Nova CB 300R 2018 é registrada no Brasil
Nova CB 300R NSC 2018, uma versão totalmente renovada da CB 300R que foi apresentada durante o Salão de Milão em novembro do ano passado, foi registrada no Brasil. Veja mais fotos!
Nova CB 300R NSC, uma versão totalmente renovada da CB 300R que foi apresentada durante o Salão de Milão em novembro do ano passado, foi registrada no Brasil.
O modelo faz parte da nova família Naked esportiva da Honda que conta com dois outros modelos idênticos no visual, mas com especificações diferentes, a pequena CB 125R e a poderosa CB 1000R. Ambas também já foram registradas no Brasil.
Injetando um estilo minimalista e nu pelas ruas da Europa, onde foi lançada primeiro, a nova estrela das baixa-médias cilindradas da Honda tem muitos recursos Premium encontrados em suas irmãs de maiores capacidades.
Honda registra CB 300R 2018 no Brasil
Antes do início do Salão Duas Rodas de 2017 houve muita expectativa se a Honda iria exibir a nova CB 300R ou até a versão de 1000 cc por aqui, mas o que se viu por lá foram vários outros modelos que não são vendidos em nosso mercado.
Dentre os modelos haviam algumas motos de baixas cilindradas, na faixa de 150 cc, e até uma naked de 1000 cilindradas, mas que não se tratava da nova família CB “NSC”, como são chamadas essas novas nakeds.
A CB 300R, assim como a CB 1000R, parece ter ficado mesmo para o Salão de 2019. Porém, para garantir a segurança do design diferenciado da moto, a Honda tratou de registrar as patentes do modelo no Brasil, como podemos ver na imagem registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Basicamente a imagem mostra exatamente o mesmo design da nova CB 300R que já começou a ser vendida na Europa.
Nada aparenta ter sido modificado, o que nos leva a crer que a Honda pode estar falando a verdade quando diz que registrou o design da moto por questão de patenteamento e que isso não confirma o lançamento dela por aqui.
Porém, para os mais céticos (e aqueles que, como nós, querem encontrar qualquer coisinha que possa confirmar a chegada dela por aqui) foi possível observar um pequeníssimo detalhe:
O conhecido “olho de gato”, comum em outros mercado mas que não é usado nas motos aqui no Brasil, instalado ao lado do para-lama dianteiro não está na imagem registrada. Seria essa uma indicação de que a Honda finalmente vai lançar o modelo por aqui?
A nova CB 300R não tem nada a ver com a antiga CB 300R que já foi vendida no Brasil e que saiu de linha para dar lugar a nova CB Twister. A nova moto vendida na Europa tem como base a pequena esportiva CBR 300R.
Se o modelo vier a ser oficialmente lançado por aqui ele não disputaria o mesmo mercado da sua versão antiga, ele viria para bater de frente com as pequenas de estilo Premium como a MT-03, G 310R e até Next 300.
O que a CB 300R NSC 2018 tem de diferente?
A nova CB 300R foi desenvolvida para atrair ainda mais o público jovem e como algumas das grandes vantagens estão seu design agressivo, alinhado com a nova CB 1000R (veja mais), e o seu peso de 143kg, que lhe dá uma vantagem de performance.
O estilo do modelo é totalmente futurista, como podemos observar na sua iluminação Full LED que equipa não somente o moderno farol dianteiro mas também a lanterna traseira e até os piscas.
Seguindo essa mesma linha estão o tanque de combustível com suas carenagens anguladas, aa parte traseira curta que dá mais esportividade e o enorme escapamento que confere mais imponência.
O painel de instrumentos da nova CB 300R 2018 é outro item do seu visual que chama atenção e confirma ainda mais o estilo Premium da novidade.
Ele é um visor de LCD bem fino e leve, são 23mm de espessura e 230g de peso, e traz todas as informações padrões como velocímetro, rotação do motor, nível de combustível e indicador de marchas.
As luzes de informação como piscas e indicação de uso da reserva ficam expostas no topo do painel, fora da tela LCD.
Motor da nova CB 300R 2018
No compacto motor monocilíndrico a novidade promete ótimo desempenho e muita adrenalina tanto para seu uso no dia a dia, quanto para quem deseja encarar boas viagens e rodovias.
Esse propulsor de 286cc conta com refrigeração líquida e é capaz de gerar a potência máxima de 31,4 cavalos a 8500 RPM e torque de 2,8kgf.m aos 7500 giros.
Segundo a Honda, o modelo faz de 0 a 200m em 9,2 segundos e o seu consumo de combustível é de 30,2 km/l, que aliado ao seu tanque de combustível com capacidade para 10 litros dá autonomia de mais de 300km.
Seu câmbio é de 6 velocidades e para reduzir custos de manutenção o motor foi projetado para ter o menor número de peças móveis.
Honda CB 300R NSC 2018 Especificações Técnicas
Nas especificações técnicas a novidade também traz itens com inspiração em modelos maiores, com a suspensão dianteira invertida da SHOWA, ABS de canal duplo com IMU e guidão em alumínio montado em borracha cônica.
Começando pelas suspensões, na dianteira é ela por garfo telescópico invertido com tubos de 41mm e 130mm de curso, enquanto que a traseira conta com amortecedor monoshock e braço oscilante Pro-Link com 107mm de curso.
Auxiliando em uma condição de pilotagem mais fácil e dando sensação de maior aderência na dianteira, facilitando a pilotagem, está a distribuição de peso, onde 50,4% é distribuído para a parte frontal e 49,6% ficam na traseira.
Nos freios, ela traz disco de 296mm na dianteira e de 220mm na traseira e ambos são equipados com ABS de 2 canais que funcionam através de uma IMU (Unidade de Medição Inercial)
Essa unidade fornece uma distribuição precisa da operação do ABS entre as rodas dianteira e traseira dependendo do comportamento da moto.
Nova Honda CB 300R Preço
No mercado europeu a nova CB 300R 2018 tem preço sugerido de £ 4.429 (libras). Esse valor em conversão direta para a cotação atual no momento da publicação desse artigo fica em torno de R$ 23 mil.
que coisa horrível!!! realmente a honda vem perdendo a mão cada vez mais…se olhar pra nova fazer 250 ou a mt 300, não tem o que pensar…é yamaha na cabeça!
E o cabeçote? Será que trinca?
Vamos responder isso no vídeo que sai hoje, as 19h, lá no canal do Motorede: http://youtube.com/Motorede
Olha seguinte não pode estourar cabeçote, e precisa de um modo simples de instalação de slider não vi nada nos desenhos que indiquem facil instalação de slider. Por que chega de fazer adaptação em moto por que não falta algo, o slider e muito necessário em motos e suas concorrente yamaha mt 03 e demais tem acesso fácil a instalação do mesmo.
Então @disqus_LFicuv4Cve:disqus , o motor é bem diferente da 300 que conhecemos por aqui. Sobre o slider e adaptações, isso seria interessante que viesse de fábrica mesmo. Um suporte ou algo do tipo já preparado para a instalação seria ótimo. Adaptações sempre acabam saindo mais caro e ainda assim nem sempre fica perfeito. Abraço!
Estou de acordo, acredito que esta nova cb300r seja uma boa escolha estou muito interessado nela mas precisamos ver como se sairia no brasil, de longe a mais linda que ja vi da honda.
@disqus_LFicuv4Cve:disqus achamos ela linda e com especificações bem interessantes… Temos que aguardar pra ver se a Honda irá lançar ela por aqui. Estamos produzindo um vídeo de “10 Fatos” que sairá em breve aqui no Motorede, fica ligado! Abraço.