Nova CB 500X 2023 chega atualizada no Brasil, veja preço e mais
A Honda finalmente lançou a nova CB 500X 2023 no Brasil com as mesmas atualizações da Europa.
O modelo segue as mudanças do mercado internacional, até com a suspensão dianteira invertida e bengalas dourada, além de novo farol e disco duplo na frente, para deixar a 500X como a Crossover com cara de Bigtrail de entrada.
Então bora ver tudo que há de novo na CB 500X 2023 que chegou ao Brasil.
Nova CB 500X 2023: Tudo que mudou
Em resumo, a nova CB 500X 2023 traz como atualizações para o Brasil os seguintes itens:
- Novo Farol
- Nova suspensão dianteira invertida
- Freio a disco duplo totalmente novo na dianteira
- Roda dianteira 100 gramas mais leve
- Suspensão traseira mais leve
- Distribuição geral de peso melhorada
- Novos piscas
- Assento redesenhado
- E a nova 500X ficou um pouquinho mais pesada
CB500X 2023: Novo farol
A CB 500X que chega ao Brasil traz um conjunto ótico frontal renovado.
Na apresentação oficial a Honda salientou a importância do novo farol, que ao primeiro olhar e apagado parece ser igual ao da versão anterior, mas de perto conseguimos perceber as mudanças.
A principal atualização no conjunto ótico frontal está nos pontos de iluminação. Agora o farol está divido em 5 partes. Essas 4 partes acesas que você está vendo na imagem, uma em cada canto, são os novos LEDs da luz baixa, ou seja, a luz de rodagem normal.
A ideia aqui foi adicionar mais LEDs para melhorar o poder de iluminação de uma moto que tem um pé na aventura, que vai rodar em lugares de baixa iluminação.
Mas isso não é tudo, pois ao centro do conjunto ótico também temos novos LEDs. É na parte central desse conjunto que se encontra o novo posicionamento da luz alta. Ela chega para ampliar e completar o novo farol da CB 500X.
Já na parte traseira não há mudanças e a lanterna se mantem a mesma da versão anterior.
CB500X 2023: Suspensão dianteira invertida
Seguindo com as novidades, agora vamos falar de algo que todos aguardavam ansiosos se a Honda iria trazer para a 500X 2023 do Brasil ou não, a suspensão dianteira invertida.
E ela chegou! Sai a suspensão por garfo telescópico convencional na frente e chega uma moderna e avançada suspensão do tipo invertida da Showa.
Moderna porque ela atua com a função de garantir maior contato da roda dianteira com o solo, dando mais segurança durante a pilotagem. E avançada pois ela é da Showa e do tipo SFF-BP, ou seja, com funções separadas para cada lado do garfo. Enquanto um lado fica com a mola o outro é dedicado ao sistema hidráulico.
Esse tipo de suspensão também dispensa o ajuste manual que podia ser feito com uma chave simples na suspensão convencional da geração anterior da 500X.
Por ter uma tecnologia avançada, a própria suspensão interpreta o tipo de uso que o piloto está fazendo da moto e ajusta a calibragem para isso através dos seus fluídos internos.
Basicamente através do trabalho dos garfos o líquido interno passa por um caminho ou por outro dentro das bengalas, deixando mais “duro” ou mais “suave” o movimento da suspensão dianteira.
Os tubos de 41mm foram mantidos dourados para a versão que chega ao Brasil e o curso não mudou, ficando com os mesmos 150 mm da geração anterior.
CB500X 2023: Freio a disco duplo na dianteira
Mais uma grande atualização que chega para deixar a CB 500X 2023 uma crossover mais evoluída no mercado brasileiro foi a adição do disco de freio duplo na frente.
Totalmente renovado, o conjunto de freio na dianteira ficou mais moderno.
Agora o freio da frente conta com dois discos de 296 mm de diâmetro. Eles são um pouco menor que o disco único de 310 mm do antigo modelo e também estão 1 mm mais estreito em sua espessura, mas são muito mais eficientes.
Com caliper de pistão duplo e fixação Axial, ou seja, uma fixação muito mais próxima do eixo da roda, esse novo sistema de freios na dianteira visa apresentar melhor poder de frenagem no asfalto e um melhor feeling no uso em terrenos de menor aderência.
No freio traseiro nada muda, sendo mantido o disco de 240mm com caliper de um pistão.
CB500X 2023: Roda dianteira mais leve
Por conta desses novos itens a Honda precisou fazer algum trabalho em outras partes da moto para que ela não acabasse ganhando muito peso. E uma dessas atualizações aconteceu na roda dianteira.
Mantendo o mesmo desenho da roda anterior e mesmo tamanho, com 19 polegadas, a Honda reduziu 100 gramas afinando um pouco os raios do aro dianteiro da nova CB 500X 2023.
Essa mudança foi visando reduzir o máximo de peso na dianteira, que ganhou corpo com a nova suspensão e discos duplos de freio.
Já a roda traseira não mudou em nada. Os pneus, de uso misto, também foram mantidos os mesmos da versão anterior.
CB500X 2023: Suspensão traseira mais leve
Outro ajuste buscando a redução máxima para não deixar o peso total da moto subir muito foi na parte da suspensão traseira.
Como a Honda informou na apresentação, a suspensão traseira conta agora com novo ajuste, onde a balança traseira teve a espessura de suas chapas reduzidas. Com a mudança o conjunto ficou 1,1 kg mais leve, ganhou 18% de rigidez na torção e ficou mais dinâmica para contornar curvas.
Esse ajuste também contribui para um trabalho melhor em conjunto com a nova suspensão dianteira.
CB500X 2023: Distribuição geral de peso melhorada
Com a integração de novo itens na moto e atualizações de outros, a Honda informa que melhorou a distribuição geral de peso da nova CB 500X 2023.
Colocando um pouco mais de peso na frente e retirando um pouco de trás, a distribuição de peso atual da CB 500X passou de 52% na frente e 48% atrás, para 51,3% e 48,7% respectivamente.
Essa distribuição deixa a moto mais equilibrada, com um conjunto acertado para todo tipo de uso.
CB500X 2023: Novos piscas e assento redesenhado
Durante a apresentação a Honda também destacou que a CB 500X 2023 passou a trazer mudanças nos piscas e um novo desenho do assento.
Sobre os piscas foi mencionado que é mais uma atualização interna e que é quase imperceptível na parte estética.
Já sobre o assento foi informado que houve uma atualização em seu desenho focando em deixar seu formato mais voltado para o uso no Off-Road. Porém, pelas imagens de divulgação está difícil enxergar alguma diferença, vamos ter que aguardar o evento de testes da Honda.
Acessórios CB 500X 2023
Ficando 1 kg mais pesada após todas essas atualizações, a Honda informou que haverá acessórios genuínos para a nova CB 500X 2023 que chega ao Brasil.
Sem mostrar muitos detalhes e informando que teremos a oportunidade de ver pessoalmente durante o evento de testes, a nova 500X terá os seguintes acessórios disponíveis para compra separadamente: protetor de carenagem, cavalete central, tomada 12v e protetor de manopla.
Honda CB 500X 2023 Preço no Brasil
Disponível não tão aguardada cor verde fosco, além da vermelha e de prata metálica, vamos ver a seguir o preço e data de chegada da nova CB 500X 2023 no Brasil.
Após todas essas atualizações e informando que o modelo não passou pelos reajustes, o preço sugerido da nova 500X 2023 é de R$ 41.600,00. O modelo tem início de produção no dia da publicação desse vídeo, 28/04, e chegará nas lojas na segunda quinzena de maio.
Para critério de comparação, a geração anterior da 500x está com preço sugerido de R$ 35.850,00 no site oficial da marca no momento da publicação desse vídeo.
E aí, o que achou das atualizações? Foram boas? E o preço? As mudanças justificam esses quase 6 mil reais de acréscimo? Bom, deixa sua opinião nos comentários!