Nova CBR 650R 2020 cairá bem no Brasil?
Lançada no final de 2018 e tendo sua patente registrada no Brasil em fevereiro desse ano, nova Honda CBR 650R 2020 será uma boa esportiva para o nosso mercado? Veja comparativo, preço e muito mais!
Lançada no mercado internacional no final de 2018 e tendo sua patente registrada no Brasil em fevereiro desse ano, nova Honda CBR 650R 2020 será uma boa esportiva para o nosso mercado? Assisa ao vídeo no final deste artigo.
Apesar da Honda não confirmar, algumas informações indicaram que o modelo será apresentado ao público durante o Salão Duas Rodas, que acontece em novembro, e a grande alteração da esportiva de média cilindrada começa pelo nome.
A mudança de CBR 650 “F”, de “Fun” (diversão, em tradução livre), para CBR 650 “R”, de “Racing”, já dita que a proposta da motocicleta mudou, assim como seu visual, posição de pilotagem, escapamento e até seu motor, mais potente nessa nova versão europeia.
Nova Honda CBR 650R 2020
Começando pelo visual, as diferenças entre a esportiva CBR 650F vendida aqui e a nova CBR 650R são gritantes. O novo modelo está muito mais alinhado com a família CBR, seguindo as mesmas linhas da sua irmã maior CBR 1000RR Fireblade.
Usando a filosofia de design “Total Control” que já é aplicada em seus modelos de superesportivas, a nova CBR 650R ficou muito mais agressiva, esportiva e moderna.
A carenagem dianteira é totalmente nova, ficou mais curta e agora não se estende até o tanque, deixando exposta a estrutura do chassi. O conjunto ótico frontal também é novo e traz dois faróis simétricos em LED além de visual mais esportivo.
O tanque de combustível tem um novo desenho, proporciona melhor encaixe do piloto e ajuda nessa nova posição de pilotagem mais esportiva. Ele ficou cerca de 2 litros menor em comparação com a 650F.
Seguindo para a parte traseira da 650R, sua rabeta é muito mais curta e moderna. O assento, que na 650F daqui é inteiriço, agora passa a ser dividido em duas peças, uma dedicada ao piloto e outra ao garupa, ficando mais curto e com boa camada de espuma.
Fechando a parte visual está o novo escapamento. Ele tem novo design, um pouco mais geométrico e foi reajustado, alterando a ponteira de saída de gases que antes era “cortada” em diagonal e apontava para lateral e agora passa a apontar para trás.
Nova CBR 650R Motor
A nova CBR 650R equipa um motor de quatro cilindros em linha que traz a mesma medida de diâmetro do cilindro da Supersport CBR 600RR, porém, com suas partes internas completamente diferentes.
Para subir de 600 para 649 cilindradas o curso do pistão é de 3,5 mm de comprimento, mas que conta com pistões com uma forma de coroa atualizada e alguns ajustes internos que deram mais gás que a CBR 650F.
Com filtro de ar cerca de 1,7 vezes maior e um pouco mais inclinado para baixo, esse propulsor é capaz de gerar a potência máxima de 95 cavalos a 12.000 rpm e tem torque de 6,5 kgf.m aos 8.500 giros.
Comparando a nova 650R com a 650F vendida por aqui o ganho é de 6,5 cavalos na potência. Já no torque é diferença é bem pequena (6,5 e 6,2 kgf.m respectivamente).
Vale lembrar que possivelmente essa potência da CBR 650R acabe tendo que ser reduzida em nosso mercado, pois o programa de controle de emissões de poluentes aqui do Brasil é mais rigoroso que na Europa.
Para acompanhar esses novos ajustes no motor a novidade também equipa uma embreagem assistida e deslizante, que suaviza os “trancos” em trocas de marcha agressivas, comum na pilotagem esportiva.
Honda CBR 650R 2020 Ergonomia
Além das mudanças visuais e no motor, para que essa nova esportiva de média cilindrada ficasse realmente um pouco mais esportiva, a Honda também fez ajustes na posição de pilotagem, deixando-a mais agressiva.
Em comparação com a CBR 650F, a nova 650R tem sua ergonomia mais esportiva graças ao seu guidão reposicionado 30 mm para frente. Aliado a isso estão os apoios de pés do piloto que foram movidos para trás e para cima.
Segundo avaliações internacionais, a posição de pilotagem ficou mais agressiva, em forma de ataque, mas ao mesmo tempo acabou não flexionando tanto os joelhos e não causando muito estresse nos punhos do piloto como em qualquer superesportiva.
CBR 650R 2020 Especificações
Contribuindo para a pilotagem em condições mais extremas estão a redução de peso total, a nova suspensão dianteira e os novos freios.
Comparada com sua antecessora “Fun”, a nova CBR 650R ficou cerca de 6 quilos mais leve. O já mencionado tanque menor é responsável por uma parte dessa redução, bem como ajustes na estrutura da moto e as novas rodas de liga, cerca de 1,5 quilos mais leves.
Na suspensão dianteira, pelo menos na versão vendida na Europa, a esportiva equipa garfos dianteiros invertidos Showa SFF com diâmetro de 41 mm e função separada para cada garfo. Poderia ser ajustável, mas oferece tudo que o piloto precisa durante uma pilotagem esportiva.
Nos freios, da marca Nissin, na dianteira a 650R deixa de lado os discos em formato de pétala da 650F, de 320 mm, para equipar discos de 310 mm, enquanto que na traseira a medida foi mantida em 240 mm.
Outra diferença é que o sistema de freios na dianteira passou a ter quatro pistões de montagem radial. Na traseira é pinça com pistão único. E ambos possuem ABS, que não pode ser desligado.
Honda CBR 650R 2020 Tecnologias
Além de todas essas mudanças, uma grande diferença que os fãs irão perceber ao sentar e ligar a quatro cilindros de 650 cilindradas da Honda está em seu painel.
Muito mais moderno que o equipado atualmente na 650F vendida por aqui, ele é totalmente digital e mais completo. Parecido com o equipado na 1000 cc da família NSC, esse painel traz indicador de marchas e até shift light personalizável.
Outra tecnologia embarcada na nova CBR 650R é o controle de tração HSTCS da Honda.
Nova CBR 650R 2020 Preço
Na Europa, a nova Honda CBR 650R 2020 tem o preço sugerido de 7.729 Libras. Cerca de R$ 40 mil em conversão direta para o Real no momento da publicação desta matéria. Em nosso canal no Youtube publicamos um vídeo sobre ela, assista:
Para critério de comparação, aqui no Brasil, a CBR 650F zero quilômetro é oferecida por R$ 37.915,00 no site oficial da Honda.
Caso a nova versão da CBR 650R chegue aqui sem nenhuma alteração, mantendo a suspensão dianteira invertida por exemplo, seu preço provavelmente vai ser maior. Acreditamos que ela deve ficar cerca de R$ 10 mil mais cara, sendo sugerida a R$ 47.900,00.
Em que mês de 2020 estarão no mercado Brasileiro.
A comparação correta com a zx6r é a cbr 600rr.
Quando forem comparar, compare certo , para comparar com a zx6r é a cbr 600rr. Fica a dica.
47000 nessa honda manca…..piada…..prefiro 10x zx6r 636 por 50000 essa sim máquina.
Se vier nesse preço sou mais a 636 da Kawasaki muito mais moto com mais potencia
Olá Sandro, blz? Esse valor de R$ 47 mil é apenas uma especulação, vamos ter que aguardar a estratégia da Honda para esse esportiva se a moto for confirmada para o Brasil mesmo. Abraço!
Moto muito top! Porém se vir no mesmo preço da MT09, Z900 e Gsx r 750. Logo essa moto sairá de linha. Pois as motos da honda são carissimas e inferiores as concorrentes vejam o preço da cbr 500r aqui em Pernambuco custando 33.000 sendo que a mt07 é apenas 1000 reais mais cara a cb 650f mesmo preço da mt09.