade são o conjunto de faróis em LED, painel digital completo, freio ABS, o motor mais potente da categoria e com tecnologia racing, além dos 3 modos de pilotagem, algo incomum para motos desse porte no Brasil.

O modelo esteve exposto recentemente durante o Festival Interlagos 2022 para uma avaliação de receptividade do público e acabou atraindo diversos olhares. O lançamento cairia bem no Brasil? Vamos conferir.

Nova Apache 160

A nova Apache RTR 160 4V conta com estilo visual herdado da “irmã maior”, Apache 200, que é vendida atualmente pela Dafra no Brasil. Basicamente é o mesmo design, só que em uma versão de menor.

O lançamento da Dafra traz o característico farol de linhas agressivas e anguladas, que possui até DRL em LED, a conhecida carenagem avançada junto ao tanque, tanque com tampa estilo aviação e muito bem acabado, assento em dois níveis e escapamento estilo esportivo. Tudo isso em um modelo de entrada.

Completando seu estilo visual ainda temos as rodas de liga leve na cor preta e o spoiler abaixo do motor, que da um porte maior para essa pequena.

Dafra Apache 160 Motor

Já na parte mecânica a nova Apache 160 é movida por um motor monocilíndrico 4 válvulas, SOHC, de refrigeração a óleo com ram air assist, com 159,7 cilindradas dotado da tecnologia “Race Derived O3C” da TVS.

Essa tecnologia o3C usa sensor de oxigênio de alta compressão fazendo com que o pequeno propulsor seja capaz de entregar a potência máxima de 17,5 cv a 9.250 rpm e 1,47 kgf.m de torque aos 7.250 giros – com câmbio de 5 marchas.

Para critério de comparação, nenhuma das principais concorrentes do mercado nacional nessa faixa de cilindrada chegariam perto desses números. A Haojue DR 160 é a que fica mais perto com seus 15 cavalos, enquanto CG 160 Titan vem logo em seguida com 14,9 cv e por último a Fazer 150 e seus apenas 12,2 cavalos de potência máxima.

Comparativo Dafra Apache 160 e suas concorrentes:

  • Dafra Apache 160: 17,5 cv
  • Haojue DR 160: 15 cv
  • Honda CG 160 Titan: 14,9 cv
  • Yamaha Fazer 150: 12,2 cv

Novas tecnologias Apache 160

Entre as principais tecnologias da novidade temos freio ABS na roda dianteira, 3 modos de pilotagem (Urban, Rain e Sport), além do painel digital completo com indicador de marcha engatada e até conectividade com smartphone. Sem dúvidas, grandes diferenciais para a categoria aqui no país.

Mas não para por aí, pois a nova Apache 160 é a primeira moto da categoria a trazer o Glide Through Technology. Na sigla GTT, essa é uma tecnologia quer permite começar a movimentar a moto com uma leve liberação da embreagem, sem a necessidade de tocar o acelerador.

Esse tipo de sistema pode ser muito útil em trânsito intenso e a TVS, fabricante da Apache 160, informa que a velocidade máxima do uso do GTT sem acionar o acelerador vai de 7 km/h em primeira marcha e chega até 17 km/h em terceira marcha.

Nova Apache 160 no Brasil

A marca brasileira Dafra trabalha com motos vindas de parceiras como a indiana TVS, fabricante da Apache que a marca já vende por aqui. De acordo com a empresa nacional, a chegada da nova Apache 160 ao país ainda depende do mercado e da aceitação do público.

Caso o modelo venha de fato ao país seria uma concorrente direta das já mencionadas DR 160 e CG 160 Titan – que tem preço público sugerido de R$ 18.996 e R$ 15.060, respectivamente. Na Índia, a TVS Apache RTR 160 4V parte das 126.925 rúpias – cerca de R$ 8.370 em conversão direta para a cotação atual.

Por aqui a Apache 160 teria que custar na faixa dos R$ 15 mil, pois a Dafra já comercializa a sua versão de 200 cilindradas por R$ 16.990 sugeridos.

Apache 160 no Brasil

Atualmente, a Dafra conta com scooters e motos de maior cilindrada em seu catálogo, como a própria Apache RTR 200 e NH 190. Com isso, a Apache 160 poderia figurar como a nova motocicleta de entrada da marca no país.

Gostariam de ver a Apache RTR 160 4V no Brasil?

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