Início » Motos » Triumph » Nova Daytona 660 2024 é lançada pela Triumph

Nova Daytona 660 2024 é lançada pela Triumph

0

Triumph lança nova Daytona 660 usando mesma base da Trident 660 só que 14 cavalos mais potente! Veja tudo aqui!

Daytona660-02-Motor

Triumph lança nova Daytona 660 2024 usando a mesma plataforma da Trident e Tiger 660, porém, mais potente!

É isso mesmo, o lançamento esportivo que revive tradicional nomenclatura da fabricante inglesa foi anunciado oficialmente entregando 14 cavalos a mais de potência máxima que suas irmãs com o mesmo motor.

Como a Triumph conseguiu isso?

Daytona660-01

Nova Daytona 660

Depois de vender mais de 40.000 unidades de motos utilizando a plataforma 660 em apenas 3 anos, a Triumph aproveita um aquecimento no mercado de esportivas de médias cilindradas para lançar a novíssima Daytona 660.

Compressor de ar portátil para moto

Remetendo ao famoso nome Daytona que vem lá do passado glorioso dos anos 90, passando por 2006 quando tivemos a famosa Daytona 675, que era um modelo inspirado em competição, hoje chegamos a nova Daytona 660, uma esportiva de média cilindrada que foca tanto no lado da velocidade quanto no do conforto.

Para isso a fabricante inglesa trabalhou para elevar em 17% mais potência para o já conhecido motor de 3 cilindros da linha 660, além de evoluir em 9% o seu torque total.

Daytona660-02-Motor

O motor, tricilíndrico com 660cc, é capaz de gerar 95 cavalos de potência máxima a 11.250 rpm e tem 6,9 kgfm de torque aos 8.250 giros. Em comparação, Tiger Sport e Trident 660, que utilizam o mesmo motor, só conseguem alcançar os 81 cavalos e 6,4 kgfm de torque.

Os engenheiros informam que para conseguir tais ganhos o motor ganhou novos pistões, bielas, novo corpo de injeção e até novas válvulas, tudo isso junto a um novo sistema de escapamento que ficou mais compacto.

Parece até que a galera da Triumph já havia desenvolvido esse motor 660 pensando em um upgrade futuro né? Conseguiram extrair 14 cavalos a mais dele sem muito esforço!

Daytona660-03-ciclistica

Triumph Daytona 660 Ciclística

Agora falando no lado do conforto, vamos ver o que a fabricante inglesa pensou para esse modelo.

Pensando em mercado brasileiro, sua principal concorrente será a Honda CBR 650R, que mesmo sendo uma 4 cilindros tem potência parecida e, principalmente, estilo visual e ciclística muito semelhantes.

Por exemplo, a altura do assento de ambas é exatamente a mesma (810 mm), e podemos perceber que a posição do piloto também segue um conceito bem parecido, tendo leve esportividade, mas focado no conforto. São esportivas que também encaram uso no dia a dia.

Daytona660-04-assento

O assento do piloto se mostra um pouco estreito próximo do tanque e com boa largura e camada de espuma na parte de trás. Já o garupa parece ter o mínimo de espaço, como é comum em motos esportivas.

Aliás, podemos ver nas imagens que a Triumph parece oferecer uma tampa de assento de garupa como acessório, provavelmente, que transforma a nova Daytona 660 em uma esportiva monoposto, dando mais esportividade.

Daytona660-05-painel

Já falando em tecnologia, a nova moto esportiva da Triumph traz o básico como suas irmãs, tendo sua caixa de câmbio melhorada.

Tendo três modos de pilotagem que reforçam seu apelo de uma moto para o uso cotidiano, a Daytona 660 oferece ao piloto as opções Road, Rain e Sport em seus modos de condução, além de trazer sistema de freio ABS, controle de tração que pode ser configurado e já conhecido pequeno painel de instrumentos TFT a cores que possui conectividade.

Esse último item, o painel, já poderia ser um pouco mais moderno… Mas para completar o pacote tecnológico a novidade é a caixa de câmbio com 6 velocidades melhorada que vem com o Triumph Shift Assist, também mais conhecido como Quick Shifter da Triumph.

Daytona660-06-specs

Daytona 660 Especificações

Agora se profundando um pouco mais nas especificações da novidade ela traz suspensão dianteira invertida e bons freios.

Como tubos de 41mm de diâmetro e curso de 110mm, na dianteira a suspensão é invertida da Showa com tecnologia SFF-BP, ou seja, função separada para cada lado do garfo e pistão grande. Já na traseira o monoamortecedor também é da Showa e conta com 130mm de curso.

Nos freios ela vem equipada com disco duplo de 310mm de diâmetro na frente e disco de 220mm atrás, com ABS, e caso o piloto faça uma frenagem de emergência os piscas traseiros são acionados em forma de alerta para quem vem atrás.

Daytona660-07-pneus

Completando, ela traz rodas em alumínio de cinco raios com 17 polegadas na frente e atrás e estão calçadas com pneus Michelin Power.

O peso total da moto é de 201 quilos tendo um tanque com capacidade para 14 litros.

Daytona660-08

Triumph Daytona 660 Preço

Tendo seu estilo visual bem alinhado com suas duas irmãs de 660 cilindradas Tiger Sport e Trindent, a nova Daytona 660 tem preço sugerido de 8.595 Libras no mercado inglês.

Dito isso, e sendo 400 libras mais barata que a Tiger Sport por lá, podemos entender que no Brasil ela custaria menos que os R$ 56.990 pedidos pela Tiger Sport 660 por aqui. E isso também a deixaria bem próximo dos R$ 55.360 sugeridos pedidos pela Honda CBR 650R.

E aí, será uma boa opção para o mercado nacional? Ela e a CBR 650R terão praticamente o mesmo preço, tendo o agravante das motos da Honda acabarem custando bem mais que o preço sugerido nas lojas. Então qual seria sua escolha?

A nova Triumph Daytona chegará nas lojas da Europa a partir de abril desse ano.

Daytona660-09

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários