Início » Destaques » Nova CNH para motos: o que muda?

Nova CNH para motos: o que muda?

23

Atenção futuros motociclistas: projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados prevê mudanças e nova classificação na CNH para motos.

Atenção futuros motociclistas: projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados prevê mudanças e nova classificação na CNH para motos.

Aprovado na Câmara dos Deputados na segunda-feira (03/04), o projeto de lei PL 3245/15, com autoria do deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF), passa a criar classificação para a carteira nacional de habilitação para motociclistas de acordo com a cilindrada da moto a ser pilotada.

Visando trazer mudanças para a obtenção da CNH para motocicletas, o projeto diferencia o tipo de motocicleta que o piloto estará habilitado a usar, de acordo com as cilindradas permitidas.

CNH para motociclistas 1

Como será a nova CNH para motos

De acordo com o projeto de lei aprovado, o texto estabelece que a categoria A será subdividida em três subcategorias distintas, conforme abaixo:

  • Categoria A1Permite pilotagem de motocicletas de até 300 cilindradas. Ou seja, não poderá pilotar motos acima das 300 cilindradas quem estiver habilitado como A1;
  • Categoria A2Habilita o piloto a utilizar motocicletas de até 700 cilindradas, o que significa que pode pilotar as motocicletas da categoria A1 (300cc) até as motos de 700 cc;
  • Categoria A3Permite que o piloto esteja habilitado a utilizar motocicletas de qualquer cilindrada, sem limite.

Além disso, os interessados em obter a nova CNH para motos, independentemente da escolha de subcategoria, terão que frequentar um curso de pilotagem em circuito fechado antes de pilotarem nas vias públicas.

CNH para motociclistas 4

Objetivo e regulamentação da nova CNH para motociclistas

Segundo o autor do projeto de lei, a nova regulamentação da CNH para motos tem como objetivo impedir que os candidatos à obter habilitação para pilotagem façam os testes em motocicletas de potência inferior àquela que irão utilizar no dia a dia.

Ou seja, a intenção é evitar que a pessoa pilote uma 125/150cc nas aulas e saia de lá legalmente habilitado para pilotar uma moto muito superior, como uma 1000cc ou mais.

Em nosso canal no Youtube (inscreva-se aqui) publicamos um vídeo comentando todos os detalhes da nova CNH, assista:

Além disso, uma maior regulamentação também permitirá “dosar, por meio de teste de habilidade, quais tipos de veículos serão utilizados pelo piloto e adequar o teste de habilitação ao veículo utilizado pelo condutor”.

CNH para motociclistas 5

Conforme informado pela assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados, ainda não há previsão da aplicação das novas regras, já que as provas que serão aplicadas para as subcategorias e também a regulamentação da lei ainda será desenvolvida pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Com isso, não há informações concretas sobre quando as novas regras passarão a ser exigidas.

O que você acha da nova regulamentação? Deixe seu comentário abaixo.

CNH para motociclistas 6 CNH para motociclistas 2

Se inscrever
Notificar de
guest
23 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
júnior Sem Fio Sem Fio
júnior Sem Fio Sem Fio
7 anos atrás

Dizem que quem já é habilitado, ou que estiver em processo, não será prejudicado quando a Lei for entrar em prática.
Dúvida: Seremos migrados para a Categoria A3 (sem custo?)

Claudinei Gonçalves
Claudinei Gonçalves
7 anos atrás

Quem está feliz com essa mudança são as auto escolas.Provavelmente este deputado deve ser dono de uma. Criam leis para beneficiar meia duzia e Ferra com a maioria. Deveriam era melhorar a forma de ensinar a pilotar, utilizando motos com cilindrada maior em um transito real, não em uma pista fechada. Assim o candidato já sairia apto para pilotar qualquer cilindrada. Seria mais fácil obrigar as auto escolas a aumentar a cilindrada das motos e o exame ser aplicado em uma cilindrada maior, não obrigar o candidato a mudar de categoria três vezes. Mas como a intenção é arrecadar, é… Ler mais »

Lionel Seku Mello
Lionel Seku Mello
7 anos atrás

Nós temos um vídeo publicado no canal do Motorede comentando todos os detalhes dessa nova CNH, assista: https://www.youtube.com/watch?v=uh_e6NEZQII

GTR TELEFONIA
GTR TELEFONIA
7 anos atrás

e quem anda só de scooter?deveria ter uma carta tb diferenciada

Outra quem já tem carta de moto?vai para qual afinal?

sidnei
sidnei
7 anos atrás

O grande numero de acidentes de motos são com motos de baixa cilindrada, uma segunda habilitação ou categoria para motos maiores não contribui em nada para diminuir esse numero de acidentes. Sem duvida esse projeto apenas beneficia as moto-escolas que vão cobrar uma fortuna para o sujeito dar uma “voltinha” de moto de maior cilindrada em um circuito fechado de baixa velocidade.

ファビオ成田
ファビオ成田
7 anos atrás

Minha primeira habilitação tirei em 1985 Cat D/A3 e existia este tipo de classificação para motos , depois retiraram agora simplesmente estão colocando de volta . Daniel não fazem isso para carros porque de alguma forma já existe mas não em relação a potencia em sim em relação a peso . CATEGORIA “B” Condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a 3.500kg e cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, e que tenha a idade mínima de 18 (dezoito) anos. São os condutores da categoria B autorizados… Ler mais »

Lourival
Lourival
7 anos atrás
Responder a  ファビオ成田

Deveriam antes de qualquer lei desnecessaria,…promover melhorias nas vias de circulação,todas esburacadas, sem placas de sinalização adequadas. Pois gostaria desaber oque é feito com o dinheiro dos impostos pagos…IPVA dentre outros..sendo os mais caros do mundo !!!
…isso que deveria ser revisto urgentemente!

Teo
Teo
7 anos atrás

Simples a explicação, o governo rouba demais e com isso os cofres públicos estão quebrados, sendo assim eles precisam sugar ainda mais a população….só quem sofre é a população com essa corja de ladrão safado…porque esse bosta não faz um projeto de lei para acaba com o decoro parlamentar, isso eu quero vê !!!!!!!

Arthur Henrique
Arthur Henrique
7 anos atrás

Eu acredito que essa nova CNH tem seus prós e contras, seguem alguns: Prós + o piloto que faz uma prova em uma moto 150cc realmente não tem preparo para assumir uma esportiva/naked de média/alta cilindrada. Logo, tendo o curso uma qualidade boa, o número de acidentes deverá cair devido ao impedimento de que um recém habilitado saia com uma moto de 500 ou mais cilindradas sem o devido preparo. + em alguns países de 1º mundo, Inglaterra por exemplo, este modelo existe e se mostrou deveras eficaz. + o sistema atual de aulas para condução de moto não ensina… Ler mais »

Gilson Hoffmann
Gilson Hoffmann
7 anos atrás

Mais um roubo oficializado. Paisinho de merrrrda.

Fagner Melo Dos Santos
Fagner Melo Dos Santos
7 anos atrás

Isso é uma palhaçada é só para comer dinheiro do povo não existe isso não

Lucas Maia
Lucas Maia
7 anos atrás

Ridículo. Vão fazer o mesmo para Carros? Onde provavelmente até o idiota do deputado que inventou isso deve ter feito o teste em um carro 1.0 e saiu dirigindo sua BMW, Mercedes de potência superior. Criar algo para benefício do motociclista não cria! Lamentável tamanha demência!

Liberti Clinio
Liberti Clinio
7 anos atrás

Meu filho aprendeu e tirou habilitação com um Carro 1.0 (1.000cc).
Será que vão classificar veículos também por potência?
ISSO É MALANDRAGEM, ARRECADAM MAIS PARA FAZEREM FESTA COM O NOSSO DINHEIRO.
E o povo continuam sendo palhaços!!!

DANIEL SALES MIRANDA
DANIEL SALES MIRANDA
7 anos atrás

Caralho é a coisa mais ridícula q já vi. Até pq não vão fazer essa porra pra carro, conforme sua potência. Isso é só uma desculpa para o Detran roubar mais dinheiro. Eu já tenho habilitação AB. E ainda bem q não fala nada sobre qm já tem a CNH… Isso só vai resultar em mais fugas

Fabio Cibele
Fabio Cibele
7 anos atrás

disse tudo, tudo ladrao, porque nao fazem pra carro também essa bosta, o filho do Eike Batista ta tranquilao lá…

Leo Loureiro
Leo Loureiro
7 anos atrás

Ué, não entendi… Se pra moto já é uma porcaria, o argumento é fazer pra carros também?
Não deveria existir pra nenhum, mas convenhamos… As motoescolas daqui não ensinam nem a passar marcha na moto.

Denis
Denis
7 anos atrás

Imagina o preço da habilitação para quem for tirar carteira A3, com certeza o custo da moto estará embutido no valor da habilitação. E analisando bem, vcs acham que os acidentes que temos aqui com motos de alta cilindrada é porque o cara não tem habilidade ou por imprudência?

GTR TELEFONIA
GTR TELEFONIA
7 anos atrás
Responder a  Denis

ah,certeza que vai ter que tirar a a1,a2 para só depois a3 NISSO AI VAI 5 MIL FÁCIL KKK

Rafael Neri
7 anos atrás

Na verdade eu acho prudente. Evita do cara aprender a pilotar uma titan e depois se matar na primeira curva com uma hornet.

Luís R
Luís R
7 anos atrás
Responder a  Rafael Neri

O problema não é o veículo e sim o indivíduo. Se for cabeça fraca uma Titan já é o suficiente pra se matar. Lei ridícula e nem sabem como será colocada em prática

Marvincam
Marvincam
7 anos atrás

Mais uma forma de arrecadação. Pilastras.

Rogerio Rocha
Rogerio Rocha
7 anos atrás

Eu tenho scoorter 160cc como faço tirar minha habilitação?

Leo Loureiro
Leo Loureiro
7 anos atrás
Responder a  Rogerio Rocha

Do mesmo jeito que se tivesse uma 1000cc