Novas Royal Enfield Classic 500 ganham versão Dark
A Royal Enfield continua com sua estratégia de se estabelecer no mercado nacional e apresenta dois novos modelos para a já conhecida linha Classic 500: a Stealth Black e a Gunmetal Grey.
A Royal Enfield continua com sua estratégia de se estabelecer no mercado nacional e apresenta dois novos modelos para a já conhecida linha Classic 500: a Stealth Black e a Gunmetal Grey.
Como a própria fabricante diz, as novas Classic 500 chegam para celebrar os tons da noite e teve inspiração nos motociclistas e suas jornadas, fazendo elo entre o legado da marca e cores contemporâneas.
E o que podemos ver é uma versão totalmente em preto fosco, sem nenhum detalhe em outra cor a não ser os tradicionais cromados, e outra versão em prata fosco com banco em um tom de marrom escuro.
Novas Royal Enfield Classic 500 2018
Essas duas versões foram apresentadas ao mundo em setembro do ano passado na Índia e agora, pouco menos de seis meses depois de seu lançamento mundial, já estão desembarcando na loja da Royal Enfield no Brasil.
Aliás, a marca têm ganhando uma boa quantidade de fãs, e entusiastas do moto purismo oferecido por suas motocicletas, e é uma pena possuir apenas uma loja no país, ficando em São Paulo.
Vídeo test-ride com a Royal Enfield Classic 500
A Classic 500 é um dos modelos mais populares da Royal Enfield no mundo, a marca atua em mais de 50 países, e nós tivemos a oportunidade de testar ela pelas ruas de São Paulo, assista aqui como foi o test-ride.
Ao rodar com ela nas ruas você pode sentir todo o moto purismo que a motocicleta propõe. A aceleração, posição de pilotagem à moda antiga e comandos simples são referências, além do banco com molas e um ronco clássico e singular que se torna característica única dos motores de 500cc da marca.
Como a própria fabricante define, ela é uma motocicleta simples, harmoniosa e bem proporcionada. Seu motor é o exclusivo Royal Enfield UCE de 500cc. O mesmo que será mantido nas versões Stealth Black e Gunmetal Grey.
A influência dos modelos britânicos da era pós-guerra pode ser vista em diversas partes da Classic, como nos para-lamas, estilo do farol, indicadores do velocímetro e seu banco único de molas.
Pilotando a Classic 500 Desert Storm durante nosso teste, que vem com a pintura “areia” lembrando os tempos de guerra, foi comum alguém abordar na sinaleira curioso sobre o modelo e elogiando o estilo da moto.
Royal Enfield Classic 500 2018 Preço
O diretor geral da Royal Enfield no Brasil, Claudio Giusti, reforça que com essas novas versões a marca demonstra seu comprometimento com o país, trazendo os lançamentos internacionais o mais breve possível para o Brasil.
O Preço das novas Royal Enfield Classic 500 2018 são: R$ 22.500,00 para a versão Gunmetal Grey; e de R$ 22.750,00 para Stealth Black. Com isso elas se tornam as versões mais caras da linha Classic, porém, estarão disponíveis somente com ABS de série.
Mecânica da Classic 500 Royal Enfield
Com mecânica simples, a Royal Enfield Classic 500 vendida atualmente no Brasil equipa um motor monocilíndrico, 4 tempos, de 499cc, com vela de ignição e refrigeração a ar que é capaz de gerar a potência máxima de 27,5 cavalos a 5.250 RPM e torque de 4,2 kgf.m aos 4.000 giros.
A fabricante acabou de lançar no Reino Unido um novo motor, bicilíndrico e de 650cc (veja), que promete entregar a potência máxima de 47 cavalos e torque de 5,2 kgf.m, mas que ainda não tem previsão de chegar ao nosso país.
O quadro é feito em uma estrutura única, que utiliza o motor como parte do suporte, a suspensão dianteira é por garfo telescópico com 35mm de diâmetro e curso de 130mm, enquanto que a traseira é por amortecedores duplos à gás com curso de 80mm.
Nos freios ela equipa disco único de 280mm com pinça de 2 pistões na dianteira e a tambor de 153mm na traseira. Seu câmbio é de 5 velocidades, o tanque tem capacidade para 13,5 litros de combustível e seu peso total é de 190kg (com 90% de combustível e lubrificante).
Durante o último Salão Duas Rodas a fabricante apresentou uma série exclusiva para Classic 500 no Brasil, a Redditch, inspirada na história das motos da marca dos anos 50 que eram produzidas em Redditch, no Reino Unido, local onde a Royal nasceu (veja mais).
A série Redditch traz as cores Redditch Red, Green e Blue, onde cada uma das três teve o preço sugerido de R$20.900,00.
Ficha Técnica Royal Enfield Classic 500
Motor | Monocilindro, 4 tempos, refrigerado a ar |
Cilindrada | 499 cc |
Diâmetro x Curso | 84mm x 90mm |
Índice de Compressão | 8.5:1 |
Potência Máxima | 27.2 bhp @ 5250 rpm |
Torque Máximo | 41.3 Nm @ 4000 rpm |
Sistema de Ignição | Ignição eletronica digital |
Embreagem | Úmida, multi-placas |
Câmbio | 5 marchas |
Lubrificação | Carter úmido |
Óleo Lubrificante | 15W 50 API, SL Grade & above, JASO MA |
Alimentação de Combustível | Injeção Electronica de Combustível |
Filtro de Ar | Elemento Filtrante de Papel |
Partida | Elétrica e pedal |
Chassi | Quadro com estrutura única, utilizando o motor como parte do suporte |
Suspensão dianteira | Telescopico, garfo de 35mm, curso de 130mm |
Suspensão traseira | Amortecedores à gas duplos com 5 ajustes pré definidos de carga, curso de 80mm |
Distância entre eixos | 1360 mm |
Altura em relação ao solo | 135 mm |
Comprimento | 2140 mm |
Largura | 790 mm |
Altura | 1090 mm |
Altura do assento | – |
Peso | 190 Kg (com 90% combustível e lubrificante) |
Capacidade do Tanque | 13.5 L |
Pneus Dianteiros | 90/90 – 19 |
Pneus Traseiros | 110/80 – 18 |
Freio Dianteiro | Disco único de 280mm, pinça com 2 pistões |
Freio Traseiro | Tambor único de 153mm |
Sistema Elétrico | 12 volt – CD |
Bateria | 12 volt, 14 Ah |
Farol | 60 / 55 W, Halógena |
Lanterna traseira | 21W/5W |