Cai Bem? Nova BMW G 310RR cairia bem no Brasil?

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Nova BMW G 310 RR é lançada trazendo quatro modos de pilotagem, suspensão dianteira invertida e um curioso painel instalado na vertical. Modelo cairia bem no Brasil?

Nova BMW G 310RR é a pequena esportiva apresentada pela fabricante alemã e chega com 4 modos de pilotagem, suspensão dianteira invertida e um curioso painel de instrumentos instalado na vertical.

O modelo de baixa cilindrada utiliza a mesma plataforma das nossas conhecidas G 310R (versão Naked) e G 310GS (versão Trail), à venda no Brasil.

Essa nova pequena carenada surge para fazer parte da linha de motos de entrada da marca alemã. Será que a G 310RR cairia bem no Brasil? Vamos conferir seus detalhes.

 

Nova BMW G 310 RR 

A nova BMW G 310 RR é um modelo que foi desenvolvido em colaboração com a marca indiana TVS. Uma cooperação que já havia dado à luz as conhecidas 310 R e 310 GS. Desta forma, a nova 310 esportiva da BMW surgiu como uma versão da TVS Apache RR 310. Ambas compartilham motor, conjunto e carenagens.

No entanto, a BMW realizou alguns ajustes no visual de sua motocicleta para alinhar a novidade à sua linha de produtos. Inspirada na grande S 1000 RR, a G 310 RR ganhou grafismos no tradicional esquema de cores tricolor: azul, branco e vermelho, além de chegar também na versão totalmente preta.

Da mesma forma como as demais 310 da marca, a nova RR é movida por um motor monocilíndrico de 313 cm³ com refrigeração líquida. No entanto, na nova esportiva a potência é entregue em um giro mais alto, sendo 34 cv a 9.700 rpm de potência máxima e 2,7 kgf.m de torque máximo a 7.500 rpm – com transmissão de 6 velocidades e embreagem assistida e deslizante.

Quatro modos de potência na G 310RR

A BMW G 310 RR chega com acelerador eletrônico e quatro modos de potência – sendo Track, Urban, Sport e Rain – que atuam no motor e no sistema de ABS, que é de dois canais. Nos modos Track e Sport a moto entrega todos os seus 34 cv e 2,7 kgf.m de torque, alcançando a velocidade máxima anunciada de 160 km/h. A BMW tabém informa que ela vai de 0 a 60 km/h em apenas 2,9 segundos.

Já os modos Urban e Rain são mais limitados. Voltados a condução menos agressiva, nesses modos a 310 RR fica limitada em 25 cv e 2,5 kgf.m de torque. Nessas configurações mais brandas seu Top Speed também fica limitado, sendo reduzido a no máximo os 125 km/h.

Parece que essa é uma estratégia que a BMW encontrou para entregar uma pequena esportiva que seja bem dócil e fácil de pilotar, não importa o nível do piloto ou as condições da pista.

Essa tecnologia embarcada pode ser monitorada e controlada pelo curioso painel em TFT de 5 polegadas que está posicionado na vertical, como se fosse um smartphone. A tela é colorida e, como de costume, parece permitir algumas personalizações além de oferecer conexão via Bluetooth.

Fechando o pacote, a BMW G 310 RR tem conjunto de faróis full-LED, bolha aerodinâmica e espelhos integrados à carenagem. As rodas de liga-leve aro 17 calçam pneus Michelin Pilot Street.

Nas suspensões ela vem com garfo dianteiro invertido com tubos de 41 mm de diâmetro e suspensão traseira com braço oscilante duplo em alumínio fundido, mola central e pré-carga da mola ajustável. Os freios, com ABS de dois canais, são com disco de 300 mm na frente e 240 mm atrás.

 

Nova BMW G 310RR no Brasil

A BMW G 310 RR começou a ser vendida no mercado indiano. Na terra natal da TVS, a motocicleta agora pertencente ao catálogo alemão e parte das 285.000 rúpias – cerca de R$ 19.500 em conversão direta. Por lá, significa uma faixa de preço entre a 310 R e 310 GS.

Para ter uma base, aqui no Brasil 310R e 310GS partem de R$ 34.990 e R$ 37.990, respectivamente, o que nos faz acreditar que a nova 310RR na casa dos R$ 36,990 sugeridos.

Essa novidade ainda não tem previsão para chegar em outros países além da Índia, no entanto, em breve pode vir a complementar a linha de entrada da BMW aqui no Brasil, ao lado da naked 310 e trail, pois temos a única fábrica de motos fora da Alemanha da BMW.

No Brasil, a nova G 310 RR teria como principais rivais de mercado carenadas bicilíndricas e mais potentes, como a Kawasaki Ninja 400 e Yamaha R3, com preços públicos sugeridos de R$ 34.310 e R$ 31.390, respectivamente.

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