Nova CB 500X 2022 virá com alterações
Finalmente teremos uma CB 500X Adventure? Com kit rodas raiadas, suspensão ajustada para o fora de estrada e pronta para realmente encarar um Off-road mais agressivo?
Honda Brasil confirma que CB 500X não muda para a versão 2022, que na realidade já está sendo entregue aos novos proprietários e rodando nas ruas sem nem mesmo mudar as cores, porém, isso confirma que novidades estarão por vir.
E não coincidentemente, documentos de homologação europeus indicaram no último mês que não só a 500X, mas toda a família CB 500 receberão algumas mudanças em sua nova versão. Bora ver o que muda, o que continua e o que poderia mudar na CB 500X a seguir!
Honda CB 500X
A CB 500X, moto mais versátil da família que equipa o motor bicilíndrico da Honda, passou por uma boa atualização em 2019 e chegou ao Brasil no início de 2020, já como versão 2021.
Entre as principais mudanças dessa nova versão estão a roda maior na dianteira, que passou de 17 para 19 polegadas, suspensão dianteira um pouco mais longa, novas carenagens, para-brisa maior, novo painel de instrumentos com indicador de marchas e até embreagem assistida e deslizante.
Se não fosse o bastante, o motor, que continuou o mesmo de 471 cilindradas e pouco mais de 50 cavalos de potência máxima (50,4 cv), passou por ajustes e melhorou sua entrega de desempenho em 4% nas médias e baixas rotações. O torque também se manteve em 4,53 kgf.m.
Tudo isso para dar um caráter um pouco mais aventureiro e muito pedido pelos clientes não só no Brasil, mas de todo o mundo.
Aqui no Brasil, para a versão 2022 nada muda. A informação é oficial da Honda, que informa que a CB 500X 2022 manteve até as mesmas cores da versão anterior, essa que vimos nas imagens.
Já na Europa, documentos revelam que a 500X receberá mudanças.
E essas atualizações indicam que uma CB 500X ainda mais aventureira poderia estar por vir, pois existe mudança em relação peso total da moto, bem como adoção de um novo sistema de freios na dianteira e até na largura da moto.
A principal mudança destacada nesses documentos é que toda a família CB 500 passará a trazer dois discos de freio na dianteira. Uma boa melhora no poder de frenagem das motos.
Já uma outra mudança reflete no peso da moto, mas somente para a 500X. Enquanto as outras integrantes da família mantem o mesmo peso da versão anterior, mesmo com a adoção de mais um disco de freio na dianteira, a CB 500X ficou 2 quilos mais pesada.
A documentação relata que o pesou passou de 434 libras para 438 libras. E esses números são pesos “úmidos”, ou seja, com o tanque cheio de combustível, o que indica que a nova versão da 500X possa ter a capacidade do tanque aumentada em 2 litros.
E aí você me pergunta: Ok, vai ganhar mais um disco de freio, a X ficou 2 kg mais pesada que as outras, mas aonde está o “pacote adventure” dela? E eu respondo.
Com certeza a Honda terá que alterar o garfo da suspensão dianteira e a estrutura da roda para acomodar mais um disco de freio na frente e é justamente por conta dessa atualização que existe a possibilidade de termos mudanças na suspensão e até mesmo no tipo da roda.
Nada na documentação ainda indica essas mudanças, mas o fato é que não tem como simplesmente adicionar um disco na frente sem mexer no projeto do desenho das rodas e na estrutura dos garfos da suspensão.
E aí a gente entra em outro projeto que já existe para venda há algum tempo na Europa, o kit CB 500X Rally Raid.
Fabricado pela própria marca Rally Raid, o kit contém desde suspensão dianteira e traseira trabalhadas para o uso no fora de estrada, passa por pedaleiras indicadas para o Off-Road e chegam até nas tão pedidas rodas raiadas para a 500X.
O kit serve para transformar a CB 500X em uma verdadeira aventureira, porém, o pacote pode sair caro. Em 2019 o valor apenas para as rodas raiadas, suspensões trabalhadas e pneus de uso para Off-Road custavam cerca de 2.300 Euros. Mais de R$ 14 mil em conversão direta.
Ainda seguindo as mudanças encontradas nessa documentação de registro da Europa, a CB 500X ficou um pouco mais larga.
A informação é de que todas as três CB’s, 500R, F e X mantiveram as mesmas medidas de altura e comprimento, porém, a largura de todas foi levemente aumentada. Isso indica um possível guidão mais largo. Na 500X a largura passa de 32,5 para 32,7 polegadas.
Por enquanto não há indicação de que alguma grande mudança acontecerá no visual da CB 500X, vamos ter que aguardar o lançamento oficial da versão 2022 na Europa para ver como será a nova CB 500X 2023 por aqui, já que a 2022 se manteve a mesma.
Seria interessante também nessa suposta versão rally, além das rodas raiadas e disco duplo aumentar o tamanho delas para 21 Pol. na dianteira e 18 Pol. na traseira.
QUANDO SERA O LANÇAMENTO DA CB500X COM VERSÃO EUROPEIA AQUI NO BRASIL. GOSTEI MUITO DOS DUPLOS FERIOS A DISCO NA DIANTEIRA SHOW,…
Por enquanto sem previsão de quando chegará. O mais provável é que seja no Salão Duas Rodas de 2022, em novembro.
Acho interessante as mudanças propostas pela montadora, porém ao meu ver não precisa nada disso, a minha 2019 é perfeita em todos os sentidos, tirando a suspensão dianteira que parece uma britadeira o resto é perfeito. Espero que trabalhem nessa suspensão pois o fora de estrada não combina nada com essa motoca espetacular.