Nova Honda Sahara 300 2024, todos os detalhes e versões
A Honda lançou oficialmente a nova Sahara 300.
O modelo teve todos os seus detalhes apresentados.
Confira tudo sobre a moto e suas versões.
Nova Honda Sahara 300 2024
A nova Honda Sahara 300 foi apresentada e teve seus detalhes apresentados pela marca. A novíssima trail chega exibindo tecnologias inéditas e um conjunto novo. O primeiro destaque é novo visual, que não possui o para-lama em forma de bico da antiga XRE 300. Agora as carenagens são ao estilo de modelos como a CB 500X e Africa Twin.
Esse lançamento aventureiro também chega movido por um motor monocilíndrico de 293,5 cm³. Trata-se do mesmo propulsor que equipa a nova CB 300F Twister. Entretanto, a usina recebeu ajustes da Honda, como caixa de ar maior e escape reconfigurado. Desta forma, a nova moto trail chegou com mais potência e torque que o modelo naked.
Em resumo, a nova Honda Sahara 300 tem potência máxima de 25,2 cv e 2,74 kgf.m movida com etanol. Enquanto isso, o motor flex entrega 24,7 cv e 2,70 kgf.m abastecido com gasolina. Contudo, assim como a CB 300, a Sahara tem câmbio de seis velocidades e a embreagem deslizante e assistida.
A nova trail da Honda também conta com novo painel blackout multifuncional. Além disso, a motocicleta ganhou tomada USB como item de série. Outra novidade para a motocicleta é o Sistema de alerta de frenagem emergencial. Em resumo, esse sistema aciona os piscas da moto em frenagens de emergência.
Conjunto Honda 300 Sahara
A nova Honda Sahara 300 tem o seu quadro e a balança derivados da trilheira CRF 250. Na traseira, a suspensão é do tipo monoamortecida, como era na XRE 300. Porém, agora com sete níveis de ajuste na pré-carga. Enquanto isso, na dianteira a moto manteve o garfo telescópico, mas com molas e válvulas totalmente revisadas.
As rodas da Sahara 300 tem 21 polegadas na dianteira e aro 18 na traseira, calçando pneus Metzeler Karoo Street sem câmara. Na frente, o composto tem medidas de 90/90 e atrás 120/80. Os freios da nova trail também foram modificados, em comparação com a XRE 300.
O modelo Sahara 300 tem novos discos de 256 mm na dianteira e 220 mm na traseira, com sistema ABS nas duas rodas. Por fim, junto do novo design, a moto tem um tanque com novíssimo formato, contudo, mantendo a capacidade 13,8 litros de combustível da antecessora XRE 300.
Honda Sahara 300 versões e preço
A nova Honda Sahara 300 chega ao mercado brasileiro em três versões: Standard, Rally e Adventure. O modelo de entrada chega na cor cinza, já o modelo Rally em vermelho. Enquanto isso, a topo de linha Adventure chega na cor dourada, com proteções de motor e carenagens laterais e novo para-brisa.
Segundo a Honda, a nova trail começa a chegar aos concessionários da marca a partir de janeiro. Entretanto, o preço das versões ainda não foi divulgado e deve ser apresentado em breve.
Honda Sahara 300 ficha técnica:
Motor: monocilíndrico, OHC, arrefecimento a ar – 293,55 cm³
Potência: 24,8 cv a 7.500 rpm (gasolina) / 25,2 cv a 7.500 rpm (etanol)
Torque: 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (gasolina) / 2,74 kgf.m a 5.750 rpm (etanol)
Câmbio: 6 marchas
Embreagem: multidisco em banho de óleo, assistida e deslizante
Transmissão final: corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Partida: Elétrica
Quadro: Berço semiduplo em aço
Suspensão dianteira: Garfos telescópicos convencionais com 245 mm de curso
Suspensão traseira: Balança de alumínio com monoamortecedor fixado por links com 225 mm de curso
Freio dianteiro Disco simples de 256 mm de diâmetro (ABS)
Freio traseiro: Disco simples de 220 mm de diâmetro (ABS)
Pneus Metzeler: Karoo Street – 90/90-21 (D)/ 120/80-18 (T)
Comprimento: 2.193 mm
Largura: 829 mm
Altura: 1.270 mm
Entre-eixos: 1.425 mm
Distância do solo: 269 mm
Altura do assento: 859 mm
Peso a seco 147 kg/ 149 kg Adventure
Tanque de combustível: 13,8 litros