Nova Crosser 2019, a primeira moto de 150cc com ABS de série
Yamaha lança a nova Crosser 150 Z e Crosser 150 S 2019 como a primeira moto da categoria On/Off-Road até 160 cc do Brasil a vir equipada com freio ABS de fábrica. Por conta disso, seu preço ficou R$ 1 mil mais caro.
Yamaha lança a nova Crosser 150 Z e Crosser 150 S 2019 como a primeira moto da categoria On/Off-Road até 160 cc do Brasil a vir equipada com freio ABS de fábrica.
Sua principal concorrente, a Honda Bros 160 2019, acaba ficando um passo atrás ao optar pelo sistema CBS. Outra novidade da Crosser 2019 é que agora ela deixa para trás o freio a tambor na traseira e passa a equipar disco nas duas rodas (assim como sua concorrente já fazia).
A atualização na trail de entrada da marca dos diapasões teve seu custo. Por conta do novo sistema que evita o travamento da roda dianteira em frenagens bruscas as duas versões ficaram R$ 1 mil mais caras.
Nova Crosser ABS 2019
Como a própria Yamaha divulga, você pode escolher o estilo que mais combina com você. A versão “Z” garante visual mais off-road, através do para-lama alto de formas arrojadas, que confere um aspecto mais aventureiro, facilitando incursões ao fora de estrada.
Nessa versão os protetores da suspensão dianteira são de série, tanto a sanfona quanto o de plástico, e garantem proteção em dobro do garfo dianteiro para evitar danos causados por impactos de pedras, poeira e outros detritos.
Na versão 2019 ela está disponível em duas opções de cores, a “Competition Blue” (azul sólido) e “Black Eclipse” (Preto sólido). Diga adeus a controversa cor “Dakar Areia” (bege sólido), pois ela não estará entre as opções para 2019.
Já na versão “S”, com visual mais “on”, o para-lama é baixo, junto a roda. Ela é igualmente valente e capaz de encarar caminhos irregulares, inclusive no fora de estrada.
Outro diferencial destacado pela fabricante é o acabamento das tampas laterais do motor em preto fosco, que transmitem mais sofisticação.
As opções de cores da Crosser 150 “S” para 2019 são a “Sports White” (branco sólido), e “Black Eclipse” (Preto sólido).
Yamaha Crosser 150 ABS 2019 Especificações
No comunicado oficial a Yamaha destaca o motor da nova Crosser 150 2019. Ele é do tipo monocilíndrico arrefecido a ar, com exatas 149 cc e é capaz de gerar a potência máxima de 12,2 cv quando abastecido com gasolina, e 12,4CV com etanol.
Sua alimentação é feita pela segunda geração do sistema de injeção eletrônica de combustível BLUEFLEX, que permite o abastecimento com gasolina, etanol, ou mistura de ambos, trazendo melhor distribuição de torque e de potência em todas as faixas de rotação.
O motor da Crosser conta com o YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), sistema exclusivo presente em motocicletas Yamaha, que tem a função de potencializar a refrigeração do sistema, fazendo assim com que o desempenho e performance da motocicleta sejam otimizados.
Graças a união de elementos como a geometria do chassi, o baixo peso e a combinação do tamanho das rodas raiadas com 19” na dianteira e 17” na traseira, a Crosser 150 2019 é capaz de desviar dos obstáculos com grande rapidez, sempre de forma estável e equilibrada.
Esse comportamento faz dela uma motocicleta fácil de ser conduzida, tornando-a uma opção perfeita para motociclistas iniciantes e experientes, reforça a Yamaha.
Os pontos importantes a favor da praticidade, são o bagageiro com alças de apoio em alumínio, cuja capacidade de carga é de 7 kg, e o tanque de combustível com capacidade de 12 litros.
Nova Crosser 150 2019 Ciclística
Em seu comunicado oficial a Yamaha faz questão de reforçar o conforto do modelo. Seu assento, em dois níveis, é amplo e foi desenvolvido especialmente para proporcionar um ótimo apoio lombar.
O funcionamento suave também se deve às suspensões dianteira e traseira – do tipo Monocross com link –, capaz de filtrar com grande eficiência as imperfeições do piso.
Para se adaptar à altura do piloto, a Crosser traz outro diferencial, o guidão é ajustável, possibilitando explorar ainda mais sua versatilidade e aumentar a sensação de conforto.
O painel da Nova Crosser 2019, segundo a própria marca, é o mais completo da categoria. Ele é equipado com conta giros analógico e visor LCD digital, que mostra as funções de velocímetro, hodômetro parcial e total, marcador de combustível, fuel trip, relógio.
Possui também o exclusivo indicador ECO, que auxilia na pilotagem focada na economia de combustível. Sua iluminação, na cor branca, é eficiente e permite uma ótima leitura das informações.
Em ambas versões, a Crosser 2019 é equipada com lampejador de farol alto, o que proporciona ainda mais segurança ao piloto, como por exemplo no momento de ultrapassagem.
Nova Crosser 150 ABS 2019 Preço
Com o acréscimo por conta do freio ABS a Crosser 150 S 2019, com para-lama junto à roda, tem o preço sugerido de R$ 12.390,00, enquanto que a versão Z, mais aventureira, tem o preço sugerido de R$ 12.590,00.
Ela conta com garantia de 3 anos e a Yamaha oferece o serviço de Revisão Preço Fixo, que garante ao cliente quanto será gasto nas revisões periódicas.
Para a reposição de peças, a Crosser 150 2019 conta com a opção da linha Y-TEQ – pastilhas dos freios dianteiro e traseiro, e relação secundária – cujo custo é mais acessível, porém sem perder a qualidade Yamaha, informa a fabricante.
Yamaha Crosser 150 ABS 2019 Ficha Técnica
Motor | SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos |
Cilindrada | 149,3 |
Quantidade de Cilindros | 1 |
Potência Máxima | 12,2cv/7.500 rpm (Gasolina) – 12,4cv/7.500 rpm (Etanol) |
Torque Máximo | 1,3 kgf.m/6.000 rpm (Gasolina) – 1,3 kgf.m/6.000 rpm (Etanol) |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Sistema de Partida | Elétrica |
Peso a seco | 124 kg |
Câmbio | 5 velocidades |
Roda e Pneu Dianteira | Aro 19 METZELER TOURANCE 90/90-19 M/C (52P) |
Roda e Pneu Traseira | Aro 17 METZELER TOURANCE 110/90-17 M/C (60P) |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico |
Curso da Suspensão Dianteira | 180 mm |
Suspensão Traseira | Balança traseira tipo Monocross com link |
Curso da Suspensão Traseira | 160 mm |
Freio Dianteiro | Disco hidráulico de 245 mm com sistema anti bloqueio (ABS) |
Freio Traseiro | Disco hidráulico de 203 mm |
Altura do assento | 845 mm |
Comprimento total | 2050 mm |
Largura Total | 815 mm |
Altura Total | 1160 mm |
Altura mínima do solo | 235 mm |
Distância entre eixos | 1350 mm |
Tanque de Combustível | 12 L (3 L reserva) |
Já que vem com freios ABS na dianteira, deveria vir de uma vez por todas, na roda traseira também.
O que adianta botar ABS se as concessionárias vendem a mais de 15mil reais um moto 150?
Falta só a Fazer 150 dar uma reformulada pra acabar com a Honda,
Factor/Fazer-150 também já deveriam vir com freio disco traseiro.
Importante mudança o que já era bom, ficou melhor. Segurança em primeiro lugar. Seja responsável.