Honda registra nova CBF 190R no Brasil
CBF 190R, que acaba de ser registrada no Brasil, é muito parecida com a CB 190R que já é vendida em países vizinhos. Será que finalmente algum desses modelos irá desembarcar por aqui?
CBF 190R, que acaba de ser registrada no Brasil, é muito parecida com a CB 190R que já é vendida em países vizinhos. Será que finalmente algum desses modelos irá desembarcar por aqui?
A CBF 190R é uma street com visual extremamente agressivo, típico de motos maiores, que traz mecânica comum de outros modelos mais básicos da fabricante. Sua produção é na China e em mercados como o da Argentina (para CB 190R), há peças importadas de outros países, como o Brasil.
Ou seja, a possibilidade de o modelo chegar ao nosso mercado não está tão distante assim, porém, o registro de seu visual é, inicialmente, para garantir sua propriedade intelectual. É possível que ela seja exibida no Salão Duas Rodas em novembro.
Honda registra nova CBF 190R
Com seu design registrado no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, o INPI, a nova CBF 190R é praticamente a mesma moto que a CB 190R vendida em países da América do Sul como Argentina e Peru.
O que ela traz de diferente, além do “F” em seu nome, está mais ligado ao visual do que a parte técnica. Podemos perceber que a carenagem em volta do tanque é mais volumosa e que a carenagem abaixo do assento também é maior, exibindo até mesmo novas entradas de ar.
Outra diferença, essa mais chamativa e que até pode ter algum apelo técnico, que envolva melhora de performance, está em seu escapamento. Na CBF 190R a saída está maior e mais alta.
Honda CBF 190R Motor
A CBF 190R equipa o mesmo motor da CB 190R, que, apesar de ser um motor de 184 cc e ela ter sido lançada na Argentina no mesmo momento em que a Honda Brasil lançava a nova XRE 190 por aqui, o motor delas não são o mesmo.
Na verdade, o motor da nova CB 190R é um irmão do mesmo equipado nas CG’s e Bros 160 do Brasil, tendo apenas seu diâmetro aumentado para alcançar as 184 cc, por isso o nome de CB 190R.
Esse motor é um monocilíndrico de quatro tempos, refrigerado a ar, com injeção eletrônica e partida elétrica que é capaz de entregar a potência máxima de pouco mais de cerca de 16 cv a 8.000 RPM e torque de 1,5 kgf.m aos 7.000 giros.
Para critério de comparação, a nova CB Twister 2020 do Brasil, que equipa motor monocilíndrico de 249,5cc, é capaz de gerar 22,4 cv e 2,28 kgf.m de torque.
Já falando do motor da nova XRE 190 lançada aqui, temos um monocilíndrico de também 184 cc que gera quase os mesmos números da CB 190R, sendo 16,3 cavalos de potência máxima e torque de 1,65 kgf.m.
Honda CBF 190R Especificações Técnicas
Na parte técnica a nova CBF 190R traz itens pouco comuns nesses tipos de motocicletas no mercado brasileiro, dignos de motos maiores, como é o caso de suas suspensões.
Na dianteira ela vem equipada de garfos invertidos com 117 mm de curso, enquanto que na traseira a suspensão é do tipo monoshock com 114 mm de curso. Os freios são por disco de 276 mm na dianteira e 220 mm na traseira, ambos em formato de pétala.
Fechando o pacote está o câmbio de 5 velocidades, rodas de aro 17 polegadas com pneu traseiro 140/70 e o peso de 131 kg.
Honda CBF 190R Preço
Podendo ser considerada uma evolução da CB 190R vendida na Argentina, o preço da nova CBF 190R, em conversão direta e sem taxas, ficaria em torno de R$ 14 a 15 mil.
Será que a Honda registrou seu visual no Brasil apenas para que marcas chinesas não possam trazer ao país algum modelo semelhante? Ou será que veremos a nova CBF 190R (ou a CB 190R) em nosso mercado em breve?
não tem uma foto do painel pust!
Só digo uma coisa: Duke 200!!