Nova Daytona 660 2024 é lançada pela Triumph
Triumph lança nova Daytona 660 usando mesma base da Trident 660 só que 14 cavalos mais potente! Veja tudo aqui!
Triumph lança nova Daytona 660 2024 usando a mesma plataforma da Trident e Tiger 660, porém, mais potente!
É isso mesmo, o lançamento esportivo que revive tradicional nomenclatura da fabricante inglesa foi anunciado oficialmente entregando 14 cavalos a mais de potência máxima que suas irmãs com o mesmo motor.
Como a Triumph conseguiu isso?
Nova Daytona 660
Depois de vender mais de 40.000 unidades de motos utilizando a plataforma 660 em apenas 3 anos, a Triumph aproveita um aquecimento no mercado de esportivas de médias cilindradas para lançar a novíssima Daytona 660.
Remetendo ao famoso nome Daytona que vem lá do passado glorioso dos anos 90, passando por 2006 quando tivemos a famosa Daytona 675, que era um modelo inspirado em competição, hoje chegamos a nova Daytona 660, uma esportiva de média cilindrada que foca tanto no lado da velocidade quanto no do conforto.
Para isso a fabricante inglesa trabalhou para elevar em 17% mais potência para o já conhecido motor de 3 cilindros da linha 660, além de evoluir em 9% o seu torque total.
O motor, tricilíndrico com 660cc, é capaz de gerar 95 cavalos de potência máxima a 11.250 rpm e tem 6,9 kgfm de torque aos 8.250 giros. Em comparação, Tiger Sport e Trident 660, que utilizam o mesmo motor, só conseguem alcançar os 81 cavalos e 6,4 kgfm de torque.
Os engenheiros informam que para conseguir tais ganhos o motor ganhou novos pistões, bielas, novo corpo de injeção e até novas válvulas, tudo isso junto a um novo sistema de escapamento que ficou mais compacto.
Parece até que a galera da Triumph já havia desenvolvido esse motor 660 pensando em um upgrade futuro né? Conseguiram extrair 14 cavalos a mais dele sem muito esforço!
Triumph Daytona 660 Ciclística
Agora falando no lado do conforto, vamos ver o que a fabricante inglesa pensou para esse modelo.
Pensando em mercado brasileiro, sua principal concorrente será a Honda CBR 650R, que mesmo sendo uma 4 cilindros tem potência parecida e, principalmente, estilo visual e ciclística muito semelhantes.
Por exemplo, a altura do assento de ambas é exatamente a mesma (810 mm), e podemos perceber que a posição do piloto também segue um conceito bem parecido, tendo leve esportividade, mas focado no conforto. São esportivas que também encaram uso no dia a dia.
O assento do piloto se mostra um pouco estreito próximo do tanque e com boa largura e camada de espuma na parte de trás. Já o garupa parece ter o mínimo de espaço, como é comum em motos esportivas.
Aliás, podemos ver nas imagens que a Triumph parece oferecer uma tampa de assento de garupa como acessório, provavelmente, que transforma a nova Daytona 660 em uma esportiva monoposto, dando mais esportividade.
Já falando em tecnologia, a nova moto esportiva da Triumph traz o básico como suas irmãs, tendo sua caixa de câmbio melhorada.
Tendo três modos de pilotagem que reforçam seu apelo de uma moto para o uso cotidiano, a Daytona 660 oferece ao piloto as opções Road, Rain e Sport em seus modos de condução, além de trazer sistema de freio ABS, controle de tração que pode ser configurado e já conhecido pequeno painel de instrumentos TFT a cores que possui conectividade.
Esse último item, o painel, já poderia ser um pouco mais moderno… Mas para completar o pacote tecnológico a novidade é a caixa de câmbio com 6 velocidades melhorada que vem com o Triumph Shift Assist, também mais conhecido como Quick Shifter da Triumph.
Daytona 660 Especificações
Agora se profundando um pouco mais nas especificações da novidade ela traz suspensão dianteira invertida e bons freios.
Como tubos de 41mm de diâmetro e curso de 110mm, na dianteira a suspensão é invertida da Showa com tecnologia SFF-BP, ou seja, função separada para cada lado do garfo e pistão grande. Já na traseira o monoamortecedor também é da Showa e conta com 130mm de curso.
Nos freios ela vem equipada com disco duplo de 310mm de diâmetro na frente e disco de 220mm atrás, com ABS, e caso o piloto faça uma frenagem de emergência os piscas traseiros são acionados em forma de alerta para quem vem atrás.
Completando, ela traz rodas em alumínio de cinco raios com 17 polegadas na frente e atrás e estão calçadas com pneus Michelin Power.
O peso total da moto é de 201 quilos tendo um tanque com capacidade para 14 litros.
Triumph Daytona 660 Preço
Tendo seu estilo visual bem alinhado com suas duas irmãs de 660 cilindradas Tiger Sport e Trindent, a nova Daytona 660 tem preço sugerido de 8.595 Libras no mercado inglês.
Dito isso, e sendo 400 libras mais barata que a Tiger Sport por lá, podemos entender que no Brasil ela custaria menos que os R$ 56.990 pedidos pela Tiger Sport 660 por aqui. E isso também a deixaria bem próximo dos R$ 55.360 sugeridos pedidos pela Honda CBR 650R.
E aí, será uma boa opção para o mercado nacional? Ela e a CBR 650R terão praticamente o mesmo preço, tendo o agravante das motos da Honda acabarem custando bem mais que o preço sugerido nas lojas. Então qual seria sua escolha?
A nova Triumph Daytona chegará nas lojas da Europa a partir de abril desse ano.