Nova Honda NT 1100 pode ter embreagem automática
A Honda NT 1100 pode ser o próximo modelo a ganhar o E-Clutch.
Esse sistema trata-se de uma embreagem assistida.
Confira tudo sobre a novidade.
Nova Honda NT 1100 pode ganhar E-Clutch
Segundo a imprensa japonesa, a Honda deve equipar a touring NT 1100 com o sistema E-Clutch. A novidade é uma embreagem assistida, que é diferente de outros sistemas já adotados em motonetas e scooters da marca, como a Biz ou a PCX.
O E-Clutch preserva a embreagem convencional – inclusive mantendo a alavanca para operação manual. Entretanto, a novidade disponibiliza a opção de simplesmente deixar a operação da embreagem e a mudança de marchas a cargo do sistema eletrônico.
Conforme rumores, a sport-turismo que possui o mesmo motor da Africa Twin, a NT1100, será equipada com o E-Clutch para o próximo ano. Atualmente, o modelo já está disponível com versão DCT (Double Clutch Transmission) na Europa.
Entretanto, ainda não se sabe se a versão DCT dará lugar à E-Clutch, sendo uma tecnologia mais moderna, sofisticada e mais recente. Por fim, espera-se que a Honda NT 1100 com E-Clutch seja apresentada ao mundo no próximo Salão de Milão 2024, em novembro.
CB 650R e CBR 650R com E-Clutch
Como descrito, o E-Clutch trata-se de uma tecnologia totalmente nova e exclusiva da Honda. Em resumo, a novidade significa que não se necessita mais de utilizar a manete da embreagem para arrancar, parar ou passar para mudanças superiores ou inferiores.
O controle é suave e instantâneo – melhor do que o nível profissional. E caso necessário se utilizar a embreagem manualmente em qualquer altura, com o sistema é possível fazê-lo. A escolha é do condutor.
Na Europa, as novas CB 650R e CBR 650R são as primeiras motos a serem lançadas com a tecnologia Honda E-Clutch como opcional. Para o Brasil ainda não há previsão de chegada da novidade tecnologia ao mercado nacional.