Nova CB 300R vs MT-03, Qual a melhor no Brasil?
Com grandes chances da nova CB 300R NSC chegar ao Brasil em breve, em um duelo com a MT-03 qual seria a melhor? Fizemos esse comparativo técnico e visual entre CB 300R vs MT-03!
Com uma eminente chegada da nova CB 300R em sua versão NSC no Brasil fizemos esse comparativo técnico e visual com a já consolidada MT-03 do mercado nacional.
São duas motocicletas que se tornam sonho de muita gente justamente por ser o primeiro degrau para o mundo mais “Premium” das motos, com aspectos técnicos mais elaborados que as 250 cc que temos disponíveis.
Será que o estilo néo clássico da moto da Honda e preço pouca coisa menor compensa a grande diferença de motor entre elas? Bora ver a seguir!
CB 300R NSC Confirmada no Brasil
Primeiro vamos começar explicando que esse comparativo está sendo feito pois a Honda tem dado fortes indícios de que a CB 300R está para chegar aqui a qualquer momento, sempre mencionando a família inteira NSC em seus lançamentos. O mais recente indício aconteceu nos últimos dias após a live fechada de apresentação da nova CB 650R.
Durante a transmissão a Honda abriu espaço para que a gente pudesse fazer perguntas que poderiam ser respondidas durante a transmissão ou após a ela e o Gabriel Carvalho da Moto com br perguntou se as motos menores da linha poderiam chegar ao Brasil.
A resposta da Honda veio após a live, segundo ele, e foi que a fabricante acompanha a aceitação da CB 650R para então tomar uma decisão sobre a ampliação da família Neo Sports Café no Brasil.
E como a gente viu durante a transmissão, a própria Honda enfatizou a ótima aceitação e vendas da sua novíssima CB 650R por aqui. Ou seja, mais um grande indício que logo a 300R poderá chegar por aqui em breve.
CB 300R NSC vs MT-03 Design
Agora partindo para o comparativo direto, vou começar pela parte visual. E aqui a briga vai ser boa e grande, pois uma traz o já conhecido conceito “Dark side of Japan”, ou, o “Lado Negro do Japão”, enquanto a outra aposta em linhas neoclássicas para resgatar o passado sem perder atributos mais atuais.
Com o mínimo de carenagem possível, a CB 300R NSC traz o que a Honda chama de “apenas o essencial”.
Claro que o principal destaque está no retorno dos famosos faróis redondos, algo comum há décadas atrás que foi se perdendo com o tempo e agora está de volta. Apesar de clássico, ele traz tecnologia atual, sendo em LED.
Já na MT-03, falando da versão à venda aqui no Brasil nesse momento, temos a receita mais comum atualmente, com farol num formato estilo diamante e lâmpada comum. Porém, todos já estão aguardando ansiosamente pelo lançamento da nova versão, com farol muito mais agressivo e moderno, usando LED.
O restante da receita visual de cada uma das motos segue seus conceitos. A CB 300R traz as linhas neoclássicas com a assinatura Néo Sports Café, onde temos um tanque bem esculpido, assento bi-partido estiloso e rabeta mais regular e bem curta.
Enquanto que a MT-03 já nos envolve com a agressividade das linhas anguladas e típicas de uma moto da família Master of Torque. A traseira, por exemplo, é levemente mais comprida que a da CB, porém, é bem mais esportiva e afiada.
E aí, prefere o estilo neoclássico da CB ou o jeitão agressivo da MT?
CB 300 vs MT-03 Especificações
Agora partindo para os aspectos técnicos quem será que leva? A CB 300R e sua suspensão invertida na dianteira ou a MT-03 e seu curso de suspensão maior na traseira e disco de freio milimetricamente maior?
Bom, uma das principais especificações técnicas da moto da Honda está em sua suspensão dianteira. Ela é invertida com tubos de 37 mm e entrega 130 mm de curso. Na traseira ela é monoamortecedor Pro-Link com 107 mm de curso.
Já na moto da Yamaha vendida por aqui a suspensão dianteira é por garfo telescópico convencional, mas também dá ao piloto 130 mm de curso. Porém, na traseira o curso é bem maior que o da CB 300, tendo 125 mm de curso.
Aqui eu pontuo que, se a CB 300R for lançada aqui, é muito provável que a Honda mantenha a suspensão dianteira invertida assim como está sendo com as outras integrantes da família NSC que já temos no Brasil.
E também esperamos que o mesmo que foi feito na R3 que já temos no mercado nacional, que já está vindo com a suspensão dianteira invertida, seja feito para a nova versão da MT-03 pela Yamaha.
Seguindo nas especificações, ambas têm freio com ABS de dois canais e disco nas duas rodas, com disco de 220 mm na traseira para as duas e disco levemente maior na dianteira para a MT-03, sendo 298 mm contra 296 mm da moto da Honda.
O câmbio é de 6 marchas para as duas, enquanto o tanque da CB 300R tem capacidade para 10 litros de combustível contra os 14 litros da moto da Yamaha.
Já o peso em ordem de marcha das duas é bem diferente. Enquanto a MT-03 tem 169 kg quando está pronta para rodar a CB 300R NSC pesa apenas 143 kg, também em ordem de marcha. São 26 quilos de diferença.
CB 300 NSC vs MT-03 Motor
Entrando ainda mais dentro das especificações dessas duas motos agora vamos falar do coração delas. E aqui, a briga chega a ficar até desleal na comparação do monocilíndrico da Honda contra o bicilíndrico da Yamaha.
Como a grande maioria já sabe, a MT-03 traz o conhecido motor de dois cilindros e 321 cilindradas com refrigeração líquida que é capaz de gerar a potência máxima de mais de 40 cavalos (42cv a 10.750 rpm) e tem exatos 3 quilos de torque (3 kgfm a 9.000 rpm).
Já a CB 300R NSC traz um pequeno monocilíndrico de 286 cilindradas que também equipa refrigeração líquida, mas que entrega bem menos potência. São 31 cavalos (a 8.500 rpm) e cerca de 2,7 quilos de torque (a 7.500 rpm). Isso resulta em 11 cavalos a menos que a moto da Yamaha.
Relação peso/potência MT-03 e CB 300R NSC:
- MT-03 relação peso/potência: 4,02 kg por cavalo
- CB 300R NSC relação peso/potência: 4,6 kg por cavalo
Se juntarmos o peso em ordem de marcha de cada uma para comparar a relação peso/potência entre elas temos a MT-03 carregando 4 quilos por cada cavalo, enquanto que a CB 300 NSC tem o fardo de pouco mais de 4 quilos e meio por cavalo.
CB 300 NSC vs MT-03 Preço
E agora vamos falar de outro ponto interessante, o comparativo de preço entre CB 300R e MT-03. Aqui, primeiro, vou mencionar o valor da MT-03 nacional e depois comparar a MT-03 já em sua última versão da Europa com a CB 300 de lá.
Aqui no Brasil a MT-03 atual, ainda com suspensão dianteira e farol comuns, tem o preço sugerido de R$ 23.600.
Com informações oficiais da Europa, usando como base a Yamaha Portugal, a nova MT-03 2021 já com seu visual moderno e agressivo tem preço sugerido de 5630 Euros, cerca de R$ 34 mil em conversão direta (R$ 34.109).
Já a CB 300R NSC, também com informações da Honda Portugal, tem seu preço pouca coisa menor que a moto da Yamaha. Por lá, a Honda pede 5200 euros por sua moto neoclássica. São cerca R$ 31,5 em conversão direta (R$ 31.524,45).
Em nosso canal no Youtube publicamos um vídeo fazendo esse comparativo e mostrando em detalhes cada uma das duas motos, assista abaixo:
Será que com valores próximos assim e uma diferença enorme no motor e potência as duas seriam grandes concorrentes? Bom, aqui no mercado nacional acreditamos que a sua principal concorrente seria não a moto da Yamaha, mas sim a G 310R da BMW.
As duas motocicletas têm muitas coisas em comum que vão desde o motor monocilíndrico e suas potências na casa dos 30 cavalos, passam pelas suspensões dianteiras invertidas em comum e chegam até no valor aproximado, perto da casa dos 27 mil reais.
E aí, se fosse escolher entre o estilo neoclássico e moto mais “domesticável” como a CB 300 NSC ou a agressividade e esportividade, além de alto consumo, da MT-03, qual das duas você escolheria?
Horrível frente dela a Honda Ao Invés de evoluir esta decaindo com um farol redondo não vai vingar a twistter esta bem mais bonita A rapaziada não vais gostar ..
podia comparar o consumo das duas, hein
Nesse série de comparativos do site focamos em trazer a parte técnicas e estéticas, sem a parte prática. Mas seria um ponto interessante para trazer no comparativo.
Eu prefiro a MT 03
Que Master of Torque é este que desenvole míseros 0,3 quilo a mais com 2 cilindros?
Chame do que quiser mas de mestre do torque, me recuso…
Ela é da família Master of Torque, mas não quer dizer que ela é a líder de torque kkkk Ainda assim, ela entrega um torque interessante.
E leva um pau da Duke 390.
pq eu levaria uma monocilindrica pelo preço de uma bi?
se ela não for uns 20$ no maximo não vale – poe mais dois mil e leva a MT03
Melhor aplicar a receita new sport cafe na 500cc (CB 500 NSC)
Seria uma ótima opção mesmo, uma CB 500R NSC!
Ficaria show viu !!!